A ExperimentaDesign - Bienal de Lisboa é um evento cultural internacional dedicado à criatividade e à cultura de projecto. A Bienal tem como ponto de partida o design: não o design industrial, o design gráfico nem qualquer das suas múltiplas vertentes enquanto actividade criativa e produção cultural. O design enquanto disciplina operativa e metodologia de trabalho que, equacionando vertentes tão distintas quanto a economia, a estética, a tecnologia, a sociologia e o desenvolvimento sustentável – se encarrega de produzir as mais adequadas respostas às necessidades da sociedade contemporânea.
Desde a sua primeira edição em 1999, a ExperimentaDesign tem vindo a edificar em Lisboa uma plataforma internacional dinâmica, orientada para a reflexão e para a experimentação, empenhada em promover a sensibilização para importância do design e da produção cultural contemporânea. Concebida e produzida pela Associação Experimenta e sediada em Lisboa, a EXD vive de uma rede de parcerias nacionais e internacionais com instituições e agentes com quem partilha pontos de vista e atitudes e que acreditam nos benefícios da colaboração.
A EXD actua como um catalizador de estímulos entre criadores, designers, praticantes, académicos e todos aqueles que vêem na cultura e no design factores indispensáveis para o desenvolvimento, quer a nível nacional quer global.

Em 2005, a ExperimentaDesign vai invadir Lisboa com um programa multidisciplinar de eventos que durante 45 dias promete atrair milhares de visitantes a diversos pontos por toda a cidade.

A EXD05 - Bienal de Lisboa contará ainda com um programa de visitas guiadas às exposições, organizado pelo Serviço Educativo da Bienal e de um centro de informação permanente, que disponibilizará materiais específicos e informações sobre todos os eventos e seus principais intervenientes.