( e )   INFO 11.MAI.2011



CICLO DE DEBATES NO PALÁCIO QUINTELA
O design e a Indústria, o ensino e a prática, a fama e o proveito em Ordem de Compra


Quatro fins de tarde, um conjunto de convidados, um moderador: se o formato das Conversas Ordem de Compra é simples, os temas em debate prometem ser tudo menos isso.

A exposição Ordem de Compra celebra a dinâmica do design pensado e produzido pela indústria portuguesa e a sua importância para a economia nacional. Apresentam-se cerca de 200 exemplos de sucesso de 75 empresas nacionais em sectores de referência como a porcelana, o vidro, a cortiça e o calçado, e novos produtos que fazem uso das mais avançadas tecnologias, que conquistaram reconhecimento bem como um lugar no Mercado tanto nacional quanto internacional.

Partindo dos conteúdos expostos e abordando assuntos como o ensino e a prática, a fama e o proveito, a produção interna e a promoção externa, estes debates analizam, de forma viva e participativa, a complexidade das relações entre o design, a indústria e a sociedade portuguesas.



17 MAIO / 18h30
ENTRE O PLINTO DE MUSEU E A PRATELEIRA DE HIPERMERCADO
Design de autor, anónimo e de marca.

Moderadora: Madalena Galamba
Participantes: Miguel Rios e Daniel Caramelo

Madalena Galamba é jornalista, formada na Universidade Nova de Lisboa e Tisch School of the Arts. Colaboradora habitual do jornal Expresso, concebeu o projecto editorial da revista Blue Design, de que é directora, sendo ainda autora do blogue sobre design e criatividade Leplaytime.
Miguel Rios (1965), Master in Design pela Domus Academy, em Milão, funda o gabinete Miguel Rios Design | MR-D, em 2002. Orientado para projectos de I – Wear &Smart Products, MR-D tem como core business o design em diálogo com a produção industrial. Posiciona-se na fronteira entre projectos de autor de edição própria e a vertente empresarial. Os seus projectos integram o MUDE e estão à venda nacional e internacionalmente.
Daniel Caramelo Licenciado em Design de Equipamento pela FBAUL, em 2003 venceu os Prémios Fundação Calouste Gulbenkian e FLAD. Iniciou o projecto Linhabranca com a arquitecta Bárbara Fachada e em 2008 co-fundou a Diverge Design, onde exerce a direcção de design. Do seu portfólio destaca-se a máquina “QOSMO” para a Delta Q (com Diverge Design) e a colecção de mobiliário urbano “Ar Puro” AMOP.



24 MAIO / 18h30
ENTRE O FAZER E O FAZER ACONTECER
Projecto e manufactura, artesanato e indústria.

Moderadora: Patrícia Valinho
Participantes: Pedrita, Rita Almendra e Victor Oliveira

Patrícia Valinho é licenciada em Ciências da Comunicação, com especializações em Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo. Os 7 anos de colaboração na divisão de educação e cultura da YDreams foram a força motriz para dois projectos pessoais: Uma Casa Portuguesa (rede de alojamentos locais que promovem a cultura e produtos nacionais) e Dedal, uma agência de manufactura onde artesãos e designers produzem objectos inovadores.
Pedrita, Rita João e Pedro Ferreira licenciaram-se em Arquitectura do Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Em 2002 iniciam a sua actividade com a Fabrica, cujo departamento de design 3D passam a coordenar em 2004. Desde 2005 e já em Lisboa, têm desenvolvido projectos multidisciplinares com vários parceiros e clientes, empresariais e culturais.
Rita Almendra é designer, Professora Auxiliar de Projecto da Faculdade de Arquitectura e Coordenadora da Licenciatura de Cenografia na Universidade Técnica de Lisboa. Integrou a equipa de 10 investigadores do projecto De.:SID, que visava diagnosticar o uso do design pela indústria transformadora nacional bem como criar um ferramenta de apoio à sua integração.
Victor Manuel Oliveira é Director de Produção da Porcelana da Costa Verde, coordenando o desenvolvimento de mais de 70 novos produtos por ano. Formado pelo ISEC, a sua experiência na cerâmica iniciou-se em 1982 na SPAL, passando pela Fábrica de Porcelanas da Batalha, actual Bonvida. Em 1991, foi convidado a criar de raiz a Costa Verde, SA.



31 MAIO / 18h30
DENTRO E FORA DE PORTAS
O design do espaço público.

Moderador: Rui Silva
Participantes: Pedro Martins Pereira e Vanda Amor

Rui Silva é Jornalista da TSF. Entre 2008 e 2010 percorreu o país visitando lugares que habitualmente não vêm nas notícias, viagem que retratou no blogue Fim da Rua. Foi coordenador do programa Made In Portugal, dedicado à inovação e actividade empresarial de sucesso.
Pedro Martins Pereira licenciou-se em 1977 em Engenharia Metalúrgica. Director Técnico das Fábricas Metalúrgicas Alba, durante vários anos, em 1988 funda a Larus, dedicada ao projecto, fabrico e comercialização de mobiliário urbano. Com a Larus, tem obtido diversos prémios nacionais e internacionais.
Vanda Amor é colaboradora da GRANDESIGN desde 2000 na área do design industrial, design gráfico, product e interface graphics, sendo ainda responsável pela observação de tendências socioculturais e estéticas. Licenciada em Design Industrial no IADE, cursou 'Cerâmica para designers' no CENCAL.



7 JUNHO / 18h30
ENTRE A SALA DE AULA E O CHÃO DE FÁBRICA
Expectativas e experiências de jovens designers de ontem, hoje e amanhã.

Moderador: Frederico Duarte
Participantes: Alda Tomás, Rui Alves e Vitor Manaças

Frederico Duarte estudou design de comunicação. Em 2010 concluiu o mestrado em crítica de design na School of Visual Arts em Nova Iorque. Entretanto, integrou durante vários anos a equipa da experimentadesign (a bienal de design de Lisboa) e desde 2006 tem vindo a trabalhar como autor, crítico e curador de design independente.
Alda Tomás licenciou-se em Design de Equipamento nas Belas Artes de Lisboa, Actualmente, trabalha na SPAL e foi convidada a representar Portugal na Trienal de Milão, Em 2009, recebeu uma menção Especial do Júri, no Concurso Nacional de Design, pelo seu percurso na SPAL.
Rui Alves nasceu no seio de uma família de artesãos. Estudou Design Industrial no IADE e em 2001, funda MY OWN SUPER STUDIO, onde desenvolve projectos que vão do mobiliário ao design de produto. Distinguido pelo DMY Berlin em 2010, Rui Alves recebe nesse mesmo ano um RED DOT AWARD: design concept, best of the best 2010.
Vítor Manaças é Professor de História do Design e Teoria e Crítica do Design na Universidade Lusófona. Em 1962 terminou o Curso de Escultura da ESBAL e em 1978 é Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian no Reino Unido para o ensino do design e investigação em museografia. Licenciado em Design de Equipamento na ESBAL, é Mestre em História da Arte e Doutor em Belas-Artes (Design de Equipamento) pela FBAUL.



PREÇO POR SESSÃO
Normal: 2 euros
Estudante: 1 euro
Recomenda-se a chegada 15 minutos antes da sessão



ORDEM DE COMPRA
Entrada gratuita

Palácio Quintela
Rua do Alecrim, 70 (Chiado)
1200-018 Lisboa

26 Março – 03 Julho, 2011
Ter-Dom 10:00-20:00
SERVIÇO EDUCATIVO
Mediante marcação

T  210 993 045
M  924 288 375
edu@experimentadesign.pt

http://www.experimentadesign.pt/ordemdecompra/
A programação do Palácio Quintela resulta de uma parceria entre
a experimentadesign e o IADE e tem como patrocinador principal a
Caixa Geral de Depósitos
             
( experimentadesign )

+351 210 993 045  T
+351 210 963 866  F
info@experimentadesign.pt
www.experimentadesign.pt
escritório:
Rua do Alecrim, 70
1200-018 Lisboa
Portugal
sede:
Rua Cidade do Lobito, Atelier 3
1800-088 Lisboa
Portugal
FACEBOOK | TWITTER | LINKEDIN | FLICKR
 
  Se não consegue visualizar correctamente esta mensagem clique aqui para ver a versão online.

Se lhe reencaminharam esta mensagem e deseja subscrever a nossa newsletter, clique aqui
Se não deseja continuar a receber informações da experimentadesign, clique aqui