( e )   INFO 15.SET.2011




BIENAL EXD’11/LISBOA
ARRANCA A 28 DE SETEMBRO —
Programa traz criatividade internacional à capital


A EXD’11 traz o seu carácter experimental a Lisboa, agitando a vida cultural da cidade de 28 de Setembro a 27 de Novembro. Nesta 6ª edição, um conjunto eclético de curadores, designers e criativos desafiam a explorar o tema Useless.

A Bienal arranca com a intensa Semana Inaugural, de 28 de Setembro a 2 de Outubro. Cinco dias de inaugurações de conteúdos inéditos, lançamentos e eventos imperdíveis:




CONFERÊNCIAS DE LISBOA, com protagonistas de referência do pensamento e prática criativa contemporânea como Marcel Wanders, Fernando Brízio ou Michael Rock. Os bilhetes já estão à venda no Cinema São Jorge, que acolhe as Conferências.

+ info




OPEN TALKS, que debatem temáticas emergentes da cultura da actualidade, são lideradas por Hans Ulrich Obrist, director da Serpentine Gallery de Londres, pelo arquitecto Pedro Gadanho, pela curadora e crítica de design Zoë Ryan e pelos designers Hans Maier-Aichen e Ed Annink;

+ info


 


FERNANDO BRÍZIO: Desenho Habitado, a primeira retrospectiva do mais destacado designer português da actualidade, numa visão inesperada e intimista da sua produção e processo projectual. Uma oportunidade única para visitar o Antigo Convento da Trindade, que acolhe esta exposição.

+ info




SIDELINES, com curadoria da historiadora de design Emily King, explora a realidade da cultura material(ista) e o valor mutável do espírito coleccionista. Criando um itinerário pelo coração de Lisboa, a exposição distribui-se por 7 instituições singulares, que acolhem no seu acervo 8 pequenas colecções surpreendentes;

+ info




UTILITAS INTERRUPTA, com curadoria do arquitecto Joseph Grima, propõe um questionamento de projectos de infraestruturas outrora importantes e hoje caídas no esquecimento colectivo, apesar das exageradas escalas e ambições. A exposição divide-se entre o Jardim das Amoreiras, o reservatório da Mãe d’Água e Fundação Arpad Szenes- Vieira da Silva;

+ info




USELESS? é composta por 2 pólos expositivos e curatoriais distintos — uma pelo designer de produto Jonathan Olivares, e a outra pelo crítico Max Bruinsma, com o designer Hans Maier-Aichen — introduzindo sistemas de valor alternativos para a definição de uso e sua ausência. O MUDE será o anfitrião destas duas narrativas paralelas.

+ info




REDUNDÂNCIA, projecto curatorial do estúdio R2 que apresenta cinco intervenções urbanas site specific de designers gráficos internacionais na Praça da Figueira.

+ info


 

Entre programação nuclear e Projectos Tangenciais, esta Bienal integra 126 eventos, incluindo um Ciclo de Cinema e os Projectos Especiais: Action For Age, Retro-Future, Morte ao Design! Viva o Design! e Simpósio de Economia Criativa.

Um dos pontos altos da Semana Inaugural é a inauguração do Lounging Space, no dia 28 de Setembro, pelas 22:30, ocasião para assistir ao lançamento do livro Useless/ Sem Uso, seguido de um debate com os editores. Principal pólo irradiador da dinâmica da Bienal por toda a cidade, este ano o Lounging Space situa-se em plena Baixa-Chiado no Antigo Tribunal da Boa-Hora. A sua programação non-stop, onde se destacam workshops, vários Tangenciais e debates, torna-o um espaço a redescobrir diariamente durante toda a Bienal.


Siga de perto os preparativos da Bienal que desvendamos diariamente
no blog oficial e nas redes sociais Facebook e Twitter.

http://www.experimentadesign.pt/2011














          
SIGA-NOS NO TWITTER
Parceiros Institucionais:
Câmara Municipal de Lisboa; Ministério da Economia e da Inovação;
Turismo de Portugal; Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Cultura.

Patrocinado por: Heineken.
Patrocinador Open Talks: Caixa Geral de Depósitos.
Marca Associada: SIM - Movimento pela criatividade em Portugal by Samsung.

Co-Produtores: British Council; Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema; Cinema São Jorge. Parceria Estratégica: EGEAC E.E.M. Parceiros Action For Age: Fundação Calouste Gulbenkian; The Royal Society for the Encouragement of the Arts, Manufactures and Commerce; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Parceiros Media Antena 1; Antena 3; Público; RTP; sapo.pt. Protocolos de Colaboração & Parcerias: Babel; Biblioteca Municipal Camões; Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva; Heineken; IADE - Creative University; Moda Lisboa; MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo; Museu Arqueológico do Carmo; Museu da Água – Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras; Museu da Farmácia; Museu das Artes Decorativas Portuguesas - FRESS; Museu de São Roque; Museu do Teatro Romano; Museu Geológico; Ordem dos Arquitectos. Apoios: Absolut Vodka; Arquivo Bens Culturais; ATL – Associação de Turismo de Lisboa; Cision Portugal; Goethe-Institut; Institut Français; JCDecaux; Metropolitano de Lisboa; Mondriaan Foundation. Apoios Media: Arqa; DAMn°; Dezeen; Étapes; Eye Magazine; Frame; Items; Neo2; Projectar Casa Magazine; Revista Up.


Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva. Estatuto de Interesse Cultural no âmbito da Lei do Mecenato.
( experimentadesign )

+351 210 993 045  T
+351 210 963 866  F
info@experimentadesign.pt
www.experimentadesign.pt
escritório:
Rua do Alecrim, 70
1200-018 Lisboa
Portugal
sede:
Rua Cidade do Lobito, Atelier 3
1800-088 Lisboa
Portugal
FACEBOOK | TWITTER | LINKEDIN | FLICKR
 
  Se não consegue visualizar correctamente esta mensagem clique aqui para ver a versão online.

Se lhe reencaminharam esta mensagem e deseja subscrever a nossa newsletter, clique aqui
Se não deseja continuar a receber informações da experimentadesign, clique aqui