A 4ª edição da Experimentadesign – Bienal de Lisboa realizou-se entre 15 de Setembro e 30 de Outubro de 2005. Sob o tema “O Meio é a Matéria”, a EXD’05 focou o meio e as matérias de transmissão perceptíveis no intervalo que se encontra entre quem cria e quem recebe.

“O Meio é a Matéria centrou-se nos meios de comunicação e objectos comunicativos – um universo onde por vezes a matéria parece ser menos importante do que as mensagens que transmite e onde as interacções entre aqueles que criam e aqueles que recebem se tornam o verdadeiro produto.”
(Max Bruinsma, Comissário convidado)

A exemplo de anos anteriores, a programação da Bienal integrou iniciativas em diversos formatos, entre exposições, debates, intervenções urbanas, conferências e workshops, espalhados por vários espaços emblemáticos da capital portuguesa.
Dedicada ao design, à arquitectura e à cultura contemporânea a Experimentadesign – Bienal de Lisboa é um evento plural e integrador que celebra e promove a transdisciplinaridade, a reflexão crítica e a criatividade.