Pace of Design
O ritmo e o tempo do design
 
 
O tempo é uma construção subjectiva. Noções de passagem ou falta de tempo, rapidez ou lentidão são percepcionadas a partir de experiências pessoais, que variam entre indivíduos, países e continentes. Partindo deste argumento, Pace of Design propõe olhar de perto o ritmo de trabalho quotidiano de vários designers e ateliers de todo o mundo, de modo a compreender a sua metodologia e, por consequência, o impacto do tempo e da velocidade no percurso projectual, desde a criação à produção.

Pace of Design é uma exposição sobre processo, no sentido em que este pressupõe um dado intervalo de duração e constitui ele mesmo uma representação do tempo. Não se trata de comparar apenas diferentes velocidades de trabalho, como também ritmos de produção. A cultura no seio da qual um designer vive e trabalha (e foi educado) influencia a sua prática criativa. Nesta óptica, podemos mesmo deparar-nos com noções objectivas de tempo e velocidade características de uma determinada área geográfica e partilhadas pelos seus habitantes. Apesar da globalização ser hoje um dado adquirido e uma constante nas nossas vidas – incluindo no design – esta exposição conduz-nos na direcção oposta, examinando diversidade sempre surpreendente que lhe subjaz.

Semelhante a um trabalho de campo etnológico, Pace of Design observa e regista o ciclo de produção de cada designer, as etapas de desenvolvimento dos produtos e a forma como se relacionam com o contexto laboral local - pequenos fabricantes, técnicas e artesãos tradicionais e circuitos de distribuição informais. Com o desenrolar do trabalho dos designers ao longo de um determinado período, a exposição mostra como os diferentes empregos do tempo representam substratos culturais distintos, bem como narrativas socialmente construídas de apropriação, gestão e valorização do tempo.


PHOTO: PACE OF DESIGN

PHOTO: PACE OF DESIGN

PHOTO: PACE OF DESIGN

PHOTO: PACE OF DESIGN
13.09.09 - 08.11.09
11:00-20:00

Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres / Museus da Politécnica
Rua da Escola Politécnica, 60
1250-102 Lisboa

Metro: Baixa-Chiado, Rato
Autocarro: 758, 773


exposição —
Curador: Tulga Beyerle (AT)
Design Gráfico/Exposição: Lichtwitz (AT)
Fotografia: Eva Engelbert (AT)


participantes —
Estúdio Campana (BR)
CKS (IN)
Haldane Martin TM (ZA)
Iwasaki Design Studio (JP)
KGID - Konstantin Grcic Industrial Design (DE)
Lunar Design (US)
Michael Young (GB/HK)