PARTICIPANTES
J—J
Jeffrey Keyton

Jeffrey Keyton (US)

Formado em Belas Artes pelo Pratt Institute, Jeffrey Keyton é o Vice Presidente Senior de design da MTV. Nas últimas três décadas, o seu trabalho, em constante mudança e evolução, tem sido instrumental para tornar o canal de música numa das marcas mais conhecidas do mundo. O seu trabalho foi reconhecido por todas as principais instituições, incluindo o Art Director’s Club, AIGA, The One Show, BDA and the Herschel Levitt Award for Lifetime Achievement do Pratt Institute. Reside em Princeton, Nova Jersey com a sua mulher e designer Stacy Drummond e o filho.

Jianping He

Jianping He (CN)

(n.1973, China) Designer gráfico, professor e editor freelance a viver em Berlim. Estudou design gráfico na China Academy of Art (1991-­94), realizou o Mestrado em Belas Artes na Berlin University of the Arts (1997-­2001) e Doutoramento em história cultural na Free University of Berlin (2011). Trabalhou na Berlin University of the Arts, é professor convidado na Hong Kong Polytechnic University, na China Academy of Art de Hangzhou, e é também supervisor de doutoramentos na China Academy of Art. Em 2002 estabeleceu o seu estúdio de design e editora, hesign, sediado em Berlim, com um ramo em Hangzhou, desde 2008. É membro da Alliance Graphique Internationale (AGI).

http://hesign.com

João Castro

João Castro (PT)

(n.1984, Porto) Estudou Biologia e desistiu, fez Graffiti e estudou Design. Questiona a validade do Designer. Hoje é docente na ESAD Matosinhos, onde lecciona comunicação. No desenho é racional: não tem fronteiras e soma a visão monumental ao exercício racional do domínio gráfico. Fundador do The Royal Studio (2010) e membro da We Came From Space (2014). Trabalha com clientes internacionais e locais onde soma de forma rotineira fusos horários de -9h a +11h.

João Drumond

João Drumond (PT)

(n.1990, Madeira) Designer, artista e ilustrador português. Vive no Porto, onde recebeu um diploma em Design de Comunicação pela FBAUP em 2012. Estudou posteriormente Art Direction na ECAL (Lausana, Suíça). Divide a sua prática entre encomendas, projectos de inciativa própria e exposições.

http://ssseiva.tumblr.com

João Machado

João Machado (PT)

(n.1982, Lisboa) Designer formado em Lisboa, aprofundou a sua experiência académica e profissional em vários países: estúdio Base Design, Barcelona (ES); Departamento de História de Arte da Universidade do Colorado, Denver (US); e Londres (UK), cidade onde concluiu o mestrado em Design Gráfico, na Chelsea College of Art & Design. Colaborou com o Atelier Pedro Falcão, trabalha actualmente com Vera Cortês Art Agency e em estúdio próprio, onde desenvolve trabalhos de design para projectos editoriais e artísticos.

www.joaomachado.net

Jonathan Barnbrook

Jonathan Barnbrook (UK)

Designer gráfico que após terminar os seus estudos em 1990 optou por trabalhar com diversas instituições culturais e grupos activistas, acreditando que o design gráfico tem um papel importante no debate sócio-cultural. Como resultado, desenvolveu um extenso trabalho pessoal de carácter político. Ficou igualmente conhecido pelas suas colaborações com os Adbusters, o colectivo anti-publicidade, e Damien Hirst, para além de ser colaborador visual de longa data de David Bowie. A font Mason que desenhou, foi a primeira font digital adquirida pelo MoMA, Nova Iorque em 2013. A sua obra enquanto designer gráfico foi apresentada em 2007, no Design Museum de Londres, numa importante retrospectiva itinerante que já passou por mais de 10 países.

www.barnbrook.net

Jorge Silva

Jorge Silva (PT)

(n. 1958, Lisboa) Designer de comunicação dedicado ao design editorial e à direcção de arte. Foi director de arte dos jornais Combate e O Independente e dos suplementos do jornal Público, Y e Mil Folhas, tendo vencido dezenas de prémios da The Society for News Design pelo seu trabalho. Dirigiu várias revistas, entre as quais a LX Metrópole, da Parque Expo, que originou, em 2001, a criação do atelier Silva Designers, dedicado ao branding cultural. Foi director de arte de publicações como Agenda Cultural de Lisboa, XXI ou Blimunda, e do Grupo Editorial Leya. Desde o início de 2015, é consultor artístico da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e responsável pelo conceito e edição da Colecção D, uma publicação sobre designers portugueses.

Nos últimos anos tem leccionado Direcção de Arte em mestrados da Faculdade de Belas Artes do Porto e tem-se dedicado à investigação e curadoria nas áreas do design e ilustração. Criou o blogue Almanaque Silva, onde conta histórias da ilustração portuguesa. É membro da Alliance Graphique Internationale (AGI), desde 2012.

www.almanaquesilva.wordpress.com
www.silvadesigners.com

José Bártolo

José Bártolo (PT)

(n.1972, Maputo) Desenvolve actividade como professor, investigador e curador de design desde 1998. Professor Coordenador com Agregação, é actualmente Presidente do Conselho Científico da ESAD Matosinhos. Integra comissões de avaliação em design da FCT e A3ES. É Diretor científico da ESAD-IDEA - Investigação em Design e Arte e investigador no CECL da Universidade Nova de Lisboa. É editor da revista Pli Arte & Design e foi autor e coordenador da Colecção Design Português. Foi curador, entre outras, das exposições “Colofón” (2015), “Duets” (2015), “Arquitectura Revista” (2015), “A Liberdade da Imagem” (2014), “A revolução tem de estar perto” (2014) ou “Almanaque – Uma história do design português em revista” (2013). Será o Comissário da representação portuguesa à XXI edição da Trienal de Milão em 2016.

VOLTAR A

PARTICIPANTES