( experimentadesign )



ABOUT US
BIENAL EXD
CULTURA
BUSINESS & CONSULTING
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO


ENGLISH


NEWSLETTER
CENTRO DE IMPRENSA
GALERIAS FOTOGRÁFICAS

facebook/ twitter/ flickr/ vimeo/ linkedin/
BUSINESS & CONSULTING


Através da área de Business & Consulting, a experimentadesign presta serviços de design estratégico, consultoria, curadoria, comunicação e gestão de projectos.

Assumindo o design, a cultura e a criatividade como factores diferenciadores, mais-valias e fontes de recursos, a experimentadesign desenvolve respostas integradas e flexíveis, em vários formatos para clientes e parceiros do tecido económico privado e no meio institucional.

Oferecendo aos agentes económicos novos instrumentos e modelos baseados no potencial transformador do design e disciplinas criativas, a experimentadesign mobiliza as suas capacidades organizativas e know-how no sentido de beneficiar os serviços e indústrias nacionais e internacionais.

Através da sua actividade de Business & Consulting, a experimentadesign é parceira de trabalho ideal para os agentes e empresas que procuram soluções inovadoras e de impacto transversal para o contexto desafiante do século XXI, numa óptica de aumento de competitividade, revitalização, conquista de novos mercados, internacionalização e diferenciação.



CONTACTE-NOS:
business@experimentadesign.pt



PORTFOLIO


City Cortex


website
CITY CORTEX
Curadoria, Produção
2018-

Cliente: Corticeira Amorim

City Cortex é um programa que investiga a intersecção entre contextos urbanos contemporâneos e um dos materiais mais versáteis e sustentáveis que a Natureza tem para oferecer: a cortiça. Percepciona a cidade como um organismo vivo e dinâmico, olhando para os desafios do século XXI, em que temas como a mobilidade, segurança, conforto, protecção, sustentabilidade e gestão de matérias-primas são absolutamente essenciais.

Através das contribuições de arquitectos e designers de renome internacional, visa a criação de projectos originais para espaços públicos e semipúblicos na cidade de Nova Iorque, através do desenvolvimento de pesquisa in situ acerca do potencial da cortiça portuguesa e da respectiva indústria de transformação.

Promovido pela Amorim e com curadoria da experimentadesign, o programa dedica-se também à ideia da cidade enquanto playground e espaço de uso comum, multidisciplinar e multicultural.



Lisbon Gallery


website
LISBON GALLERY
Curadoria, Produção
2017-

Cliente: experimentadesign

A Lisbon Gallery apresenta e comercializa uma selecção cuidada de trabalhos criados pelos autores que representa, alguns dos protagonistas nacionais e internacionais mais relevantes do design e da arquitectura contemporâneos. As peças são também um reflexo da sua perspectiva e prática curatorial.

A abordagem é inovadora, baseada nos princípios da investigação, qualidade, beleza e originalidade, trazendo ao mercado peças únicas, em séries limitadas ou em edições standard, cobrindo várias áreas do design e da arquitectura e de outros territórios que acompanham estas disciplinas, como fotografia, vídeo e publicações em print ou digital.

O espaço que a acolhe é o piso térreo de um palácio construído no início do século XIX, no Jardim do Príncipe Real.



Primeira Pedra


website
Assimagra
PRIMEIRA PEDRA
Design estratégico
2016-2017

Cliente: Assimagra

Este programa nasceu do convite da Assimagra à experimentadesign no sentido de se colocar a pedra portuguesa e a indústria que agrega, nos patamares mais competitivos do mercado internacional. O programa concilia indústria e design através do desenvolvimento de novas aplicações da pedra portuguesa, sensibilizando para as suas especificidades e para a indústria associada, num cluster que reúne mais de 1500 empresas, extractivas e transformadoras.

Primeira Pedra tem uma génese de pesquisa experimental, de âmbito internacional, onde se exploram as potencialidades de utilização da pedra portuguesa, alicerçado nas suas propriedades materiais e características distintivas, tendo desafiado mais de 20 criadores das áreas do design e da arquitectura.

A experimentadesign é a responsável pela concepção de todo o programa Primeira Pedra, que foi objecto de uma candidatura ao Compete, liderada pela Assimagra, tendo obtido um financiamento através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização/Compete 2020 para a sua realização.



LIVRO E APP AMORIM
Design gráfico, Desenvolvimento
2016

Cliente: Corticeira Amorim

A convite da Corticeira Amorim, a experimentadesign desenvolveu um livro e uma aplicação digital onde são apresentados os grandes projectos e outputs desta empresa, enquanto líder mundial do sector. Este projecto implicou um trabalho de proximidade e pesquisa com a equipa da Amorim, em envolvimento directo com os vários departamentos, desde onde se tomam as importantes decisões de estratégia, à comunicação e marketing, passando pela pesquisa científica e produção industrial.

Com o título The Future is Our Present, este livro proporciona uma visão caleidoscópica da empresa, formalizando-se em 228 páginas, editado em inglês e apresentando uma selecção de 13 projectos, 11 temas, uma entrevista com António Rios de Amorim e uma narrativa pelo mundo da cortiça e da sua indústria. A app, de download gratuito, foi efectuada em parceria com a ALTA International Creative Alliance.



ERICEIRA
Design estratégico
2015-2016

Cliente: Câmara Municipal de Mafra

A experimentadesign foi a responsável pelo novo Projecto do Posto de Turismo da Ericeira e do Centro de Interpretação Reserva Mundial de Surf, a partir de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Mafra para a sua requalificação. Este é um projecto de design estratégico, de características bastantes singulares, que sublinha a relação entre o design e a economia do mar, centrado num dos mais importantes produtos turísticos que temos – a nossa costa e o património cultural oceânico – de forma sustentada e dirigida para o mercado turístico do século XXI, exigente, informado e cosmopolita. O projecto foi efectuado em parceria com a ALTA International Creative Alliance.



FESTIVAL IN
Design de layout e conteúdos
2013

Cliente: Fundação AIP

A experimentadesign é responsável pelo design de layout do Festival IN, organizado pela Fundação AIP. O desafio foi encarado pela (e) numa óptica de design thinking, com o objectivo de criar um interface diferenciador na área de consumo e partilha de conteúdos. Foi constituída uma equipa que envolve a unidade (e) mix media design e que integra o designer Miguel Vieira Baptista, que irá contribuir para que este festival se torne uma referência nacional e internacional na área dos eventos dedicados à economia criativa e inovação.
A primeira intervenção foi pensada para o Warm Up do Festival IN (29 e 30 de Maio), sendo que a segunda acontecerá em Novembro de 2013.



Design Debates


programa
DESIGN DEBATES
Consultoria, Produção de Debate
2013

Cliente: Veritas – Art Auctioneers

A experimentadesign e a Veritas celebraram uma parceria que veio aliar a actividade da Veritas - leiloeira internacional, criada por um grupo de especialistas com longos anos de experiência nacional e internacional no mercado da Arte, e que assume a partir deste momento uma posição de destaque na área do design - com o vasto know-how da experimentadesign, resultando numa nova abordagem às temáticas ligadas ao design e ao investimento e coleccionismo.

Tendo em conta a sua vocação no campo da pesquisa e da disponibilização de informação e conhecimento a experimentadesign propôs criar e coordenar um Conselho Consultivo Internacional que dará um enquadramento estratégico ao trabalho da Veritas e propôs ainda a criação de uma série de debates sobre a temática do design, do coleccionismo, das edições limitadas, das edições em série, em ligação com os leilões.



MATERIA
Consultoria, Design Industrial
2011

Cliente: Grupo Corticeira Amorim

A colecção MATERIA surgiu como resposta a um desafio lançado pela Corticeira Amorim à experimentadesign, no sentido de criar um novo posicionamento da cortiça e da sua utilização em contextos não tradicionais. Assumindo o design como mais-valia potenciadora das características singulares da cortiça, foi esboçada uma estratégia envolvendo criatividade e inovação, ancorada numa operação de branding e comunicação diferenciadora.

Para esta nova marca de objectos a experimentadesign convidou dez designers e estúdios portugueses e estrangeiros. Autora do nome, branding e packaging, a experimentadesign foi igualmente responsável pelo plano de comunicação de MATERIA, cujo lançamento mundial decorreu no Salone del Mobile di Milano, em Abril de 2011, sendo de seguida apresentada em Portugal.



THE LISBONAIRE APARTMENTS
Direcção Criativa
2011

Cliente: Grupo Lisbonaire/ Gomes de Pinho

A experimentadesign assumiu a direcção criativa de The Lisbonaire Apartments, uma unidade hoteleira em plena Baixa lisboeta. O desenvolvimento global do projecto integrou duas vertentes: uma gráfica, nos 19 apartamentos e área comum; outra de design de equipamento, com o desenho e selecção do mobiliário.

À abordagem low-budget, a experimentadesign adicionou a ideia de que os recursos utilizados no design de equipamento fossem de origem 100% portuguesa e que a componente de design gráfico fosse inspirada na riqueza do património visual e identitário da zona da Baixa Chiado. A experimentadesign definiu conceito e briefing, convidou e coordenou os 19 designers e ateliers para as intervenções gráficas, convidando o atelier Pedrita para a coordenação do design de equipamento e o designer Ricardo Mealha para a concepção da identidade gráfica e imagem.



Pontes para um Futuro mais Positivo


PONTES PARA UM FUTURO MAIS POSITIVO
Curadoria, design e produção de exposição
2010

Cliente: Galp

Exposição dos projectos candidatos ao concurso internacional de ideias para ponte ciclável sobre a 2ª circular em Lisboa. Realizada no Palácio Quintela, apresentou 54 propostas (maquetas e painéis explicativos) oriundos de ateliers e arquitectos de 14 países, entre os quais Bangladesh, Brasil, Bélgica, Espanha, Índia, Itália, Israel, Jordânia, Macau, Portugal, Reino Unido e Tunísia. A exposição recebeu 3485 visitantes, tendo a inauguração contado com a presença de Eng. Manuel Ferreira de Oliveira - Presidente da Comissão Executiva da Galp Energia e simultaneamente Presidente do Conselho de Administração da Fundação Galp Energia; Dr. André Ribeiro - Administrador Executivo da Galp Energia e Membro do Conselho de Administração da Fundação Galp Energia; Engº Fabrizio Dassogno - Administrador Executivo da Galp Energia e Membro do Conselho de Administração da Fundação Galp Energia, e o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes.



REPRESENTAÇÃO DO MC NO EVENTO PORTUGAL TECNOLÓGICO
Design de Stand Expositivo
2010

Cliente: Ministério da Cultura

Desenho do stand do Ministério da Cultura no evento Portugal Tecnológico, numa intervenção concebida e coordenada em regime pro bono pela experimentadesign.

Integrando as representações de 12 organismos tutelados pelo Ministério da Cultura, o espaço definiu-se como uma plataforma expositiva neutra onde se posicionaram vários módulos e cápsulas, proporcionando uma experiência envolvente e focada no visionamento dos conteúdos áudio e vídeo. Coordenado pela experimentadesign, contou com a participação do atelier de arquitectura Ubiquidade para a execução do projecto e design gráfico de Nuno Luz.



Cenários para os programas do Canal Q


CENÁRIOS PARA OS PROGRAMAS DO CANAL Q
Design de Cenários
2010

Cliente: Produções Fictícias

A experimentadesign foi responsável pela direcção artística dos cenários do canal Q (tv on demand), da programação MEO do grupo PT. A experimentadesign seleccionou e coordenou a equipa de designers responsável numa solução "chave na mão".

Seguindo a linha de conteúdos e posicionamento deste canal temático de cobertura nacional, os cenários desenhados por Henrique Ralheta (cenografia e design de equipamento) e Nuno Luz (design gráfico) apostou numa construção modular adaptável aos ambientes dos diferentes talk shows, com utilização de elementos visuais analógicos e uma tipografia original.



Concurso Internacional de Ideias para uma nova Ponte Ciclável em Lisboa


CONCURSO INTERNACIONAL DE IDEIAS PARA UMA NOVA
PONTE CICLÁVEL EM LISBOA

Conceito e Produção
2009

Cliente: Fundação Galp

A experimentadesign organizou para a Fundação Galp um concurso internacional de ideias para o projecto de uma ponte pedonável e ciclável sobre a 2ª circular em Lisboa. Desafiando arquitectos e engenheiros a desenhar um novo equipamento para a cidade, o brief reflectia preocupações ambientais ligadas à eficiência energética, focando a sustentabilidade dos projectos ao nível da execução e manutenção, sendo valorizada a utilização de materiais inovadores, bem como a inserção urbana e enquadramento paisagístico.

Tendo recebido 62 candidaturas de 14 países, o júri presidido pela Arquitecta Amanda Levete anunciou o vencedor, segundo e terceiros classificados e menções honrosas no dia 4 de Outubro. As maquetas do vencedor e restantes premiados estiveram em exposição no Lounging Space de 4 de Outubro a 8 de Novembro, no âmbito do programa deste espaço referencia da EXD'09.



50º Conferência Anual da ATypI


50º CONFERÊNCIA ANUAL DA ATYPI
Produção de Conferência
2006

Cliente: AtypI

A experimentadesign co-produziu a 50ª edição do evento cimeiro da tipografia mundial, juntamente com o delegado local da AtypI em Portugal, Mário Feliciano. Realizada no Cinema São Jorge, em Lisboa, a Sessão de abertura contou com mais de 750 pessoas.



Voyager 05 - Estrasburgo
Itinerância de Exposição
2005

Cliente: Ministério dos Negócios Estrangeiros

Em 2005 a Voyager 03, apresentada na bienal EXD03, foi seleccionada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa para integrar o programa cultural comemorativo da Presidência Portuguesa do Comité de Ministros do Conselho da Europa. De 4 a 11 de Julho, e com imagem e conteúdos renovados, passou a chamar-se Voyager 05 e esteve aberta ao público frente ao edifício do Conselho da Europa, em Estrasburgo. V05 apresentou propostas de cerca de 50 criadores portugueses nas áreas da arquitectura, artes plásticas, fotografia e design gráfico, design industrial, design de moda, design de produto, vídeo e música.



Voyager 05 - Praga


VOYAGER 05 - Praga
Itinerância de Exposição
2005

Cliente: Instituto Camões

Em Outubro de 2005, a Voyager foi apresentada em Praga por ocasião do Designblok, numa iniciativa conjunta da experimentadesign, da Designblok e do Instituto Camões, com o apoio da Embaixada de Portugal em Praga.



TRANSIT
Curadoria, Produção e Comunicação
2005

Cliente: TAP

No âmbito do seu 60º aniversário, a TAP encomendou à experimentadesign um projecto de reflexão e exploração criativa em torno do seu património identitário e universo específico. Foram definidos como conceitos de partida a antecipação de cenários e a reinterpretação da componente de "portugalidade".

Nove jovens designers e arquitectos foram desafiados a conceber propostas de novos produtos, serviços e suportes para a transportadora aérea nacional. O resultado foi apresentado na exposição Transit - Contributos para um novo universo TAP, realizada na Estufa do Museu da Cidade, de 1 a 30 de Abril de 2005.



Pontes Pedonais para Lisboa


PONTES PEDONAIS PARA LISBOA
MAIS CIDADE JUNTO AO RIO
Design Estratégico
2005

Cliente: APL

A APL - Administração do Porto de Lisboa propôs à experimentadesign desenvolver e coordenar uma intervenção de revitalização da zona ribeirinha lisboeta, restabelecendo a ligação pedonal ao rio Tejo. O projecto desenvolvido visou a apresentação de propostas para 7 pontes pedonais sobre a linha do comboio, entre as zonas do Cais do Sodré e Algés. Três dos projectos seriam pontes existentes requalificadas e as outras quatro concebidas de raiz, todas elas com projectos de arquitectos portugueses.



SAL
Design Estratégico
2003

Cliente: EMEL

SAL – Silos Automóveis de Lisboa surgiu em resposta ao problema de estacionamento nas zonas históricas de Lisboa. A experimentadesign desafiou a comunidade criativa a reflectir e conceber soluções funcionais, de estética contemporânea aliada à integração e respeito pelos valores patrimoniais, que respondessem de forma consistente às questões de mobilidade. À Câmara Municipal de Lisboa, que se juntou ao projecto a título de parceira, coube a definição dos espaços que eram prioritários trabalhar pelos nove ateliers de arquitectura emergentes convidados.

O potencial do projecto, enquanto criação de novas abordagens lógicas e sustentáveis, originou parcerias entre a CML e a EMEL para concretizar soluções de estacionamento em altura, a custos de construção controlados. Das 9 propostas, três avançaram para a fase de projecto-base e um quarto projecto foi adicionado pela C.M.L. com propósitos de implementação.



Linha d'Água


LINHA D'ÁGUA
Curadoria, Produção, Comunicação
2003

Cliente: Câmara Municipal de Oeiras

A convite da Vereação da Cultura da Câmara Municipal de Oeiras, a experimentadesign comissariou um trabalho de pesquisa para a requalificação da zona costeira de Oeiras. Uma aposta na pluralidade de linguagens criativas enquanto caminho para solucionar problemáticas urbanas, Linha d' Água constituiu uma plataforma de reflexão sobre maximização da fruição do espaço público da cidade e da sua frente marítima.

Da autoria de 19 criadores em áreas como design de equipamento, design gráfico, arquitectura e arquitectura paisagista, cenografia, artes plásticas, fotografia, vídeo, multimédia, engenharia, foram apresentados 10 projectos numa exposição no Hangar K7 da Fundição de Oeiras.



Cenografia do programa Magazine


CENOGRAFIA DO PROGRAMA MAGAZINE
Design de Cenários
2003

Cliente: RTP2

A experimentadesign foi responsável pelo set up design do programa cultural "Magazine" apresentado por Anabela Mota Ribeiro e exibido na RTP2.

A cenografia consistiu no trabalho da luz e cores de tons quentes, criando a sensação de profundidade num estúdio de reduzidas dimensões. Um elemento marcante da cenografia era a mesa verde, modelo Tulip, assinado por Eero Saarinen.



Voyager 01


VOYAGER 01
Itinerância de Exposição
2002

Cliente: Ministério da Cultura

A Voyager 01 foi uma instalação/exposição sobre criatividade portuguesa como também uma operação de comunicação, desenhada para ser mostrada no estrangeiro e em Portugal. Constituiu uma possibilidade de criação de excepção para a comunidade criativa nacional uma vez que todos os conteúdos foram inéditos e especialmente comissariados para o efeito. Explorou e ensaiou novos formatos expositivos, procurando meios de chegar com mais eficácia ao público em geral.

O conceito da Voyager, concebido nesta primeira edição, tinha um carácter de experimentação, exploração, contágio entre disciplinas. Desafiou por isso vários artistas e designers, procurando criar uma imagem, das muitas possíveis, da cultura portuguesa contemporânea. A VO1 integrou cerca de 80 criadores nas áreas de design de ambiente, arquitectura, dança, design de moda, design gráfico, design industrial, música, new media, fotografia, design de produto, sound design, vídeo e artes visuais.

A V01 foi apresentada em Barcelona a convite do Ministério da Cultura, integrando as iniciativas culturais que marcaram a escolha de Portugal como País Convidado da edição de 2002 da prestigiada Feira Internacional do Livro Liber.



Requalificação da 72ª Feira do Livro de Lisboa


REQUALIFICAÇÃO DA 72ª FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
Design Estratégico, Arquitectura, Comunicação
2002

Cliente: Câmara Municipal de Lisboa

O Projecto de requalificação da 72ª Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VI, teve por objectivo melhorar a articulação entre os elementos existentes bem como facilitar a circulação dos visitantes e criar um forte pólo atractor, com programação, própria e de grande visibilidade e qualidade estética.

Criou-se um novo pórtico de entrada, reformulou-se o Auditório-Cafetaria (com projecto do arquitecto Pedro Gadanho e do artista plástico João Paulo Feliciano) e espaço infantil, melhorou-se o sistema de iluminação e a sinalética geral. Este foi um projecto de requalificação que deu uma nova dinâmica ao espaço da Feira do Livro. Um trabalho que permitiu renovar a imagem deste evento cultural com o objectivo de o tornar mais apelativo aos visitantes.



O Quarto de Fernando Pessoa


O Quarto de Fernando Pessoa
Design de Cenários
2002

Cliente: Casa Museu Fernando Pessoa

A convite da instituição, a experimentadesign concebeu e realizou uma intervenção que visou expor ao público a biblioteca pessoal de Fernando Pessoa, até à data em arquivo. A intervenção incidiu na recriação de um ambiente centrado no quarto do poeta.



Designwise


DESIGNWISE
Design Industrial
2002

Cliente: experimentadesign

A DESIGNWISE é uma marca da experimentadesign que edita objectos e produtos originais criados por designers portugueses. A colecção da DESIGNWISE, onde foi também lançado o selo "Thought and Made in Portugal" não é especializada nem dedicada a categorias específicas de objectos. Os seus produtos percorrem várias escalas e universos: de materiais, de usos, de preço.

A produção da DESIGNWISE, coordenada pela experimentadesign, é realizada em Portugal, junto de pequenas e médias unidades industriais, artesãos locais e inclui uma parceria com o Estabelecimento Prisional de Tires- Unidade Livre de Drogas.

DESIGNWISE BY EXPERIMENTA foi comercializada a partir de Novembro de 2002 em diversas lojas em Portugal, Espanha, França e Noruega estando neste momento em stand by.



Houseware Experience


HOUSEWARE EXPERIENCE
Evento mixmedia
2000

Cliente: Pavilhão de Portugal Expo'2000

A convite do Pavilhão de Portugal da Expo'2000 de Hanôver no âmbito das iniciativas do dia de Portugal, a experimentadesign apresentou a edição 2000 do evento português mixmedia "Houseware Experience", cuja primeira edição foi concebida para o final da semana inaugural da bienal EXD'99.
 





 
(experimentadesign)
+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt
Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal