Unfixed © Rui Gaiola
Unfixed
 
Luís Favas
O projeto “Unfixed” aborda o tema “Sem Fronteiras” pedalando em redor da questão colocada por Buckmister: “O que és?”.

A resposta surge-me sob a forma de uma série de perguntas: o que sou é o que faço profissionalmente? Ou, o que sou pode ser o que faço nos tempos-livres? O que sou é definido pelas coordenadas de onde nasci? Ou, sou simplesmente o resultado acumulado do meu passado? E se não tiver um passado, como Fernando Pessoa que não conhece o futuro e que perdeu o passado? Posso ser apenas o presente?

À volta desta volta desassossegada, encontrei a resposta na minha nave feita bicicleta, mais propriamente uma “fixed gear”, tão atual e global como a própria questão.

Ao pedalar numa “fixed gear” sou o presente, num movimento sincronizado entre mim e a bicicleta, como um ciborgue, meio homem meio máquina. Sinto quebrar a fronteira entre o que imagino ser, o que sou na realidade e o que os outros esperam que seja. Ainda assim, perco-me na questão: “O que és?”.

Pedalei ao lado de uma rapariga que rolava calmamente e um rapaz que tentava desesperadamente bater um recorde. Ambos mostraram-me o que faziam, não o que eram e eu continuo desorientado.

A volta interrogativa chegou à linha de partida e, para sair deste ciclo procure eliminar a fronteira entre a resposta correta e a incorreta, entre a realidade e o imaginário e uso a bicicleta para alcançar a inexistência de quaisquer fronteiras.
Área(s)
Ilustração
 
tipologia(s)
Exposição
 
+ INFO
luisfavas.com
08 NOV — 22 DEZ

Vélocité Café
Av. Duque d’Ávila 120 A
1050-084 Lisboa
 
metro S. Sebastião
Segunda-Sexta
10:00-20:00
 
Sábado-Domingo
09:00-20:00
Inauguração
07 NOV / 19:15
tan
gen
cial