Retrospectiva de Thom Andersen
Filmes de Bruce Conner
Retrospectiva de Morgan Fisher
Reverência – Os filmes de Owen Land


Comissário: Ricardo Matos Cabo

A quarta edição do programa de cinema da ExperimentaDesign2005 – Bienal de Lisboa, responde ao tema geral do evento, "O Meio é a Matéria", com a apresentação das obras distintas de quatro autores que, com aproximações e estratégias diversas, desenvolveram uma perspectiva crítica em relação aos modos de produção e representação cinematográfica.

Os trabalhos dos cineastas Morgan Fisher, Thom Andersen, Owen Land e Bruce Conner submetem o cinema e a sua História a um escrutínio e análise que permitem perceber não só os mecanismos da sua produção e compreensão, como também questionar o nosso entendimento do cinema como 'medium'.




Culturgest
Edifício Sede da CGD
Rua Arco do Cego
1000-300 Lisboa

T +351 217 905 155
E culturgest@cgd.pt
W http://www.culturgest.pt

Autocarros
1, 21, 27, 32, 36, 38, 44, 45, 47, 49, 56, 83, 90, 91, 108
Metro
Campo Pequeno

Bilhetes à venda na Culturgest
Preço único: 2 €
24 de Setembro

18h30
   Programa Bruce Conner
Ten Second Film, 1975, som, 10’’
Mongoloid, 1978, som, 3’50’’ [música: Devo]
America is Waiting, 1982, som, 3’50’’ [música: Brian Eno e David Byrne]
A Movie, 1958, som, 12’
Take the 5:10 to Dreamland, 1977, som, 5’50’’
Report, 1963-67, som, 13’
Valse Triste, 1979, som, 5’
Crossroads, 1976, som, 36’[música: Terry Riley e Patrick Gleeson]

21h30
   Programa Morgan Fisher I
--- ------- de Thom Andersen e Malcolm Brodwick, 1966, som, 11’
Standard Gauge, 1984, v.o. inglesa, 34’
( ), 2003, sil, 21’

25 de Setembro

17h00
   Programa Thom Andersen I
Los Angeles Plays Itself, 2003, v.o. inglesa, legendado em português, 169’

26 de Setembro

18h30
   Programa Morgan Fisher II
The Director and His Actor Look at Footage Showing Preparations for an Unmade Film, 1967, som, 15’
Documentary Footage, 1968, v.o. inglesa, 11’
Production Stills, 1970, som, 11’
Picture and Sound Rushes, 1973, som, 11’
The Wilkinson Household Fire Alarm, 1973, som, 1’30
Cue Rolls, 1974, 5’30’’
Projection Instructions, 1974, som, 4’
Phi Phenomenon, 1968, sil., 11’

21h30
   Programa Thom Andersen II
Red Hollywood de Thom Andersen e Nöel Burch, 1995, v.o. inglesa, 90’

27 de Setembro

18h30
   Programa Thom Andersen III
Melting, 1964-65, som, 6’
Olivia’s Place, 1966, som, 6’
Eadweard Muybridge – Zoopraxographer, 1975, v.o. inglesa, 60’

21h30
   Reverência – Os filmes de Owen Land (anteriormente conhecido como George Landow) – Parte I e II*
Remedial Reading Comprehension, 1970, v.o. inglesa, 5’
Fleming Faloon, 1963, som, 5’
Film in Which There Appear Edge Lettering, Sprocket Holes, Dirt Particles, Etc, 1965-66, sil. 4’
What’s Wrong With This Picture 1, 1971, v.o. inglesa, 5’
What’s Wrong With This Picture 2, 1972, v.o. inglesa, 7’
Institutional Quality, 1969, v.o. inglesa, 5’
On the Marriage Broker Joke Cited By Sigmund Freud in Wit and Its Relation to the Unconscious or Can The Avant-Garde Be Wholed, 1977-79, v.o. inglesa, 18’
[Intervalo]
The Film that Rises to the Surface of Clarified Butter, 1968, som, 9’
Diploteratology, 1967-78, sil., 7’
No Sir, Orison!, 1975, v.o. inglesa, 3’
Wide Anglo Saxon, 1975, v.o. inglesa, 22’
Thank You Jesus for the Eternal Present, 1973, v.o.inglesa, 6’
A Film of Their 1973 Spring Tour Comissioned by Christian World Liberation Front of Berkeley, California, 1974, v.o. inglesa, 12’
New Improvised Institutional Quality: In the Environment of Liquids and Nasals a Parasitic Vowel Sometimes Develops, 1976, som, v.o. inglesa, 10’

+ Info: Programa detalhado [PDF]

*
Este programa, comissariado por Mark Webber, é um projecto LUX, produzido em associação com o Österreichisches Filmmuseum, Viena e apoiado pelo Arts Council England. Os filmes de Owen Land foram preservados pelo Österreichisches Filmmuseum, Viena, em co-operação com os Anthology Film Archives, Nova Iorque, a Haghefilm de Amsterdão e a Listo-Film, Viena.