FROM HERE TO SOMEWHERE
FROM HERE TO SOMEWHERE
FROM HERE TO SOMEWHERE
FROM HERE TO SOMEWHERE
FROM HERE TO SOMEWHERE
FROM HERE TO SOMEWHERE
FROM HERE TO SOMEWHERE
FROM HERE TO SOMEWHERE
A necessidade de mobilidade do Homem representa uma das características que melhor o define e que mais condiciona a sua existência. Basta olhar para a história da humanidade para compreender que sempre sonhámos ultrapassar, chegar, alcançar e desvendar. Este desejo inato tem-nos levado a alguns dos feitos mais marcantes, como a conquista da terra, do mar e até do espaço.

Enraizadas no nosso ADN, esta ambição e curiosidade são características que fazem também parte do nosso quotidiano, mesmo que a outra escala. Aliados às capacidades criativas, temos vindo a criar meios e ferramentas que nos permitem e facilitam essa permanente (e crescente) mobilidade. Neste contexto, destaca-se a criação de meios de transporte para a alimentação, quer para o nosso bem estar ou, em casos mais extremos, para garantir a nossa sobrevivência.

Partindo destes conceitos, esta exposição apresenta uma diversidade de objectos especificamente desenhados para o transporte, conservação e consumo de produtos alimentares. Em comum, têm também a capacidade de se constituírem como sistemas de fácil utilização, pouco pesados e volumosos.
A criação de artefactos para este tipo de utilização, tem-se sedimentado nas nossas dimensões sociais e culturais. Fundamentais para a nossa vivência, estes objectos definem-se pelas suas funções e pela sua capacidade de adaptação às mais divergentes condições e circunstâncias, sejam elas espaciais, económicas ou geográficas.

Abordando tipologias que respondem a especificidades tradicionais, actividades de lazer urbanas ou mesmo profissionais, entre tantas outras, esta exposição apresenta objectos portáteis e funcionais que foram desenhados para acompanhar os nossos requisitos diários de alimentação.

From Here to Somewhere representa tanto objectos criados para contextos e funcionalidades precisos, como uma pluralidade de objectos de uma só tipologia, exemplos de como as suas formas e funções espelham as circunstancias para as quais foram concebidos e como reflectem os nossos hábitos e rituais.

Incluindo uma diversidade que se estende desde lancheiras a malas térmicas, a objectos criados para actividades militares a de exploração espacial, esta exposição revela a versatilidade e o alcance do design e também a forma como os processos criativos e de produção têm respondido às nossas necessidades, das mais básicas e essenciais às mais específicas.
A Exposição From Here to Somewhere é uma parceria entre a experimentadesign e o Programa de Indústrias Culturais e Criativas da ANA Aeroportos de Portugal: “Ver, Ouvir e Degustar”
01 OUT — 11 DEZ

AEROPORTO DE LISBOA
Terminal 1
 
Alameda das Comunidades Portuguesas
1700-111 Lisboa
 
Metro Aeroporto
Autocarros 711, 732, 736, 758
NOTA
 
Esta exposição está localizada na zona de acesso restrito a passageiros do aeroporto de Lisboa.
from here
to somewhere