( e )   INFO 01.FEV.2018
O PROGRAMA PRIMEIRA PEDRA TERMINA COM
A APRESENTAÇÃO DE 3 DOCUMENTÁRIOS
E 3 APLICAÇÕES DIGITAIS

Primeira Pedra chega agora à sua fase final com a apresentação dos últimos outputs de um programa que, ao longo de cerca de dois anos, juntou 23 dos designers e arquitectos mais reconhecidos a nível internacional. A concretização deste programa, cujo promotor é a Assimagra, é agora celebrada com o lançamento de três documentários e três aplicações digitais, realizadas pela experimentadesign em parceria com a ALTA_International Creative Alliance, que registam o seu contexto, a concepção dos seus projectos, a produção de parte das 54 peças realizadas em Pedra Portuguesa e as suas várias apresentações internacionais.






Primeira Pedra


DOCUMENTÁRIOS

Em parceria com a RTP foram realizados três documentários sobre a Pedra Portuguesa e os diversos projectos a que deu origem, com o objectivo de dar a conhecer as várias vertentes da vida desta matéria-prima, desde a sua existência na natureza, à sua extracção e por fim transformação, segundo ideias inovadoras e o desenvolvimento de projectos específicos. Os três filmes documentam os três projectos centrais e as suas apresentações internacionais, realizados entre 2016 e 2017:

RESISTANCE envolveu um grupo de 10 ateliers de arquitectura e foi apresentado durante a Bienal de Arquitectura de Veneza em 2016 e em Weil am Rhein no campus da Vitra durante a Art Basel em 2017.
Álvaro Siza (PT), Amanda Levete (GB), Bijoy Jain (IN), Eduardo Souto de Moura (PT), ELEMENTAL (CL), João Luís Carrilho da Graça (PT), Mia Hägg (SE), Paulo David (PT), Studio mk27 (BR), Vladimir Djurovic (LB)

STILL MOTION juntou 6 estúdios de design gráfico, numa exposição na Trienal de Milão durante a Feira de Arte de Milão e o Salone del Mobile di Milano.
Ian Anderson (GB), Jonathan Barnbrook (GB), Jorge Silva (PT), Pedro Falcão (PT), Peter Saville (GB), Sagmeister & Walsh (US)

COMMON SENSE integrou os trabalhos de design de produto de 8 estúdios em duas exposições na cidade de São Paulo, uma na Casa de Vidro Lina Bo Bardi e outra no MADE.
Claudia Moreira Salles (BR), Estudio Campana (BR), Fernando Brízio (PT), Jasper Morrison (GB), Michael Anastassiades (CY), Miguel Vieira Baptista (PT), Ronan & Erwan Bouroullec (FR)

Estes documentários serão transmitidos pela RTP2 durante o primeiro trimestre de 2018.
Veja os teasers aqui.






Primeira Pedra


APPS

Apresentam-se também três aplicações para plataformas digitais móveis. De download gratuito, estão já disponíveis para IOS e serão brevemente também disponibilizadas para Android. Estas aplicações são um complemento funcional ao website: uma sobre o programa Primeira Pedra e os projectos de pesquisa desenvolvidos; outra de dimensão mais informativa sobre a Pedra Portuguesa e ainda uma com histórias e particularidades sobre a pedra em Portugal. Com um funcionamento mais apelativo e lúdico na pesquisa, visualização e manipulação de informação, estas aplicações digitais permitem uma melhor comunicação sobre os conteúdos nos diálogos que incluem as diversas partes interessadas: indústria, projectistas, clientes e o grande público.

Mais informação em:
www.primeirapedra.com

App Store:
Primeira Pedra
Histórias da Pedra Portuguesa
Pedra Portuguesa



imagem




Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa.
( experimentadesign )
Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal
+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt

www.experimentadesign.pt
FACEBOOK  |  TWITTER  |  LINKEDIN  |  FLICKR  |  INSTAGRAM
VER ONLINE SUBSCREVER / REMOVER
 
Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra Primeira Pedra