Um projecto de colaboração que reúne designers de todo o mundo, Catalysts! aborda a relevância e o impacto do design de comunicação na cultura contemporânea.
As linguagens visuais do design tornaram-se parte integrante da nossa percepção colectiva. Tanto os trabalhos de designer gráficos profissionais quanto as intervenções amadoras no espaço público remetem para uma enciclopédia visual global comum, difundida através de uma rede de meios interligados em permanente expansão.

Catalysts! sublinha a diversidade desta cultura simbólica, pondo em destaque trabalhos de design e posicionamentos que de forma consciente a utilizam e a alimentam.

+ Info: http://www.culturecatalysts.org




Centro Cultural de Belém
Praça do Império
1400-206 Lisboa

H 10h - 19h (fecha às segundas)
T +351 213 612 400
E ccb@ccb.pt
W http://www.ccb.pt

Autocarros
14, 27, 28, 29, 43, 49, 51, 73, 112, E15, E17
Eléctricos
15, 17

Bilhetes à venda no CCB
Entrada: 3,50 €
< 12 anos: 0,50 €
Desconto de 50% para estudantes, portadores do Cartão Professor CCB e maiores de 65 anos.
Descontos não acumuláveis.

NÚCLEOS EXPOSITIVOS
 

ACREDITA
Design: Ed Annink [NL]
Actualmente, a população urbana é bombardeada diariamente com uma média de 3000 mensagens lançadas para o espaço público. Todos estes anúncios, painéis de sinalização, avisos de obrigações e proibições, orientações, comunicações institucionais e públicas têm uma única objectivo: levar-nos a acreditar no que dizem. Numa sociedade aberta e democrática, é crucial que designers e cidadãos mantenham o espírito crítico. Em vez de serem meros seguidores ou crentes, poderão actuar como participantes maduros e visualmente letrados da cultura comunicacional. Os designers tornam-se catalisadores quando auxiliam o público a lançar um segundo olhar crítico para lá da mera aceitação ou rejeição das mensagens que os rodeiam.

SEDUZ
Design: Fernando Brízio [PT]
Comunicação é sinónimo de sedução. Uma peça de design gráfico raramente comunica uma informação de forma neutra; tenta seduzir-nos a ler a mensagem e a reagir de forma positiva ao seu conteúdo. Mas a sedução não se limita ao plano do “compra-me, por favor!” As peças de design desta secção seduzem o público ao abordá-lo como leitor inteligente de informação cultural. Ao apelarem às preocupações sociais do seu público e desafiarem os seus poderes associativos, contrariando preconceitos, os designers agem como catalisadores culturais. Transpondo os limites da mensagem, o design seduz-nos a relacioná-la com a nossa própria cultura e sociedade, ajudando-nos assim a criar uma ponte entre o conteúdo das mensagens e nós próprios.

INFORMA
Design: Pierre di Sciullo [FR]
A partir do momento em que é criada, a informação é sujeita a interpretações, tornando-se assim subjectiva. Até mesmo os signos mais "objectivos", as letras, podem tornar-se ícones culturais de direito próprio, quando concebidas com uma intencionalidade cultural específica. Do mesmo modo, uma imagética aparentemente neutra como a dos painéis de sinalização das ruas, poderá fundamentar-se visualmente na história e identidade culturais do meio envolvente. Esta secção mostra uma grande diversidade de peças de design que utilizam as linguagens visuais do design de informação: gráficos, diagramas, pictogramas. A principal mensagem destes trabalhos, porém, não é necessariamente a informação, mas o modo como ela foi estruturada enquanto expressão cultural.

COMPROMETE-TE
Design: Erik Adigard, M-A-D [FR]/[US]
Um bom design não é uma resposta neutra a um enunciado; é essencialmente uma reacção crítica ao conteúdo para o qual foi produzido. Nesta secção, são mostrados trabalhos de designers que assumem este posicionamento crítico. Trata-se de trabalhos que tecem comentários à cultura e à sociedade, recorrendo às imagens e aos códigos visuais que os designers desenvolveram colectivamente ao longo de um século de design de comunicação. Também a cultura popular se expressa cada vez mais através destes códigos gráficos. A forma mais directa de comunicar o nosso compromisso para com o mundo que nos rodeia é mobilizar as suas linguagens gráficas autóctones — toda a gente pode agora conceber e publicar as suas próprias mensagens.

PÂNICO MORAL - O cérebro estilhaçado de um viciado em televisão
Design: Rob Schröder [NL]
Se existem viciados em televisão, um deles é o designer e realizador Rob Schröder. Durante anos, ele viu televisão em três ecrãs em simultâneo, gravando em cassetes o que mais o impressionou de fascinante, importante, estranho, repulsivo ou simplesmente chocante. Em Moral Panic, Rob Schröder procedeu a uma montagem de quarenta anos de experiência de visionamento numa colagem assombrosa de imagens iconográficas, material grotesco e rostos esquecidos. Moral Panic é uma viagem em ritmo acelerado que nos leva a pensar se o sério e o escabroso passaram a ser uma e a mesma coisa. Moral Panic é um requiem por um vício — o enterro de um meio de comunicação.

CRONOLOGIA
Design: Jan van Toorn [NL]
As linguagens visuais do design gráfico e de comunicação desenvolveram-se ao longo de pouco mais de um século. Durante este período, alguns designers e movimentos desencadearam inovações radicais, seguindo-se outros que desenvolveram novas utilizações e aplicações para as formas já existentes. Mudança e sistema vigente alternaram-se, desde a primeira década do séc. XX, passando pela maturidade dos anos 30, pelo novo élan da década de 60 e culminando no estilo global dos anos 80 e 90. Os quatro módulos desta “historical timeline” formam uma exposição dentro da exposição, realçando os ícones do design e da cultura visual que moldaram o léxico do design de comunicação.

Comissário Max Bruinsma [NL]; Comissário Assistente Willem van Weelden [NL]; Coordenação do Design de Exposição Ontwerpwerk, multidisciplinary design [NL]; Conceito e Design de Exposição Acredita: Ed Annink [NL]; Seduz: Fernando Brízio [PT]; Informa: Pierre di Sciullo [FR]; Compromete-te: Erik Adigard, M-A-D [FR]/[US]; Pânico Moral: Rob Schröder [NL]; Cronologia: Jan van Toorn [NL]; Projecções Vídeo Rob Schröder [NL]; Ideias sobre Linguagem Visual Tjebbe van Tijen [NL]; Produção Ana Casaca, CCB; Bruno Sequeira, Experimenta; Assistentes de Produção Inês Barros, Experimenta; Maria Azevedo, Experimenta; Fee Pfeiffer; Wendela Hubrecht; Co-produção Experimenta [PT] / CCB, Museu do Design [PT]; Apoio Específico Mondriaan Stichting [NL]; Viarco [PT];