PARTICIPANTES
R—R
Reza Abedini

Reza Abedini (IR)

(n. 1967, Teerão) Designer gráfico iraniano formado na School of Fine Arts em 1985 e BA em Pintura pela Tehran Art University, em 1992. Fundou o Reza Abedini Studio em Teerão em 1993. É professor na Universidade Americana de Beirute, no Líbano e na Universidade de Teerão. O seu trabalho sobre a tipografia persa moderna, que combina temas da contemporaneidade e tradição, tem um estilo único e é reconhecido internacionalmente. Abedini tem sido distinguido com diversos prémios internacionais, dos quais o Principal Prince Claus Award em 2006.É membro da Iranian Graphic Designers Society (IGDS) desde 1997, e da Alliance Graphique Internationale (AGI) desde 2001.

www.rezaabedini.com

Ricardo Leite

Ricardo Leite (PT)

(n. 1985, Porto) Licenciado em Design de Comunicação pela ESAD Matosinhos em 2008 e com Mestrado em Digital Media Design na Elisava Barcelona em 2009. Iniciou o seu percurso profissional no estúdio JuntosOtraVez. Esteve 5 anos em Barcelona, onde colaborou com Twopoints e Martino&Jana. Em 2012 integrou o estúdio Joost Grootens, Amsterdão. Actualmente é responsável e fundador do estúdio multidisciplinar “Classroom”, com o designer João Santos, situado na “Hendrik de Keyserschool”, Amesterdão. Fundou BPBD – Best Portuguese Book Designs e Wild Research Club, onde desenvolve actividade como designer.

www.rl85.com

Rida Abbasi

Rida Abbasi (PK)

Designer gráfica que vê no design um estímulo para a experimentação e combina esta filosofia com uma abordagem conceptual, que resulta num trabalho que explora a relação entre ciência, natureza e o desconhecido. No início de 2015, terminou o estágio com Mirko Ilić em Nova Iorque. As suas influências incluem Metastazis (Valnoir), Aubrey Beardsley, e Carl Sagan. O seu trabalho foi publicado em diversas revistas e livros nas regiões da América do Norte e Ásia-Pacífico. Actualmente, vive e trabalha em Melbourne na Austrália.

www.rida-abbasi.com

Rita Gomes Ferrão

Rita Gomes Ferrão (PT)

Investigadora colaboradora do Instituto de História da Arte da FCSH-UNL, é licenciada em Pintura pela FBAUL, com Diploma de Estudos Avançados em História da Arte Contemporânea pela FCSH-UNL. Foi assistente de Françoise Schein (1996-99), realizando projectos com as fábricas de cerâmica Viúva Lamego, Lisboa, e Aleluia, Aveiro. Colaborou com Thierry Groensteen em La Mercerie: une folie charentaise (2013), na colecção Design Português (2015) e com o Departamento de Documentário da RTP, entre outros. É autora de Hansi Staël: Cerâmica, modernidade e tradição (2014) e Querubim Lapa: Primeira Obra cerâmica 1954-1974 (2015), tendo sido curadora das exposições com o mesmo nome. Dedica-se ao estudo da produção cerâmica do século XX, em Portugal, mantendo a página de divulgação online, Cerâmica Modernista em Portugal.

Rui Abreu

Rui Abreu (PT)

(n. Porto) Licenciado em design de comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto em 2003. Enquanto estudante fez as primeiras tentativas de desenho tipográfico, tendo lançado o seu primeiro tipo de letra em 2006. Em 2008 lançou o site r-typography.com, uma mostra seleccionada do seu trabalho tipográfico. Desde 2009, Rui Abreu tem publicado o seu trabalho independentemente, e pela foundry sueca Fountain. O reconhecimento internacional dos seus tipos inclui prémios do TDC e Atypi.

www.r-typography.com

VOLTAR A

PARTICIPANTES