Concursos
 
Concurso ASUS/EXD'09
 
Para a edição deste concurso, foram analisadas 19 propostas nacionais tendo o júri eleito como vencedor a proposta de César Vaz Ribeiro. Parabéns pela ilustração que enfatiza de forma humorística a principal característica do EEE Top PC Touch screen.

A todos os participantes deste concurso, agradecemos a vossa participação.
download —
Regulamento NEW
Imagens NEW




 
Ponte ciclável
 
No dia 4 de Outubro, o Júri do Concurso, composto por: arquitecta Amanda Levete (Presidente do Júri); Jorge Bonito (em representação da Ordem dos Arquitectos); Professor Fernando Branco (em representação da Ordem dos Engenheiros); Engenheiro Paulo Costa (Galp Energia); Guta Moura Guedes (Directora da EXD’09); Maria João Jesus, (arquitecta nomeada pela Câmara Municipal de Lisboa); Arquitecto João Luís Carrilho da Graça; Engenheiro Tiago Abecasis, avaliou as 62 candidaturas de 14 países (Bangladesh, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, China, Israel, Itália, Jordânia, Reino Unido, Tunísia, Índia e Portugal) apresentadas no Concurso e determinou o vencedor e a shortlist.

Estiveram presentes o Vereador dos Espaços Verdes José Sá Fernandes da Câmara Municipal de Lisboa, a Directora da EXD’09 Guta Moura Guedes e, em representação da Fundação Galp Energia, Manuel Andrade.

Os trabalhos vencedores estarão expostos na Sala Fundação Galp Energia do Lounging Space até dia 8 de Novembro. O desenho da exposição foi concebido pelo atelier mob.



VENCEDOR + SHORTLIST DO JÚRI

1º prémio Telmo Cruz + Maximina Almeida + António Adão da Fonseca (PT)
2º prémio Moxon Architects Limited (GB)
3º prémio Impromptu Arquitectos + Selahattin Tuysuz Architecture (PT)
Menção Honrosa Studio Kawamura Ganjavian (ES)
Menção Honrosa Atelier do Cardoso (PT/ES)
Menção Especial Tiago Barros + Jorge Pereira (PT)



CONCURSO + CALENDÁRIO

No âmbito da edição de 2009 e do tema “It’s About Time”, a EXD e a Fundação Galp Energia convidam os ateliers e profissionais de arquitectura, assim como os gabinetes e profissionais de engenharia a projectar um novo equipamento para a capital portuguesa.

A nova ponte tem por objectivo facilitar a travessia da 2ª Circular por bicicletas e peões, promovendo a utilização destas formas de locomoção e constituindo um legado para Lisboa e seus habitantes.

O concurso está aberto a todos os ateliers de arquitectura, gabinetes de engenharia, bem como a arquitectos e engenheiros portugueses e estrangeiros. Ao autor do projecto vencedor será atribuído um prémio de €10,000, e como a possiblidade de adjudicação do projecto de execução (prevista para 2010). Serão ainda atribuídos prémios monetários ao segundo e terceiro classificados e duas menções honrosas. O projecto vencedor e a shortlist do júri serão expostos no Lounging Space durante a EXD’09, de 4 de Outubro (anúncio do vencedor) a 8 de Novembro.


27 Julho Lançamento oficial do concurso
02 Outubro Fim do prazo para Perguntas & Respostas
02 Outubro Fim do prazo de candidaturas
04 Outubro Anúncio dos vencedores
04 Out – 08 Nov Exposição dos trabalhos seleccionados e da shortlist do Júri



CONFERÊNCIA EXD09/GALP | 03.10.09 | 17:00-19:00
TEATRO CAMÕES

17:00 Amanda Levete (GB) arquitectura
18:00 António Adão da Fonseca (PT) engenharia

Nas suas conferências, Amanda Levete e António Adão da Fonseca vão explorar a temática das pontes cicláveis e pedonais nas cidades e seus impactos ao nível urbanístico, ambiental e social e as relações entre arquitectura, design e engenharia.

A realizar no Teatro Camões, esta conferência de entrada livre promete um olhar articulador e transversal sobre o papel da arquitectura no estímulo à mobilidade e práticas urbanas amigas do ambiente.
download —
Lista de Vencedores NEW
Perguntas & Respostas
Aditamento ao Regulamento
Regulamento
Plantas
Levantamento Topográfico
Fotos & Vídeo


links relacionados —
www.cm-lisboa.pt
www.galpenergia.com


coordenadas gps —
+38° 45' 27.56", -9° 10' 35.03"


nota —
Todos os elementos escritos presentes na proposta devem estar em Inglês.


contactos —
ExperimentaDesign 2009 Lisboa
Rua Cidade de Lobito, Atelier 3
1800-088 Lisboa
Portugal

+351 210 993 045 T
+351 210 963 866 F
info@experimentadesign.pt




 
20 seconds
 
A ExperimentaDesign convidou criativos de todo o mundo a participar no seu primeiro concurso de vídeo.

Para a edição deste ano, a EXD procurou trabalhos irreverentes e olhares singulares que fossem simultaneamente inspirados e desafiantes. Originais inéditos, os vídeos candidatos deveriam reflectir o espírito da Bienal e transmitir uma visão particular do tema It's About Time.

O júri da EXD decidiu não atribuir o prémio a um vencedor por considerar que os objectivos não foram atingidos. Assim, foram atribuídas 5 menções honrosas que serão premiadas com Livres Trânsitos:

Silverstream Fernando Mamede Gomes / João Filipe Rocha Ferreira
Screen Clock Pedro Ferreira Moreira
It’s About Time Emanuel Lopes
From Inner to Outer Jorge Reis
Untitled/ Ruy Otero / E Viveram Felizes para Sempre

A EXD’09 agradece a todos os participantes deste concurso.
links relacionados —
20" at vimeo


download —
Regulamento
Elementos gráficos