VOYAGER 03 [↑] Imagens V-03 
CRIATIVIDADE E CULTURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA

A Voyager 03 é uma instalação/exposição sobre criatividade portuguesa.
É um projecto de design. É uma operação de comunicação.

O primeiro conteúdo da Voyager 03 é o seu próprio conceito e desenho. Ou seja, o pensamento que a estrutura enquanto operação e a forma como ela passa a três dimensões. Por isso pode dizer-se que a primeira peça de design que a Voyager 03 apresenta é ela própria. Ela própria, enquanto futuro objecto contentor de outras peças.

Os conteúdos que a Voyager 03 transporta são o resultado de convites directos a mais de 40 criadores portugueses. Representam um trabalho colaborativo intenso e profundo entre desafiado e desafiadores. Foi desenhada para ser auto-transportável, percorrendo as estradas europeias, para estacionar e expandir-se no espaço público de cada cidade onde se apresenta.

A construção compacta e o espaço mínimo geraram soluções expositivas que se fundem com situações criadas por artistas e designers. A banda sonora global distribui-se por interior e exterior, sublinhando os usos inesperados e os cruzamentos multidisciplinares dos conteúdos.
A Voyager 03 introduz a cidade de Lisboa nos circuitos internacionais da criatividade e contribui para uma renovação efectiva da imagem da cultura portuguesa recente.



V-03 CONTENTS

SILO CONCEPTS 
Na área de arquitectura lançou-se um call for concepts para um tema quente na agenda política e urbana de Lisboa: silos automóveis para o centro histórico.
As elaborações conceptuais e as maquetes resultantes propõem aos visitantes ideias inovadoras para a combinação de usos quotidianos da cidade.

A.S*, CVDB Arquitectos, E-Studio, Emit Flesti, Global - João Gomes da Silva, Luís Pereira Miguel, Nuno Mateus Guerreiro, Patrícia Chorão Ramalho + João Miranda, S'A Arquitectos


PHOTO-BOXES
Cinco ensaios fotográficos são apresentados em caixas de luz - arquivadores verticais, acessíveis ao visitante a partir do exterior da Voyager. As diferentes respostas proporcionam leituras inesperadas e irónicas sobre a ideia de consumo, associada ao glamour ou à abstracção da imagem fotográfica contemporânea.

Cátia Serrão, Daniel Malhão, Heitor Alvelos, Luís de Barros, Maria Bleck Soares


VÍDEO
O convite para a produção de uma peça visual e sonora sobre Lisboa, resultou numa instalação vídeo especialmente concebida para o espaço encerrado da Voyager. Da colaboração entre realizador e músico emerge um carácter impressionista e sensorial que sugere uma janela para uma cidade diferente.

Rui Gato, Sandro Aguilar


ARTE, ESCULTURA, INSTALAÇÃO
Um objecto parasita acopulado ao exterior do veículo do projecto Voyager; duas peças complementares que a partir de uma vitrine interior e uma exterior criam entre si uma relação conceptual; um vídeo que é exibido em monitores LCD são respostas ao desafio lançado a três artistas para reflectir sobre consumo e noções de escala.

Baltazar Torres, Joana Vasconcelos, Nuno Gonçalves Ferreira, Rui Toscano


MÚSICA & SOUND DESIGN 
A instalação sonora exterior da Voyager constitui um halo acústico em redor do veículo. Os elementos misturados de forma orgânica e semi-aleatória por Rafael Toral incluem registos transformados de sons captados junto ao rio Tejo e fragmentos de todas as intervenções sonoras encomendadas para a Voyager 03.

Rafael Toral, Ricardo Jacinto, Sam the Kid


INSTALAÇÃO MULTIMÉDIA
This is music, as it was expected foi composto por Tozé Ferreira em 1987 e é uma das mais relevantes peças de música electrónica produzidas em Portugal. A sua remistura serviu de base à elaboração de um espaço/cabine individual que potencia o "consumo" dessa peça numa experiência física e multisensorial.

Tozé Ferreira, Houselab, Sara Pinto Soares


WEARABLE DESIGN
A proposta de equipamento para a Voyager 03 implica a utilização do design não como consumismo, não como moda, não como efémero, mas como a necessidade da durabilidade da camufulagem. Vestuário unisexo em cores primárias cria interacção com espaços interiores e exteriores.

Alexandra Moura


POSTAIS
O que vê um designer gráfico quando olha para o tema da Bienal, Para Além do Consumo? Um grupo de jovens designers gráficos convidados pela ExperimentaDesign respondeu a estas interrogações, produzindo um portfolio engenhoso e imaginativo que a Voyager 03 oferece aos seus visitantes.

Benedita Feijó, Cesária Martins, Nuno Luz, Tiago Machado, João Vasconcelos


DESIGN DE PRODUTO
Duas marcas portuguesas são as convidadas especiais da Voyager 03. Na sequência da ligação estratégica entre a Vista Alegre/Atlantis e a Experimenta na Voyager 01, são apresentados os últimos projectos internacionais de design industrial deste grupo.
A Designwise edita objectos e produtos originais criados por designers portugueses.

Alfredo Häberli, Fernando Brízio, Hugo Leão, Miguel Vieira Baptista, Naulila Luís, Nick Holland, Samuel Abcassis, Sebastian Bergne, Tiago da Fonseca, Vasco Ferraz



V-03 ROADMAP


 
 
BARCELONA    03 a 12 de Julho
Plaza dels Àngels [FAD e MACBA]

  Visitantes: 10 600 

 
 
PARIS   17 a 27 de Julho
Av. du President Wilson [Museu de Arte Moderna] 

  Visitantes: 7 400

 
 
MADRID   10 a 14 de Setembro
Plaza Santa Isabel [Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia] 

   

 
 
LISBOA   17 de Setembro a 02 de Novembro
10:30 - 20:30
Praça do Comércio [Ministério das Finanças] 
   



OFFICIAL STATMENTS

Pedro Roseta
Ministro da Cultura

O êxito alcançado pela Voyager-01, quer em Lisboa, quer noutras cidades europeias, mostrou o carácter inovador e de forte estímulo à criação que singularizou as duas primeiras edições da ExperimentaDesign.
Por certo, igual ou maior sucesso conhecerá a Voyager-03, operação que reúne projectos concebidos para ela "ex novo" por muitos criadores portugueses. Estimulando a criatividade e a interdisciplinaridade das artes, situa-se na ponta mais avançada da criação contemporânea em Portugal.
É reconhecido que os criadores portugueses nos domínios das várias artes têm dado um contributo da maior importância para a projecção da comunidade nacional no Mundo de hoje, em interacção com as culturas dos outros povos.
Focalizando-se no design como instrumento e processo de criação, a Voyager-03 sublinha a sua característica eminentemente cultural. Por isso contribui para a afirmação dos valores culturais, que vão da procura de novas formas até ao contributo para o desenvolvimento integral de cada pessoa - que só é atingível pela compreensão das mensagens que a criação incorpora nos objectos, contribuindo para o enriquecimento individual, designadamente através do alargamento da capacidade de avaliação, de reflexão e de conhecimento crítico que proporciona.


Pedro Santana Lopes
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Lisboa é uma plataforma natural de encontro de estéticas e usos. Ventos e rotas fizeram-na encruzilhada de mundos diferentes. Obrigaram-na à liberdade do olhar e da criatividade. Habituaram-na à mestiçagem cultural. Sem esforço.
Em 2003, a itinerancia da "Voyager" contribui para a projecção de Lisboa nos circuitos internacionais da criatividade. Renova a imagem de uma cidade atenta ao desenho do útil, sensível ao movimento das ideias e das formas como instrumentos que se excedem.
A Experimenta Design 2003 - Bienal de Lisboa levanta questões "em torno de quem usa, consome e experimenta". Vê o design como desígnio. Serviço. Inteligência útil. Muito útil.
A Câmara Municipal de Lisboa orgulha-se de participar na Voyager - Portuguese Design Road Show. Faz uma aposta estratégica que reconhece o papel da comunicação ao serviço da cultura.



//Conceito, Direcção Artística e Comissariado: Guta Moura Guedes, Pedro Gadanho e João Paulo Feliciano
//Design: Miguel Vieira Baptista //Assistente de Design: Henrique Ralheta
//Assistente de projecto e construção: Carla Cardoso [EXD] //Consultor Técnico: José Rui Marcelino
//Consultor audio: João Moura //Design de Comunicação: RMAC [Ricardo Mealha e Ana Cunha]
//Produção: Patrícia Rolo Duarte [EXD] //Assistente: Rute Arnóbio,Sara Nobre e Tiago Fonseca [EXD]
//Construção trailer, contentor: Jopal //Construção interiores: Cenycet
//Patrocinadores Oficiais: Galp Energia, Vista Alegre - Atlantis
//Parceria Estratégica: Câmara Municipal de Lisboa, Associação de Turismo de Lisboa //Apoio: Audiolog