Jardim de Santos
Um jardim para o século XXI
 
 
Respondendo ao repto “It’s About Time”, em 2009 a ExperimentaDesign vai coordenar o projecto de reabilitação urbana do Jardim de Santos, a convite da Câmara Municipal de Lisboa. Actualmente esquecido e subaproveitado, o Jardim será alvo de uma intervenção que utilizará o design enquanto disciplina operativa de actualização e desenvolvimento estratégico. O projecto visa abrir caminho a novas dinâmicas de utilização e vivência através da criação de um espaço cosmopolita que conjuga zonas verdes, arquitectura e design. Os habitantes e frequentadores da zona beneficiarão de uma área de lazer adequada a diferentes tipos de públicos – incluindo crianças, idosos e população adulta activa – numa perspectiva socialmente consciente e integradora. Pretende-se concretizar o potencial do Jardim enquanto pólo dinamizador da zona envolvente, promovendo a mobilidade e ligação ao rio bem como estreitando laços entre comunidade e agentes locais, quer ao nível do comércio e serviços, quer de instituições culturais.

O plano da intervenção prevê o redesenho do Jardim associado à concepção de novo mobiliário urbano, elementos lúdicos, sinalética e um quiosque de restauração com uma componente de divulgação cultural. Serão ainda contempladas soluções na área do design de som e iluminação que potenciem a funcionalidade do espaço.

A reabilitação do Jardim de Santos representa mais um passo em frente na construção de um legado duradouro para a cidade e habitantes de Lisboa. A valorização e optimização do património, a criação de percursos alternativos de visita por via da acção cultural e a defesa de uma crescente qualidade de vida urbana são as linhas orientadoras da EXD na persecução daquele que é um dos seus objectivos estratégicos.


PHOTO: JARDIM DE SANTOS

PHOTO: JARDIM DE SANTOS
10.09.09 - 08.11.09

Largo de Santos
1200-808 Lisboa

Metro: Cais do Sodré
Autocarro: 6, 727, 60, 104, E15, E25, E28
Comboio: Santos


curador —
Experimenta


participantes —
António Silveira Gomes (PT)
Fernando Brízio (PT)
João Gomes da Silva (PT)
José Álvaro Correia (PT)
Pedrita (PT)
Rui Gato (PT)