COORDENADO POR VINCENZO DI MARIA E SUSANA ANTÓNIO



Este laboratório criativo a operar simultaneamente em Lisboa e Londres desafiou estudantes universitários finalistas e recém-licenciados a desenhar soluções que contribuíssem para melhorar a qualidade de vida dos idosos, com base no estabelecimento de relações intergeracionais. Face ao envelhecimento generalizado da população, Action for Age aborda os desafios e oportunidades de interacção enquanto meio de fomentar a coesão social, reciprocidade e envolvimento transversal, com incidência nos idosos.

Action for Age arrancou com um concurso nacional de ideias em Outubro de 2010. A Bienal EXD’11 apresenta agora, na Fundação Calouste Gulbenkian, os outputs dos 12 projectos vencedores que o júri seleccionou entre os participantes de 22 escolas portuguesas. A exposição, com desenho dos coordenadores Vicenzo di Maria e Susana António e design gráfico de Marco Balesteros, permite envolver o público no desenrolar de todo o processo de trabalho. A inauguração é marcada pela projecção do documentário realizado por Rui Simões que acompanhou de perto a dinâmica do processo e por uma conferência de contextualização.

O objectivo da exposição é fazer o ponto de situação dos projectos, onde os futuros profissionais tomaram contacto com diversas fases de trabalho, como concepção, orçamentação, gestão ou acompanhamento da execução. Uma abordagem didáctica e formativa ao processo projectual, desde a reflexão elaborada sobre o programa inicial à implementação da ideia, com todos os constrangimentos inerentes.

Action for Age envolve um total de 45 alunos de 5 unidades de ensino (IPVC, UA, ESAD CR, FBAUL) que desenvolveram os trabalhos em 5 diferentes localidades (Viana do Castelo, Vale do Cávado, Aveiro, Caldas da Rainha, Lisboa). A exposição dos resultados abre ainda uma nova possibilidade a outros parceiros de se juntarem e apoiarem a continuidade destes projectos. Uma demonstração do potencial do design enquanto força impulsionadora de inovação social, mediando esforços e estreitando laços entre instituições, stakeholders no terreno e utilizadores.
Brief Original Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and commerce/ Co-produção EXD, RSA, Fundação Calouste Gulbenkian, Santa Casa da Misericórdia/ Coordenadores Vincenzo di Maria, Susana António/ Documentário Rui Simões – Real Ficção/ Design de Exposição Vincenzo di Maria, Susana António/ Design Gráfico Marco Balesteros/ Participantes T(h)REE GENERATION — Bruno Ferreira Mendes, Daniela Pereira Mata, Josiana Santos Vieira/ Simple Phone — Carolina Vieira de Sousa, Jaime Ribeiro Martins, Samuel Nogueira Cordeiro/ Projecto COR — Carolina Domingues Gaspar, Joana Oliveira Ramos, Joana Moreira de Carvalho, Mª Beatriz Pinheiro Lacerda, Pedro Gomes Araújo, Rui Couto Ramos/ Chat Analógico — Daniela Gapo, Melissa Borges, Samuel Lemos/ Com amor se paga — David Teixeira dos Santos, Diana Dias da Cruz, Francisco Quaresma Bairrão, Margarida Ferreira de Pinho, Pedro Oliveira Santos, Sandra Gil Saraiva/ Raízes — Diogo Cruz Louro, Inês Vizinho da Maia, João Valente Silva Alves, João Lopes Carvalho, Joel Enes da Torre/ GeraCity_Viana do Castelo — Fernanda Araújo, Tiago Gonçalves/ Saber à la Carte — Joana Isabel Fernandes da Cunha, Mariana Pereira Novo/ experimenta | cultivar — Joana Santos Nunes, Pedro Fróis Menes/ Vianna Cubo — Jorge Passos, Sara Vaz/ BECONNECTED — José Miguel Soares Pinto, Rita Mota Silva, Sara Silva/ Oficina dos Mestres — Luís Félix Viana, Maria de Fátima Cerqueira/
02 Out – 27 Nov

Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna 45A
1067-001 Lisboa

Ter–Dom 10:00–18:00
Encerra Segunda

Metro: Linha Azul – S. Sebastião/ Praça de Espanha/ Linha Vemelha – S. Sebastião
Autocarros: 716/ 726/ 742/ 746/ 756/

Entrada Gratuita

Chat Analógico
IPVC - Esc. Sup. de Tecnologia e Gestão


O objectivo deste projecto é tirar benefício da escrita para promover a comunicação entre jovens e idosos, de uma forma não invasiva dos espaços pessoais e mantendo o enraizamento individual – através do Postal Chat Analógico.
Tendo como organizações parceiras escolas e lares de idosos, os jovens seleccionados nas escolas iniciam a escrita dos primeiros postais a serem enviados para os lares. Quando recepcionados, cada idoso escolhe um para responder. Os seus postais são enviados para a escola e distribuídos pelos jovens participantes no projecto, iniciando um novo ciclo de resposta.
O Chat Analógico valoriza o processo de escrita manual e a actividade cognitiva implícita tão importante e pertinente para todas as gerações.
Simple Phone
ESAD – Caldas da Rainha


O Simple Phone é um novo produto que facilita o acesso do público mais idoso à tecnologia de chamadas telefónicas por Voip. Tradicionalmente, aceder a esta tecnologia só era possível através de um computador, o que obrigava os utilizadores a estar à vontade num ambiente informático.
A Apple lançou vários equipamentos móveis, como o Iphone, o Ipod Touch ou o Ipad que permitem aceder a uma rede Wi-Fi e realizar vídeochamadas através de uma aplicação de interface muito mais simplificado. O Simple Phone utiliza esta plataforma aplicando-a às necessidades dos idosos.
Experimenta Cultivar
Fac. Belas Artes da Universidade de Lisboa


A ser desenvolvido em âmbito escolar, este projecto de cultivo agrícola tem como principal objectivo cultivar relações sociais entre as várias gerações. Promove o desenvolvimento das capacidades sociais e intergeracionais, entre os seniores e alunos de todas as idades. Através do cultivo agrícola na escola, juntamente com os alunos e professores, os seniores praticam uma actividade física e aumentam a sua auto-estima, e os alunos, por seu lado, desenvolvem uma interacção social desafiante e enriquecedora.
Vianna Cubo
IPVC - Esc. Sup. de Tecnologia e Gestão


“Vianna Cubo” é um programa que tem o intuito de criar relações através da partilha de tradições e da cultura vianense.
A cidade de Viana do Castelo tem uma forte identidade cultural e inúmeras tradições, cuja manifestação no entanto parece limitar-se ao mês de Agosto, por ocasião da Romaria da Senhora da Agonia. Deste modo, pretende-se que as várias gerações partilhem conhecimentos e experiências ao longo de todo o ano.
Este serviço tem como objectivos valorizar o potencial humano, diminuir o isolamento, manter e partilhar tradições, novas experiências e gerar interesse pela cultura.
“Vianna Cubo” assume-se como o centro das atenções e saberes, enquanto espaço de intervenção que privilegia o convívio, a mostra e a partilha dessas mesmas tradições. Este é um programa de divulgação cultural e um meio de promoção das diferentes valências da cidade.
GeraCity_Viana do Castelo
IPVC - Esc. Sup. de Tecnologia e Gestão


O GeraCity faz a ponte entre as actividades já desenvolvidas pelo município e fomenta que todas as gerações conheçam, desfrutem e vivenciem experiências e momentos partilhados, em diversos pontos de referência da cidade.
Para atingir este objectivo, o projecto estimula a participação de gerações distintas em actividades acompanhadas, organizadas e interactivas como: peças de teatro, concursos de fotografia, tertúlias, workshops, jogos e torneios.
Desta forma, deseja-se que os indivíduos participem mais activamente na vida da cidade contribuindo para um desenvolvimento individual e colectivo, da cidadania e do respeito pelo outro.
Com Amor se Paga
Universidade de Aveiro


O projecto Com Amor se Paga passa pela criação de um serviço de trocas, que reúne várias pessoas que partilham o conhecimento do fazer e saber fazer, na perspectiva do alargamento das relações entre comunidades, onde alguns vizinhos possuem ou sabem fazer algo que outro vizinho por sua vez precisa. Durante 365 dias, este “espaço” virtual pode transformarse num evento físico promovido pela plataforma em algumas ocasiões.
Tem as valências de “mercado” - onde se podem vender e/ou trocar produtos e saberes. Pretende-se com estas trocas fomentar a aliança entre o conhecimento tradicional dos mais velhos e as novas ideias de gerações mais jovens. É divulgado o que é feito e quem o fez para dar a conhecer que, o que de melhor se faz, é feito com amor.
T(h)REE GENERATION
ESAD – Caldas da Rainha


Na Vila de Óbidos, as praças são locais privilegiados, onde o urbanismo se une à natureza e onde a árvore faz parte do património.
O T(h)ree Generation enfatiza relações intergeracionais permitindo a possibilidade de experiências partilhadas, valorizando ainda mais a árvore.
À sua volta é construída uma estrutura que explora a ideia de árvore como objecto “habitado”. A sua função típica de “chapéu-de-chuva” apela à união de membros da mesma família como também de pessoas desconhecidas, criando assim uma ideia de comunidade. A estrutura é composta por plataformas em quatro níveis que proporcionam sensações e objectivos diferentes.
COR
Universidade de Aveiro


O Projecto COR – Cria / Ocupa / Recupera assenta nas seguintes premissas:
Cria – Qualquer pessoa pode participar no projecto caso tenha uma ideia para uma actividade cultural, social ou comunitária.
Ocupa – A ideia ganha um espaço no bairro, um ponto de encontro e local de convívio, através da ocupação de uma casa abandonada.
Recupera – Em troca do espaço, a casa deve ser mantida e recuperada.
A intergeracionalidade surge espontaneamente e ao longo do tempo, com a ocupação progressiva dos espaços. Recria-se uma comunidade e novos laços, reforça-se o espírito bairrista e dinamiza-se uma zona adormecida.
Cada espaço é gerido por locais, que ficam responsáveis pelo projecto, e é simultaneamente uma área de convívio, sala de jogos, biblioteca, ou o que os ocupantes entenderem.
Saber à la Carte
IPVC - Esc. Sup. de Tecnologia e Gestão


“Saber à la Carte” é um “curso” de culinária em que os idosos ensinam os estudantes universitários a confeccionar receitas básicas para o dia-a-dia, tradicionais, saudáveis e económicas.
O projecto tem como ponto de partida o respeito pelo idoso e os valores que estão associados à sua idade - sabedoria, experiência, tradição - mas também à sua condição de vida: institucionalizados, com actividade reduzida e capacidades diminuídas. Para os jovens, este projecto pode ajudar a colmatar algumas necessidades, derivadas da condição de estudantes universitários - longe de casa e a residir numa cidade nova - que também se sentem ao nível culinário.
A cumplicidade e o companheirismo criados entre os formadores [idosos] e os seus formandos [jovens] constitui o objectivo final deste projecto que, apesar da curta duração, pretende marcar a memória dos seus participantes, valorizando a troca de experiências entre as gerações.
Raízes
Universidade de Aveiro


O projecto Raízes consiste na plantação e marcação de árvores no Parque da baixa de Sto. António, em Aveiro. Os utilizadores plantam uma árvore colectiva (de família, grupo ou outros) e podem vê-la crescer ao longo dos anos, sendo encorajados ainda a torná-la única e pessoal através de marcos personalizados.
O resultado é um parque preenchido, e o enraizamento dos utilizadores no mesmo através das árvores. Raízes funciona em qualquer Parque de qualquer localidade, sendo possível ajustá-lo às necessidades e recursos específicos, bem como aos desejos da população local.
Oficina dos Mestres
IPVC - Esc. Sup. de Tecnologia e Gestão


Oficina dos Mestres é uma ideia de negócio, que parte de um trabalho em equipa, constituída por jovens e idosos, desenvolvido na própria oficina do artesão e que assenta na transmissão de saberes e experiências entre ambos.
O mestre [artesão] recebe na sua oficina os jovens designers, que apresentam novos conceitos de produto e inovação, e aprendizes que mostram vontade de aprender novas técnicas. O Mestre, por sua vez, transmite as técnicas artesanais.
A oficina é o espaço privilegiado de encontro e partilha de saberes. Os produtos resultantes deste trabalho em equipa são vendidos e/ou expostos em lojas, feiras, exposições e nas próprias oficinas.
Os objectivos são o reconhecimento do potencial do artesão, a valorização do produto artesanal através da actividade projectual que preserva as técnicas tradicionais, aliando o design ao artesanato. A manutenção ou incremento da comercialização de produtos tradicionais e a criação de produtos inovadores vão gerar rendimentos para todos os envolvidos.
Beconnected
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave


“Beconnected” tem como objectivo dar aos idosos mais independência no seu dia-a-dia, através de um sistema de comunicação 3G e um sistema de voz, que permite fazer diversas tarefas, como por exemplo: receber e enviar mensagens sem precisar de as escrever; fazer compras a partir de casa; accionar um botão de S.O.S. para casos de emergência, com ligação directa ao 112. O “Beconnected” caracteriza-se por ser um aparelho de fácil transporte, podendo ser colocado em superfícies horizontais e verticais.
Partilhe
as suas fotos
no grupo EXD'11
do Flickr

CONFERÊNCIA
01 Out
Auditório 2
18:00