BRIGHT MINDS, BEAUTIFUL IDEAS [↑] Imagens 1 2 
O ENTENDIMENTO E O PRAZER DO DESIGN NO TRABALHO DE 4 DESIGNERS PARADIGMÁTICOS

Esta exposição reúne os mundos criativos de dois importantes designers clássicos - o italiano Bruno Munari (1907-1999) e o casal americano Charles (1907-1978) e Ray (1912-1988) Eames - e dois contemporâneos - o espanhol Martí Guixé (1964) e o holandês Jurgen Bey (1965). O que os liga é a sua atitude e o seu compromisso com o design. Questionam-se acerca do significado do design, debatem e publicam as suas declarações e pensamentos. Estes quatro designers têm pensamentos paralelos acerca do design em diferentes tempos.

Na mesma época dos Eames, Bruno Munari, em Itália, afirmava-se como um designer culturalmente comprometido. Era um designer com uma visão artística e resultados artísticos. Munari estava profundamente interessado no espaço, no significado do objecto, na coincidência e na alegria. Eames e Munari tinham reflexões paralelas durante a mesma era, com um resultado pessoal e original.
Designers originais e talentosos, são fundamentais para gerar novas formas de pensamento. Actualmente, pelo menos dois designers estão a criar reflexão sobre o design com um sentido de alegria e consciência ambiental: Martí Guixé e Jurgen Bey.

Martí vive e trabalha em Espanha. Ficou internacionalmente conhecido através dos seus projectos sobre comida e uma apresentação em Milão. Martí dá palestras e fala com as pessoas em todo o mundo. Jurgen é holandês. O seu trabalho é exposto internacionalmente. Ambos exploram o mundo do design integrando a sociedade e a sua história nas suas propostas. Ambos os artistas vão buscar a sua inspiração dentro de si e raramente têm contactos com a indústria. Ambos produzem resultados invulgares e formidáveis.

Estes quatro designers trabalharam e trabalham mostrando um grande compromisso para com o design. Os seus resultados eram e são peças que nos tornam mais atentos e compreensivos relativamente à era em que vivemos. Há algo a dizer sobre o que liga os quatro designers por forma a lançar um debate sobre o valor do design nos dias de hoje e o papel que o consumo de massas desenrola no contexto internacional.



PARTICIPANTES
Bruno Munari
Charles & Ray Eames
Martí Guixé
Jurgen Bey


LINKS
www.brightmindsbeautifulideas.org
www.edannink.com



LOCAL: Centro Cultural de Belém - Museu do Design
DATA: 19 de Setembro - 30 de Novembro

//Concept and Project Development: Ed Annink & Guta Moura Guedes
//Curator: Ed Annink //Promoter: ExperimentaDesign
//Co-produced by: Experimenta Design, CCB - Museu do Design e Kunsthal Roterdão
//Production: Bruno Sequeira [EXD] //Assistant: Rute Arnóbio [EXD] //Construction: Cenycet
//Supports: Canon Europe, Banco BPI