ORDEM DE
COMPRA:
O DESIGN E
A INDÚSTRIA
PORTUGUESES
NA ECONOMIA
ACTUAL
- EXEMPLOS
DE SUCESSO
Ordem de Compra celebra a dinâmica do design pensado e produzido pela indústria portuguesa e a sua importância para a economia nacional. Desde 1998 que a experimentadesign tem assumido no seu trabalho uma perspectiva alicerçada na componente cultural de design. Com a exposição Revolution 99/09, que iniciou a programação do Palácio Quintela em Junho de 2010 apresentámos 10 anos de criação portuguesa na área do design gráfico e de produto com um enfoque específico nos criadores. Hoje é o momento ideal para reflectirmos sobre a crescente sinergia entre o design e a indústria, no desafio comum de enriquecer e fortalecer o sector secundário nacional.

Ordem de Compra reúne cerca de duas centenas de exemplos de sucesso vindos de 75 empresas nacionais, em sectores de referência como a porcelana, o vidro, a cortiça e o calçado, bem como novos produtos que fazem uso das mais avançadas tecnologias, destinados a nichos de mercado ou à exportação.
Considerando o panorama geral do país, esta exposição confirma o crescente reconhecimento por parte do tecido industrial da importância do design enquanto mais-valia diferenciadora e ferramenta de actualização. Comprova-se, visitando esta exposição, que o design é um elemento cada vez mais central no desenho de estratégias de diversificação da oferta, impulsionando a capacidade de resposta e adaptação a novas realidades de mercado.

A linha curatorial optou pela abrangência territorial aliada à transversalidade própria do design industrial, resultando numa criteriosa selecção de objectos e equipamentos em áreas muito distintas. A expressiva vertente inovadora que a caracteriza é visível em produtos concebidos segundo critérios de sustentabilidade ambiental e social, aplicação de novos materiais e exploração de tecnologias e competências técnicas.

Para além do carimbo “Thought and Made in Portugal”, os critérios orientadores da
selecção foram a disponibilidade efectiva no mercado nacional ou internacional, a sua recente concepção e comercialização e o seu desempenho comercial. A maioria dos produtos seleccionados foi desenvolvida nos departamentos internos das respectivas empresas envolvendo diferentes competências, de entre as quais se destaca o design.

A visão que norteia o trabalho da experimentadesign mantém-se nesta exposição. Falamos aqui da cultura e da criatividade e do seu papel enquanto impulsionadores da economia e da sociedade, mas também como vectores fundamentais de desenvolvimento sustentável.

Para a experimentadesign é um orgulho poder apresentar Ordem de Compra, e provar que uma aposta continuada no design pode constituir um factor determinante para o sucesso da economia nacional.

Guta Moura Guedes
Presidente da experimentadesign