OBJECTOS CRUZADOS
SELECÇÃO E DESLOCAÇÃO DE OBJECTOS QUOTIDIANOS PARA AMBIENTES ESPECIALMENTE RECRIADOS

Este novo projecto da ExperimentaDesign para a Intercasa propôs a artistas e críticos que reinterpretassem objectos do design anónimo made in Portugal. Lado a lado, encontramos subitamente a apresentação comercial do design doméstico tradicional e a prática artística contemporânea.

Impulsionada pelas propostas artísticas e pelo comentário crítico, a deslocação de sentido dos objectos quotidianos revela-se uma experiência irónica ou uma crítica saudável aos gostos e lógicas da produção industrial. Questionam-se os códigos que condicionam os consumos e os públicos desta produção. Mas, mais ainda, assume-se o posicionamento activo de artista e crítico sobre uma dada realidade.

As abordagens podem ir da referência a um modelo histórico concreto, real ou ficcional, até ao conflito de representações e imagens no universo doméstico ou à reflexão sobre as transacções culturais e sociais que ocorrem no contexto da feira.

A justaposição das várias instalações ocorre num labirinto compulsivo que transforma a experiência da antecipação comercial num jogo cultural mais complexo.
No laboratório visual que evoca os formigueiros seccionados dos documentários científicos, os visitantes são, também eles, actores dos novos usos e cenários ficcionais criados para estes objectos banais.



Cristina Mateus
Paulo Cunha e Silva

O MEU CORPO CENTRÍFUGO
Cristina Mateus junta o fluxo de imagens reproduzidas pelos nossos computadores e televisores às imagens fugidias que ocasionalmente os espelhos nos devolvem.

   
João Pedro Vale
Sandra Vieira Jürgens

SPLENDOR
João Pedro Vale prefere encenar micro-performances referenciadas ao universo da exposição comercial, em que os objectos servem uma função e um universo inesperados...

   
Miguel Rondon
Delfim Sardo

Sem Título
Miguel Rondon cria um contentor doméstico transportável, onde a abundante selecção de objectos "essenciais" ilude a dimensão mais intangível e invisível da experiência da casa.


Paulo Mendes
Idalina Conde

HOMEBODY. THE WITTGENSTEIN HOUSE
Paulo Mendes recorre à casa arquétipal de Wittgenstein como espaço abstracto, vazio, dotado de infaestruturas básicas, pronto a receber o catálogo estereotipado dos objectos decorativos.
   
Leonor Antunes
Nuno Faria

PLAY TIME MODO DE USAR
Nos espaços de Leonor Antunes evocam-se duas cenas precisas do filme Playtime, de Jacques Tati, para comentar os objectos e o espaço da feira.
     



LOCAL: FIL - Intercasa
DATA: 07 a 12 de Outubro

//Conceito e coordenação: Pedro Gadanho [EXD] //Arquitectura e montagem: A.S*
//Produção: Patrícia Rolo Duarte [EXD] //Assistente: Tiago da Fonseca [EXD]
//Design Gráfico: Nuno Luz [EXD] //Parcerias e co-produção: AIP - FIL