Primeira Pedra First Stone
Primeira Pedra | Save The Date
Em 2020 celebram-se os 4 anos do programa Primeira Pedra. Lisboa será palco de um grande evento que será marcado por dois momentos distintos: uma conferência e uma exposição retrospectiva.

A partir de dia 27 de Junho de 2020, os 37 projectos e as mais de 50 peças criadas no âmbito desta iniciativa, que reuniu 33 designers, arquitectos e artistas de todo o mundo, serão apresentados nos espaços interiores e exteriores do Museu dos Coches, em Lisboa. Na mesma data ocorrerá também uma conferência sobre todos os temas abordados pelo programa. Este momento reunirá um número significativo de participantes da Primeira Pedra, assim como um conjunto de convidados especiais.

© Ricardo Bravo © Ricardo Gonçalves

Ao longo dos últimos quatro anos, o programa tem desenvolvido projectos de investigação e desenvolvimento centrados nas características únicas da pedra portuguesa. Em grande proximidade com a indústria nacional de extracção e transformação deste material, Primeira Pedra tem convidado alguns dos nomes mais consagrados das áreas do design, da arquitectura e, mais recentemente, da arte, a imergir no fascinante universo da pedra portuguesa, assim como a criar novas obras recorrendo a este recurso natural, explorando abordagens pouco convencionais e salientando a sua intemporalidade.

Entre 2016 e 2017, anos que correspondem à primeira parte do programa, foram realizados 3 projectos – Resistance, Still Motion e Common Sense – que se materializaram na criação de 26 obras em pedra portuguesa e na organização de exposições em Veneza, Milão, Weil am Rhein, São Paulo, Londres e Nova Iorque. A segunda fase do programa deu origem ao projecto Mint Street, em Londres, e à exposição Expanded, em Veneza, às quais se somarão ainda uma intervenção em Nova Iorque, outra em Paris e uma exposição retrospectiva em Lisboa, no novo Museu Nacional dos Coches.

Reserve o dia 27 de Junho de 2020 na sua agenda.

Primeira Pedra | Expanded
Obras dos três artistas podem ser descobertas até final de Novembro em Veneza.

Se for a Veneza não deixe de visitar Expanded, a mais recente exposição do programa Primeira Pedra, que inaugurou durante a 58ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza. Patente nos jardins da Fondazione Giorgio Cini até 24 de Novembro de 2019, a exposição é composta por obras originais de Carsten Höller, Julião Sarmento e Marina Abramović, realizadas em pedra portuguesa e desenhadas especificamente para o espaço público.

Julião Sarmento | © Slideshow © Slideshow

As obras criadas pelos consagrados artistas exploram novas percepções de espaço, escala, tempo e lugar, convidando os visitantes a expandir as suas pré-concepções em torno de cada um destes temas.

News
Em Setembro, a Primeira Pedra irá apresentar uma acção especial na cidade de Nova Iorque, associada à Torre que o Arquitecto Álvaro Siza desenhou para esta cidade.

New York
Ainda em Setembro a experimentadesign irá também anunciar o novo programa de pesquisa e inovação efectuado para uma das mais importantes empresas portuguesas.

O mês de Outubro estará marcado pelo lançamento do novo projecto internacional de carácter social e cultural da experimentadesign, tendo como disciplina central o design.

Mais novidades em breve.
Um bom Verão!
Informamos que a experimentadesign estará fechada entre os dias 1 e 23 de Agosto.
( experimentadesign )

Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal


+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt
www.experimentadesign.pt
FACEBOOK   |   INSTAGRAM   |   TWITTER   |   LINKEDIN
VER ONLINE SUBSCREVER / REMOVER