It's About Time
 
Há duas formas de pensar o tema “It’s About Time”. Num sentido literal, tudo se relaciona com tempo. O tempo é um factor omnipresente. Mas enquanto expressão idiomática, “It’s About Time” remete para uma ideia de urgência: “está na hora de fazer alguma coisa, de tomar uma atitude”. A ExperimentaDesignLisboa 2009 articula estas duas abordagens do seu tema num programa desafiante: reflectir sobre o papel do tempo no design e nas disciplinas projectuais. A urgência é óbvia. Por um lado, parece não haver tempo para confrontar as questões prementes de um mundo à beira do colapso económico e ecológico.

Por outro lado, explorar criticamente a nossa concepção de tempo é hoje uma necessidade incontornável. O tempo tem vindo a adquirir contornos distintos, quer nas nossas vidas, quer no design, desempenhando um novo papel, sujeito a diferentes critérios de apreciação. O tempo tornou-se um recurso finito em processos de comunicação cada vez mais rápidos e conjunturas sociais cada vez mais frágeis. Nos actuais ciclos de criação e produção, ele é o inimigo contra o qual se trabalha.

A ExperimentaDesign Lisboa 2009 lança um olhar sobre os múltiplos impactos do tempo no design, arquitectura e práticas criativas contemporâneas, e como estas podem, por seu turno, contribuir para a formulação de novas definições de urgência, velocidade e desaceleração.

Como podem os designers e criadores contemporâneos reconciliar a crescente aceleração da vida quotidiana com a necessidade de reflexão? É possível ser-se simultaneamente rápido e lento? É possível utilizar as complexas networks que unem a comunidade global para distribuir o tempo de forma justa? Como lidar com as dimensões sociais do tempo? Os processos sociais estão a conquistar uma posição preponderante no desenvolvimento de produtos e soluções, em áreas tão diversas quanto pesquisa e investigação open source e produção em regime comunitário. Palavras chave intimamente ligadas às questões de tempo e urgência: networking, sustentabilidade, coesão, responsabilidade social, partilha,desenvolvimento paralelo.

O tempo é uma das matérias-primas da vida, bem como do design.

A ExperimentaDesign Lisboa 2009 vai olhar para o tempo enquanto material, recurso e desafio: tempo para pensar, tempo para colaborar, tempo para reflectir.
Está na hora. E vem mesmo a tempo.
leitura complementar —
"It's About Time" ensaio por Max Bruinsma.


links relacionados —
Partilhe ideias, experiências e questões na plataforma de diálogo online:
"It's About Time" Blog