( e )   INFO 21.NOV.2011



EXD'11/LISBOA —
ainda a tempo de ver!


A uma semana do fim desta edição, este é o momento para ver as 4 exposições nucleares que exploraram o tema Uselesss através de perspectivas críticas sobre a arquitectura, o design e a produção material contemporâneas.

Fernando Brízio: Desenho Habitado
Utilitas Interrupta
Sidelines
Useless?







Ciclo de Cinema
O cinema de Robert Breer
Cinemateca Portuguesa
23 e 30 Nov 22:00

A decorrer na Cinemateca Portuguesa até ao fim do mês, Colisões, o ciclo dedicado a Robert Breer apresenta esta quarta-feira (23 Nov) uma sessão com nove obras-primas abstractas. Destaca-se FUJI filmado junto ao Monte Fuji, no Japão, numa viagem de comboio, onde perante os nossos olhos, a montanha parece transformar-se numa das obsessões geométricas do cineasta.
A última sessão (30 Nov) reúne alguns filmes mais tardios, incluindo a “animação para crianças”, A FROG ON THE SWING, bem como ATOZ, dedicado à sua primeira neta Zoe, num programa cheio de humor e candura.

+ info





Projecções
Replay da Semana Inaugural
Lounging Space
23–27 Nov 19:00

Para quem não pôde estar presente nos eventos únicos que trouxeram à capital portuguesa figuras cimeiras do panorama criativo, a EXD’11 apresenta a projecção das Open Talks e Conferências de Lisboa desta edição.

De 23 a 27 de Novembro, na Sala Multiusos 1 do Lounging Space, a partir da 19:00. (Entrada Gratuita)

+ info







Tangencial
Imagens de Moda - Moda de imagens
Galeria Torreão Nascente da Cordoaria
Inauguração 24 Nov 19:00

Com curadoria de F. C. Gundlach, esta exposição reúne 188 imagens de 39 fotógrafos, entre os quais Jürgen Teller, Wolfgang Tillmans e Sibylle Bergemann. De forte poder visual e estilização, estas imagens constituem um retrato social do denominado “zeitgeist”, das transformações sociais, aspirações e desejos de uma determinada época, reflectidos na representação da figura feminina. A inauguração é marcada por uma visita guiada do curador.

+ info





Conversa
Fotografia de Moda em debate
Lounging Space
25 Nov 11:00

Um dos mais importantes fotógrafos de moda do pós-guerra, F. C. Gundlach, conversa com o fotógrafo português Rodrigo Peixoto, sobre a temática da moda enquanto terreno fértil para a criação de uma nova iconografia. Entrada Gratuita.

+ info







Conversa
Ver e discutir a obra cinematográfica de Breer
Cinemateca Portuguesa
28 Nov 18:00

O emblemático cineasta austríaco Klaus Wyborny vem a Lisboa dar uma conferência intitulada "Alguns pontos sobre Robert Breer e consequências da sua obra no cinema moderno". Esta conferência vai focar o tratamento radical do tempo na obra de Breer, incluindo uma pequena história desse género cinematográfico, uma passagem por "Anémic Cinéma" de Marcel Duchamp e alguns filmes do próprio Wyborny. (Entrada Gratuita)

+ info






Workshop
Cascajal
FBAUL
28–30 Nov

Coordenação: Vivóeusébio

A escrita, como meio de transmissão, registo de informação e conhecimento, é uma ferramenta preciosa e indissociável do nosso dia-a-dia. As suas regras estabelecem limites ao mesmo tempo que abrem portas à expressão individual. Mas e se as regras e o contexto mudassem? E se o significado deste texto variasse consoante a sua direcção ou o tamanho de cada símbolo? Um desafio à exploração de sistemas de escrita para novos contextos.

+ info/ inscrições




*
Siga de perto os acontecimentos da Bienal que desvendamos diariamente
no blog oficial e nas redes sociais Facebook e Twitter.

http://www.experimentadesign.pt/2011








          
SIGA-NOS NO TWITTER
Parceiros Institucionais:
Câmara Municipal de Lisboa; Ministério da Economia e da Inovação;
Turismo de Portugal; Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Cultura.

Patrocinado por: Heineken.
Patrocinador Open Talks: Caixa Geral de Depósitos.
Marca Associada: SIM - Movimento pela criatividade em Portugal by Samsung.

Co-Produtores: British Council; Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema; Cinema São Jorge. Parceria Estratégica: EGEAC E.E.M. Parceiros Action For Age: Fundação Calouste Gulbenkian; The Royal Society for the Encouragement of the Arts, Manufactures and Commerce; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Parceiros Serviço Educativo: Aalto University; Basel School of Design; CADA; FBAUL; Ministério da Educação - DGIDC; Oficina do Cego. Parceiros Media: Antena 1; Antena 3; Público; RTP; sapo.pt. Protocolos de Colaboração & Parcerias: Babel; Biblioteca Municipal Camões; Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva; Heineken; IADE - Creative University; Moda Lisboa; MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo; Museu Arqueológico do Carmo; Museu da Água – Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras; Museu da Farmácia; Museu das Artes Decorativas Portuguesas - FRESS; Museu de São Roque; Museu do Teatro Romano; Museu Geológico; Ordem dos Arquitectos. Apoios: Absolut Vodka; Arquivo Bens Culturais; ATL – Associação de Turismo de Lisboa; Cision Portugal; Goethe-Institut; Horto do Campo Grande; Institut Français; JCDecaux; Metropolitano de Lisboa; Mondriaan Foundation; SPARK Arts Consulting. Apoios Media: Arqa; DAMn°; Dezeen; Étapes; Eye Magazine; Frame; Items; Neo2; Projectar Casa Magazine; Revista Up. Apoio Serviço Educativo: Embaixada de Israel; Instituto Português da Juventude.


Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva. Estatuto de Interesse Cultural no âmbito da Lei do Mecenato.
( experimentadesign )

+351 210 993 045  T
+351 210 963 866  F
info@experimentadesign.pt
www.experimentadesign.pt
escritório:
Rua do Alecrim, 70
1200-018 Lisboa
Portugal
sede:
Rua Cidade do Lobito, Atelier 3
1800-088 Lisboa
Portugal
FACEBOOK | TWITTER | LINKEDIN | FLICKR
 
  Se não consegue visualizar correctamente esta mensagem clique aqui para ver a versão online.

Se lhe reencaminharam esta mensagem e deseja subscrever a nossa newsletter, clique aqui
Se não deseja continuar a receber informações da experimentadesign, clique aqui