Display: Objects, Buildings and Space é uma exposição sobre a relação entre a arte e o espaço, os objectos e os edifícios.

Seis galerias de Lisboa foram convidadas pela experimentadesign a pensar sobre este tema e a propor um conjunto de obras seleccionadas de entre os artistas com quem trabalham. O papel das galerias no apoio à produção artística é absolutamente fundamental para quem a ela se dedica, tal como a quem dela usufrui. Confere também aos galeristas um entendimento profundo sobre os artistas, as suas obras e o seu modo de ver o mundo. Deste modo, e não sendo os galeristas a maior parte das vezes curadores, todos eles desenvolvem um olhar perscrutador e crítico sobre a arte e a actividade artística, acrescentando-lhe uma dimensão de análise e penetração tão mais rica quanto o seu ponto de vista é ambivalente. Ainda que extrínsecos ao processo, os galeristas também não estão na posição de simples observadores: tornam-se uma referência norteadora, uma primeira instância de contacto e reflexão entre a obra e aquela que será a sua exposição a um público mais alargado.
No desenvolvimento do desenho de Display: Objects, Buildings and Space, os galeristas seleccionaram um grupo de obras que a experimentadesign, por sua vez, olhou no seu conjunto, procedendo a uma segunda selecção que privilegiou não só a coerência e equilíbrio no âmbito do tema mas também a sua relação com o espaço único que é o Palácio Quintela.

Para a experimentadesign, cujo território é o design, a arquitectura e a cultura de projecto, o relacionamento com todas as outras formas de expressão criativa, cultural e científica é imprescindível e está na génese do trabalho da associação, desde a sua criação em 1998. Assim, esta exposição inaugura um ciclo programático com o título genérico “Display:”, que tem como ponto de partida o convite da experimentadesign a uma série de interlocutores culturais, nacionais e internacionais, das mais variadas áreas criativas, para responderem a um desafio temático.

Guta Moura Guedes
( experimentadesign )