10 NOV — 22 DEZ

Convento da Trindade
Rua Nova da Trindade, 20
1200-303 Lisboa
 
T +351 210 993 045
 
Metro Baixa-Chiado
Autocarros 711, 732, 736, 758
Elétrico 28E
Comboio Restauradores, Cais do Sodré
Sessões
 
Domingos e Segundas
21:00
Entrada Gratuita
Sujeita à lotação da sala

DESCARREGAR PROGRAMA
shoot
ing


Neste ano de novidades apresentamos um novo ciclo dedicado especificamente a filmes e documentários sobre design, concebidos por diferentes realizadores ou por designers. Uma perspectiva mais focada na disciplina do design e com uma vocação informativa e formativa muito clara, co-comissariado por Sofia Mourato na sequência de um desafio da “Do you Mean Architecture”.

Shooting Design é uma parceria com a Do You Mean Architecture, comissariado por Sofia Mourato em colaboração com a equipa da experimentadesign.

design

10.11 DOMINGO | 21:00

SHOOTING DESIGN
DESIGN is One - LELLA & MASSIMO VIGNELLI
Kathy Brew & Roberto Guerra, 80m, Inglês, EUA 2012

 Estreia em Portugal 


Dois dos mais influentes designers a nível mundial, o trabalho de Lela e Massimo Vignelli’s é reconhecido, diz-se, até pelas pessoas que não conhecem o seu nome.
Aderindo sempre ao lema autoproclamado “se não o consegues encontrar, desenha-o”, os seus feitos em design industrial e de produto, design gráfico e de publicação, interiores e mobiliário, ganharam respeito e muitos prémios internacionais nos últimos 40 anos.
11.11 SEGUNDA | 21:00

SHOOTING DESIGN
Drop City
John Grossman, 82m, Inglês, EUA 2012

A história de uma inovação caprichosa e da iniciativa de criar uma nova civilização no topo de uma sociedade esbanjadora.
Muitas vezes citada como a primeira comuna rural dos anos sessenta, Drop City foi uma comunidade experimental na planície do sul do Colorado que fundia as disciplinas de arte, arquitectura e um modo de viver rico em recursos, que veio definir uma contracultura global.
17.11 DOMINGO | 21:00

SHOOTING DESIGN
Design & Thinking
Mu-Ming Tsai, 74m, Inglês, EUA 2011

 Estreia em Portugal 


Como conseguimos que empresas se juntem para pensar sobre as mudanças nas áreas da cultura de comércio e sociedade? Inspirado pelo “design thinking”, este documentário apropria-se de designers, empresários, decisores sociais e individuos para retratar o que todos em em comum quando se deparam com os desafios do século XXI. O que é “design thinking”?Como se aplica a um modelo de negócio? Como é que as pessoas podem mudam o mundo com a sua própria criatividade? Este é um convite às mentes convencionais para mudar e colaborar.
18.11 SEGUNDA | 21:00

SHOOTING DESIGN
Pride and Concrete
Petrut Cälinescu, 13min, Legendado em Inglês, Roménia 2012

 Estreia em Portugal 


Um em cada seis Romenos saiu do país para trabalhar. A maior parte sai de áreas rurais e o dinheiro que enviam para a família tem vindo a modificar irreversivelmente as suas vilas natais.
Distinto do que acontece na cidade, onde as pessoas sentem a competição individualmente e a portas fechadas, nas pequenas vilas as mudanças são muito mais visíveis, e as ruas principais servem de palco aberto para a competição social.


 

SHOOTING DESIGN
This Space Available
Gwenaëlle Gobé, 52m, Inglês, EUA 2011

Gwenaeelle inicia-se na realização, influenciada pela escrita de seu pai Marc Gobé (Emotional Branding), com energia e pertinência, trazendo a história de gente de todo o mundo que luta pela libertação do excesso de ruído visual dos espaços públicos. O filme apresenta diferentes lutas contra a publicidade não controlada procurando afirmar a relevância da questão concluindo que algo, mais além da questão estética está em causa.
24.11 DOMINGO | 21:00

SHOOTING DESIGN
Eames Architect and Painter
Jason Cohn & Bill Jersey, 84m, Inglês, EUA 2011

 Estreia em Portugal 


A equipa de marido e mulher Charles e Ray Eames são largamente reconhecidos como os mais importantes nomes da história do design americano. Talvez bem mais recordados pelo seu mobiliário de madeira compensada e fibra de vidro, o estúdio Eames também criou uma extensa variedade de outros produtos, desde aparelhos de gesso para feridos de Guerra durante a segunda Guerra mundial, a fotografia, interiores, exposições multimédia, gráficos, jogos, filmes e brinquedos. Mas a sua vida pessoal e influência em momentos significativos da vida Americana – como o desenvolvimento do modernismo até à era do computador – têm sido muito menos mundialmente conhecidos e compreendidos. Narrado por James Franco este documentário é o primeiro filme dedicado a este casal de designers desde a sua morte.
25.11 SEGUNDA | 21:00

SHOOTING DESIGN
Hometown | Mutonia
ZimmerFrei, 69m, Legendado em Inglês, Itália 2013

 Estreia em Portugal 


Documentário sobre um acampamento construído pela empresa de lixo Mutoid em Santarcangelo em 1990. “Mutonia” é singular no que refere ao conceito de comunidade, modo de vida, relação com a terra, cultura e testes de campo. O filme entra no acampamento e aloja-se, denunciando as complexidades, originalidade, fragilidade e historias individuais e colectivas das várias personalidades que ali habitam. “Hometown” é uma vila dentro de uma vila, uma cidade temporária em transformação, próxima de uma ampla paisagem que é tanto urbana como social ou rural e cheia de vida.
01.12 DOMINGO | 21:00

SHOOTING DESIGN
A Necessary Ruin: The Story of Buckminster Fuller and the Union Tank Car Dome
Evan Mather, 30m, Inglês, EUA 2009

 Estreia em Portugal 


Após a sua finalização em Outubro 1958, a Union Tank Car Dome, localizado a norte de Baton Rouge, Louisiana, era a maior estrutura leve arquitectónica. Baseada nos princípios de engenharia do cientista e designer visionário Buckminster Fuller, esta cúpula tinha 35 metros de diâmetro, o primeiro exemplo de grande escala deste tipo de edifício. O documentário relaciona o poderosa e convincente narrativa histórica da cúpula através de entrevistas com arquitectos, engenheiros, media e artistas, sequências animadas que demostram a operabilidade da instalação; e centenas de fotografias e vídeos raros gravados durante a construção, declínio e demolição.

 

SHOOTING DESIGN
Why a Film About Michele de Lucchi
Alessio Bozzer, 65m, Legendado em Inglês, Itália 2013

Porquê um filme sobre o Michele de Lucchi? A resposta fluirá naturalmente quando estiver a ouvir as palavras do arquitecto e designer. Michele De Lucchi debruça-se sob a arquitectura radical, as experiências conceptuais, o trabalho na Olivetti e a relação intensa com Ettore Sottsas, a aventura em Memphis, o eterno trabalho da Tomoleo Lamp e muito mais.
02.12 SEGUNDA | 21:00

SHOOTING DESIGN
The Visual Language of Herbert Matter
Reto Caduff, 78m, Inglês, Suiça 2010

 Estreia em Portugal 


Herbert Matter foi um homem que aparentemente se adequava a diferente vidas através da sua capacidade de sobressair nas disciplinas de design, fotografia e cinema. O documentário traça o perfil da sua vida e trabalho extraordinários. Com a ajuda de material histórico, filmes nunca vistos (alguns filmados por Matter) e uma extensa visão geral do seu corpo de trabalho, o filme ajuda a trazer de volta o foco de atenção a um génio criativo quase esquecido.
08.12 DOMINGO | 21:00

SHOOTING DESIGN
43 Columns in Bilbao
Leonardo Baraldi and Eleonora Sarasin, 52m, Legendado em Inglês, Itália 2009

 Estreia em Portugal 


Esta é a história de 43 colunas desenhadas por Philippe Starck para o seu mais importante projecto arquitectónico, Alhóndiga Bilbao, o novo centro cultural da cidade basca. O designer quer que as colunas representem símbolos de diferentes culturas à volta do mundo. Todas têm de ter estilos diferentes, formas e materiais, 43 peças únicas. Starck chama o designer de produção Lorenzo Baraldi para desenhar as colunas e procura artesãos capazes de produzir estas esculturas em bronze, ferro, mármore, tijolo, terracota, madeira, betão e pedra de Lecce.
 

SHOOTING DESIGN
Enzo Mari: Sixty Paperweights
Pietro Menditto, 9m, Legendado em Inglês, Itália 2010

Enzo Mari é um mentor e designer italiano. Durante a sua vida, Enzo Mari atribui a objectos triviais a conotação de pisa papéis, maioritariamente desperdício industrial que encontrava ou que amigos lhe ofereceram em distintas situações. Cada um destes objectos foi catalogado ao longo do tempo. Este filme foi realizado no âmbito da exposição “The Intellectual Work: Sixty Paperweights” em Milão durante o Salone del Mobile.
09.12 SEGUNDA | 21:00

SHOOTING DESIGN
Lettera 22
Emanuele Piccardo, 47m, Legendado em Inglês, Itália 2009

 Estreia em Portugal 


Um filme sobre Adriano Olivetti, um industrial, urbanista e intelectual que transformou com o seu trabalho a história de Itália. Adriano Olivetti contribuiu durante 30 anos para a edificação classe dirigente italiana. Os seus pensamentos, escrita e trabalho continuam a ser actuais referências para o design italiano e mundial.
15.12 DOMINGO | 21:00

SHOOTING DESIGN
Microtopia
Jesper Wachtmeisters , 55m, Inglês, Suécia 2013

 Estreia em Portugal 


Microtopia explora como arquitectos, artistas e pensadores estão a impulsionar os limites para encontrarem respostas para os seus sonhos de portabilidade, flexibilidade e de gerarem independência da “rede”.

Nómadas modernos, sem-abrigo, pessoas em stress e com necessidade de privacidade e abstinência. Ouvimos as suas razões pessoais por detrás das habitações, e percebermos como funcionam. Nos passeios, telhados, paisagens industriais e na natureza, iremos ver como estas moradias são dignas dos sonhos dos seus criadores. Microtopia relaciona ideias urgentes e contemporâneas e a maneira como estas são resolvidas e direccionadas de maneiras surpreendentes.
 

SHOOTING DESIGN
Futuro - A New Stance for Tomorrow
Mika Taanila, 29m, Legendado em Inglês, Filândia 1998

 Estreia em Portugal 


Uma viagem no tempo de volta ao nosso recente passado futurista. Um filme sobre a ascensão e declínio da casa de plástico, uma utopia “Space Age” que quase se tornou realidade. A casa Futuro, desenhada pelo arquitecto Matti Suuronen, foi primeiro anunciada em 1968 e licenciada em 24 países. É ao mesmo tempo uma reflexão da altura e uma visão utópica para uma “nova postura do amanhã”. A sua forma de nave especial reflecte o optimismo do final dos anos sessenta em relação à vindoura conquista do espaço. Acreditava-se que a humanidade iria entrar numa nova era em que a tecnologia resolveria problemas inimagináveis.
16.12 SEGUNDA | 21:00

SHOOTING DESIGN
The Successor of Kakiemon
Suzanne Raes, 49m, Legendado em Inglês, Holanda 2012

 Estreia em Portugal 


“A história da dinastia da porcelana Kakiemon”
Como é que alguém pode tomar posse de uma empresa com catorze séculos que é gerida pelo seu pai, posteriormente o seu avô, bisavô e por ai adiante. Aqui se revela uma história única como se estivéssemos numa cápsula do tempo a assistir a como uma família tradicional japonesa dos nossos dias, que transformou a cerâmica usada no dia-a-dia na mítica e mundialmente conhecida porcelana Kakiemon, a preservar as tradições e que agora passa a liderança ao seu filho único. Estará ele à altura das tarefas que lhe estão destinadas? O que está em jogo se ele não conseguir?
22.12 DOMINGO | 21:00

SHOOTING DESIGN
Life Architecturally
Britt Arthur, 52 min, Inglês, Austrália 2012

 Estreia em Portugal 


O filme acompanha a equipa de aclamados designers, marido e mulher, arquitecto Robert Macbride e designer de interiores Debbie Ryan, para descobrir o que inspira os seus conceitos arquitectónicos e design inovadores. Um documentário íntimo que observa a pressão de construir um edifício de múltiplos andares, duas torres gémeas, novas e revolucionárias escolas e a construção e design em progresso da sua própria casa.