CONFERÊNCIAS DE LISBOA
CONFERÊNCIAS — LISBOA
Um dos eventos com maior projecção da Bienal desde 2001, as Conferências de Lisboa, são apresentadas por figuras cimeiras internacionais e continuam a aproximar o grande público às linhas mestras do pensamento contemporâneo.

Nesta edição, a EXD’15 volta ao formato das “solo lectures” e convida 5 protagonistas a apresentar o seu trabalho durante duas tardes da Semana Inaugural em Lisboa, este ano com maior foco nas temáticas e prática do design.

Em Dezembro, no sábado 12, haverá mais um dia de conferências, marcando a recta final da Bienal.
13 NOV
SEXTA-FEIRA — 18:00-19:00

Mirko Ilić (BA/US)

FACULDADE DE BELAS-ARTES DE LISBOA
AUDITÓRIO
14 NOV
SÁBADO — 15:00-17:00

Peter Bankov (BY)
Reza Abedini (IR)
Michael Anastassiades (CY)

MUSEU NACIONAL DOS COCHES
AUDITÓRIO
12 DEZ
SÁBADO — 15:00-17:00

Jonathan Barnbrook (UK)
Jeffrey Keyton (USA)

FACULDADE DE BELAS-ARTES DE LISBOA
AUDITÓRIO

As Conferências de Lisboa são gratuitas, mediante inscrição por email e sujeitas à lotação da sala.
Reservas: Nome + Nº Cartão Cidadão tickets@experimentadesign.pt
Mirko Ilić
© Robert Gojevic

Mirko Ilić (BA/US)

No seu percurso, tem desenvolvido em paralelo um trabalho activo na área do design e da ilustração. As suas perspectivas curatoriais distinguem-se por serem bastante radicais e o trabalho do seu estúdio é conhecido por propor conceitos visuais muito fortes. É editor de diversos livros e um dos professores carismáticos da School of Visual Arts de Nova Iorque.

Designer e ilustrador sediado em Nova Iorque. É autor de diversos livros de design gráfico e lecciona uma cadeira de MFA em Ilustração na School of Visual Arts em Nova Iorque. Mirko foi director de arte da Times magazine edição internacional e das páginas op-ed de The New York Times. A sua empresa Mirko Ilić Corp. realiza design para uma grande diversidade de clientes, desde organizações pro-bono a hotelaria de luxo. É curador e organizador de exposições e conferências em vários locais do mundo.

www.mirkoilic.com

Peter Bankov

Peter Bankov (BY)

Designer gráfico que, a dado momento, começou a dedicar grande parte do seu trabalho à realização de posters. Para Bankov, os posters são a área do design gráfico moderno que considera mais interessante, ao ter deixado de estar numa dependência mais comercial e se ter tornado numa subcultura visual poderosa.

Divide o seu tempo entre Moscovo e Praga. Foi o criador do colectivo de livros de artista Neuch em 1993 e fundou, em 1997, o Design Depot, uma das empresas de design mais importantes da Rússia, assim como a revista kAk, a mais antiga e influente publicação de design da antiga União Soviética. Actualmente, dedica-se ao seu projecto Daily Poster, tendo produzido mais de 500 peças até à data. Vencedor de cerca de 200 prémios de design, destacando o Platinium Award da Graphis Poster Annual, Nova Iorque, primeiro prémio na World War I: 100 exhibition em Nizhny Novgorod, e o Grande Prémio da Asian Graphic Design Invitation Exhibition em Seul.

www.bankovposters.com

Reza Abedini

Reza Abedini (IR)

Nascido no Irão, professor em Beirute e com atelier na Holanda, este designer gráfico trabalha a tipografia persa moderna, combinando temas da contemporaneidade e tradição, num estilo único reconhecido internacionalmente.

Designer gráfico iraniano formado na School of Fine Arts em 1985 e BA em Pintura pela Tehran Art University, em 1992. Fundou o Reza Abedini Studio em Teerão em 1993. É professor na Universidade Americana de Beirute, no Líbano e na Universidade de Teerão. O seu trabalho sobre a tipografia persa moderna, que combina temas da contemporaneidade e tradição, tem um estilo único e é reconhecido internacionalmente. Abedini tem sido distinguido com diversos prémios internacionais, dos quais o Principal Prince Claus Award em 2006. É membro da Iranian Graphic Designers Society (IGDS) desde 1997, e da Alliance Graphique Internationale (AGI) desde 2001.
www.rezaabedini.com

Michael Anastassiades

Michael Anastassiades (CY)

Designer de produto apaixonado pela área da iluminação e com uma abordagem fortemente artística no seu trabalho. Foi o designer convidado para desenhar um novo candeeiro para a Catedral de Santa Sofia em Londres, em 2006. Os projectos industriais que desenvolve são profundamente ligados a componentes artesanais.

Anastassiades abriu o seu estúdio em 1994 para explorar as noções contemporâneas de cultura e estética pela combinação de produto, mobiliário e design de ambientes. Posicionado entre belas artes e design, o seu trabalho visa promover o diálogo, a participação e a interação, fazendo parte das colecções permanentes do MoMA de Nova Iorque, do Victoria and Albert Museum em Londres e do MAK em Viena. Desenhou produtos para importantes empresas de design, como FLOS, Lobmeyr and Svenskt Tenn. Vive e trabalha em Londres.

www.michaelanastassiades.com

Jonathan Barnbrook

Jonathan Barnbrook (UK)

Activista e culturalmente comprometido, com um extenso trabalho pessoal com pendor político, Jonanthan Barnbrook desenhou a campanha de comunicação do álbum de regresso de David Bowie em 2013.

Designer gráfico que após terminar os seus estudos em 1990 optou por trabalhar com diversas instituições culturais e grupos activistas, acreditando que o design gráfico tem um papel importante no debate sóciocultural. Como resultado, desenvolveu um extenso trabalho pessoal de carácter político. Ficou igualmente conhecido pelas suas colaborações com os Adbusters, o colectivo antipublicidade, e Damien Hirst, para além de ser colaborador visual de longa data de David Bowie. A font Mason que desenhou, foi a primeira font digital adquirida pelo MoMA, Nova Iorque em 2013. A sua obra enquanto designer gráfico foi apresentada em 2007, no Design Museum de Londres, numa importante retrospectiva itinerante que já passou por mais de 10 países.

www.barnbrook.net

Jeffrey Keyton

Jeffrey Keyton (US)

Nome incontornável no design do canal televisivo MTV, com que trabalha há cerca de 30 anos. É o responsável pela evolução da sua imagem, que é hoje mais clara, arrojada, atraente e cheia de irreverência.

Formado em Belas Artes pelo Pratt Institute, Jeffrey Keyton é o Vice Presidente Senior de design da MTV. Nas últimas três décadas, o seu trabalho, em constante mudança e evolução, tem sido instrumental para tornar o canal de música numa das marcas mais conhecidas do mundo. O seu trabalho foi reconhecido por todas as principais instituições, incluindo o Art Director’s Club, AIGA, The One Show, BDA and the Herschel Levitt Award for Lifetime Achievement do Pratt Institute. Reside em Princeton, Nova Jersey com a sua mulher e designer Stacy Drummond e o filho.

As Conferências de Lisboa são gratuitas, mediante inscrição por email e sujeitas à lotação da sala.

Reservas:
Nome + Nº Cartão Cidadão
tickets@experimentadesign.pt
MUSEU NACIONAL DOS COCHES
PRAÇA AFONSO DE ALBUQUERQUE
1300-004 LISBOA

T +351 210 993 045

AUTOCARRO: 714, 727, 751
ELÉCTRICO: 15E
COMBOIO: BELÉM
FACULDADE DE BELAS ARTES DE LISBOA
LARGO DA ACADEMIA NACIONAL DE BELAS-ARTES
1249-058 LISBOA

T +351 213 252 100

ELÉCTRICO: 28E
METRO: BAIXA-CHIADO
CONFERÊNCIAS DE LISBOA
VOLTAR A

PROGRAMA NUCLEAR