( e )   INFO 01.AGO.2011



EXD’11/LISBOA
CHEGA A 28 DE SETEMBRO


De 28 de Setembro a 27 de Novembro, a EXD’11 promete novamente fazer de Lisboa o palco da discussão e reflexão mais desafiante em torno do design, arquitectura e criatividade contemporânea. Privilegiando ideias e experiências, a Bienal proporciona uma plataforma de diálogo envolvente e estimulante sobre estas disciplinas e seu potencial transformador.

Actualmente na 6ª edição, a EXD traz à capital portuguesa projectos inovadores e os protagonistas mais relevantes do panorama criativo da actualidade, num programa de conteúdos inéditos sob a égide de um tema. Este ano, Useless propõe um questionamento do conceito de utilidade e sua ausência, nos contextos criativo e de consumo. Numa sociedade obcecada com a produtividade e a eficiência, a ideia de “sem uso” é olhada com indisfarçada suspeita. A EXD’11 propõe explorar juízos de valor - material e simbólico – ligados à utilidade e sua ausência.

Tocando os paradigmas da produção e consumo, questiona os mecanismos – sociais, culturais, económicos – que ditam o que tem e não tem uso, Aventurando-se num território quase inexplorado, Useless releva o potencial insuspeito do sonho, do prazer e da beleza no processo criativo e na inovação.

Ao longo de 61 dias, 21 eventos nucleares e mais de 50 Tangenciais, a Bienal vai levar a criatividade contemporânea a sítios insuspeitos, espaços públicos e instituições surpreendentes da cidade. Desenhando percursos alternativos por lugares de interesse histórico, arquitectónico e patrimonial, a EXD’11 concentra-se geograficamente no centro da cidade, num itinerário que pode ser feito a pé e que se estende desde a Mãe d’Água (Amoreiras) até Alfama.

Useless vai ser examinado e desafiado através de:
  • Conferências de Lisboa com grandes protagonistas do pensamento e prática criativa;
  • Open Talks, debates temáticos com personalidades de relevo nas áreas abordadas;
  • Exposições inéditas de Arquitectura, Design Industrial, Gráfico e de Produto e novos media;
  • Intervenções urbanas que propõem uma nova leitura do espaço da cidade e seus ritmos;
  • Projectos especiais integrando retrospectivas e laboratórios pluridisciplinares;
  • Ciclo de Cinema;
  • Mais de 50 Tangenciais, projectos independentes de agentes culturais e artísticos portugueses e internacionais;
Este programa multiformatos, que vai atrair a Lisboa milhares de entusiastas da cultura de projecto, tem na Semana Inaugural o seu ponto alto e no Lounging Space o seu epicentro.

De 28 de Setembro a 2 de Outubro, a Semana Inaugural vai acelerar o pulso da cidade, com 5 dias intensos que incluem as já célebres Conferências de Lisboa, as sessões de debate Open Talks, as inaugurações de exposições e Lounging Space, a par dos Tangenciais. Atraindo centenas de participantes, jornalistas e criativos a Lisboa, a Semana Inaugural é o momento ideal para experienciar em pleno a dinâmica de interacção e partilha de ideias que caracteriza a EXD.

Verdadeiro pólo irradiador da energia da Bienal na cidade, o Lounging Space é o seu principal interface de comunicação com o público. Livraria, info-centre, lounge bar e ponto de encontro, entre outras coisas, o Lounging Space acolhe uma programação própria, tão diversificada quanto surpreendente. Este ano, destacam-se conferências temáticas, workshops, um ciclo de cinema de arquitectura, showcases de design de produto de criadores e marcas nacionais. Alojado no emblemático Antigo Tribunal da Boa Hora e oferecendo novas experiências e oportunidades de partilha e fruição, o Lounging Space será um local a (re)descobrir ao longo de toda a Bienal.



EXD’11/LISBOA
USELESS
28 SETEMBRO—27 NOVEMBRO

SEMANA INAUGURAL:
28 SETEMBRO—2 OUTUBRO

siga-nos no twitter: @exdbiennale
Parceiros Institucionais:
Câmara Municipal de Lisboa; Ministério da Economia e da Inovação;
Turismo de Portugal; Ministério da Cultura.

Patrocinado por: Heineken.
Marca Associada: Caixa Geral de Depósitos.

Co-Produtores: British Council; Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Parceiros Action For Age: Fundação Calouste Gulbenkian; The Royal Society for the Encouragement of the Arts, Manufactures and Commerce; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Protocolos de Colaboração: Moda Lisboa; MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo. Apoios: ATL – Associação de Turismo de Lisboa; Cision Portugal; Mondriaan Foundation. Apoios Media: Antena 1; Antena 2; Antena 3; Arqa; Étapes; Eye Magazine; Items; Neo2; Revista Up; RTP; Sapo.pt.


Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva. Estatuto de Interesse Cultural no âmbito da Lei do Mecenato.
( experimentadesign )

+351 210 993 045  T
+351 210 963 866  F
info@experimentadesign.pt
www.experimentadesign.pt
escritório:
Rua do Alecrim, 70
1200-018 Lisboa
Portugal
sede:
Rua Cidade do Lobito, Atelier 3
1800-088 Lisboa
Portugal
FACEBOOK | TWITTER | LINKEDIN | FLICKR
 
  Se não consegue visualizar correctamente esta mensagem clique aqui para ver a versão online.

Se lhe reencaminharam esta mensagem e deseja subscrever a nossa newsletter, clique aqui
Se não deseja continuar a receber informações da experimentadesign, clique aqui