AMANDA LEVETE © Peter-Guenzel
AMANDA LEVETE
(GB)
Amanda Levete (n. 1955, Bridgend) tem dedicado a sua carreira a explorar o potencial de transformação do espaço através de edifícios e peças de mobiliário notáveis.

Os seus interesses estão entre o físico e o metafísico, o orgânico e o manufacturado. Tem consolidado uma rede de trabalho com diversos artistas, como Anish Kapoor para o projecto Naples Subway. As peças de mobiliário que Amanda Levete desenvolveu para Established & Sons foram consideradas sublimes. Esta relação permitiu-lhe desenvolver algumas peças icónicas, como o banco Drift ou as peças Around the Corner – cada uma ganhando forma através de um software avançado e depois trabalhadas à mão. Levete estudou na Architectural Association e colaborou com Richard Rogers antes de integrar o influente estúdio Future Systems em 1989, numa parceria com o falecido Jan Kaplicky. Sendo uma das práticas mais inovadoras do seu tempo, Future Systems realizou edifícios reconhecidos internacionalmente e premiados, incluindo o conjunto de lojas Selfridges em Birmingham e o Media Centre em Lord’s Cricket Ground, vencedor do prestigiado Stirling Prize.

É professora convidada no Royal College of Art e parte do quadro do Artangel. Levete é frequentemente participante em programas de TV e radio e escreve para a Building magazine. A fundação do estúdio AL_A – Amanda Levete Architects, em 2009, marca o fim da colaboração de 20 anos de Levete com Future Systems. Desde o início, AL_A tem-se demarcado pelo seu trabalho original e íntegro, onde os conceitos impulsionam as vontades dos clientes, a estética e as tecnologias aos seus limites. Os seus trabalhos incluem o media campus da News Corporation em East London, a muito aguardada expansão do Victoria & Albert Museum em Londres, o novo centro cultural da EDP em Lisboa, um media campus para BskyB e um hotel e centro comercial de grande escala em Banguecoque para a Central Retail Corporation.
EXD'13
METAMORPHOSIS
 
+ INFO
www.ala.uk.com
partici
pante