JAMES IRVINE © Miro Zagnoli
JAMES IRVINE
(GB)
James Irvine (1958, Londres – 2013 Milão) foi um notável designer industrial, licenciado em 1984 pelo The Royal College of Art de Londres. No mesmo ano foi para Milão, na Itália. Entre 1984 e 1992, foi consultor de design para o Olivetti design studio em Milão, projectando produtos industriais sob a direcção de Michele De Lucchi e Ettore Sottsass. Em 1987, via uma troca cultural organizada pela Olivetti, trabalhou um ano no Toshiba Design Centre em Tóquio, realizando pesquisas de design para produtos industriais.

Regressou a Milão em 1988 e abriu o seu próprio estúdio de design, onde os primeiros clientes foram a Cappellini e a SCP. De 1993 a 1998, em paralelamente ao trabalho do seu estúdio, foi associado de Sottsass Associati Milan e responsável pela área de design industrial. Em 2000, realizou o projecto do novo autocarro para o sistema de transportes Üstra, da cidade de Hannover, 131 dos quais forma construídos pela Mercedes Benz. Em 2004, foi o convidado de honra da feira de interiores de Kortrijk e foi também eleito RDI (Royal Designer for Industry) pela Royal Society of Arts de Londres.

Entre 2005 e 2007, Irvine foi professor de design industrial na Hochschule für Gestaltung Karlsruhe e foi-lhe atribuído um doutoramento honoris causa em Design pela Kingston University em 2007. Em 2006, he founded James Irvine Srl em Milão, um estúdio de design que tem trabalhado com empresas reconhecidas internacionalmente, como Alfi, Alias, Arper, Artemide, B&B Italia, Canon, Coro, Foscarini, LG, Magis, Marsotto Edizioni, MDF Italia, Muji, Olivari, Olivetti, Pamar, Phaidon, Ströer, Thonet, Whirlpool, WMF ou Zumtobel.
EXD'13
METAMORPHOSIS
 
+ INFO
www.james-irvine.com
partici
pante