É um designer de produto japonês, nascido em 1956. Para Naoto Fukasawa fazer um projecto é dar forma a valores que as pessoas tacitamente partilham e desejam. Capta estes valores visualmente e desenha o seu exacto contorno.
A sua habilidade para visualização desses contornos invisíveis, não é facilmente formulada e descrita, no entanto, as pessoas ficam convencidas desta sua capacidade quando experienciam o seu design. As noções e expressões de Fukasawa abordar os valores essenciais das coisas através do design vai além de fronteiras ou domínios, e o seu pensamento é reconhecido internacionalmente. O seu conceito de encontrar pistas no comportamento subconsciente das pessoas, a que chama “Without Thought” (sem pensar), é bastante conhecido, organizando workshops “Without Thought” para partilhar os seus pensamentos.
Fukasawa colabora com empresas e marcas líderes mundiais, em países como Itália, França, Alemanha, Suíça, Espanha ou nações da Escandinávia e Ásia, ao mesmo tempo que faz consultoria em importantes empresas locais japonesas. A sua área de trabalho é ampla e envolve vários campos do design, para lá de categorias definidas. O trabalho de consultoria para empresas japonesas está principalmente focado na avaliação das estratégias corporativas, em linha com o significado de sociabilidade e de como definir a qualidade de vida, a fim de direccionar as empresas para onde a sociedade se está inevitavelmente a dirigir. Este trabalho de consultoria estende-se ao visualizar do projeto dos seus produtos, marcando as responsabilidades sociais da empresa, bem como a perceber as suas estratégias corporativas, onde o trabalho de Fukasawa tem ajudado a alcançar inúmeros sucessos.
partici
pante