( experimentadesign )



ABOUT US
BIENAL EXD
CULTURA
BUSINESS & CONSULTING
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO


ENGLISH


NEWSLETTER
CENTRO DE IMPRENSA
GALERIAS FOTOGRÁFICAS

facebook/ twitter/ flickr/ vimeo/ linkedin/
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO
DESIGN & INDUSTRY



PORTFOLIO

Primeira Pedra


website
Primeira Pedra
2016–2017

Cliente: Assimagra

Programa que concilia indústria e design através do desenvolvimento de novas aplicações da pedra portuguesa. Tem uma génese de pesquisa experimental, de âmbito internacional, onde se exploram as potencialidades de utilização da pedra, alicerçado nas suas propriedades materiais e características distintivas. Foram desenvolvidos três projectos onde se desafiaram 23 autores das áreas do design e da arquitectura a produzir peças, numa estreita ligação com as empresas portuguesas do cluster liderado pela Assimagra.



Livro e App Amorim


app store
Livro e App Amorim
2016

Cliente: Corticeira Amorim

A convite da Corticeira Amorim, a experimentadesign desenvolveu um livro e uma aplicação digital onde são apresentados os grandes projectos e outputs desta empresa, enquanto líder mundial do sector. Este projecto implicou um trabalho de proximidade e pesquisa com a equipa da Amorim, em envolvimento directo com os vários departamentos, desde onde se tomam as importantes decisões de estratégia, à comunicação e marketing, passando pela pesquisa científica e produção industrial.

Com o título The Future is Our Present, este livro proporciona uma visão caleidoscópica da empresa, formalizando-se em 228 páginas, editado em inglês e apresentando uma selecção de 13 projectos, 11 temas, uma entrevista com António Rios de Amorim e uma narrativa pelo mundo da cortiça e da sua indústria. A app, de download gratuito, foi efectuada em parceria com a ALTA International Creative Alliance.



Ericeira
2015—2016

Cliente: Câmara Municipal de Mafra

A experimentadesign foi a responsável pelo novo Projecto do Posto de Turismo da Ericeira e do Centro de Interpretação Reserva Mundial de Surf, a partir de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Mafra para a sua requalificação. Este é um projecto de design estratégico, de características bastantes singulares, que sublinha a relação entre o design e a economia do mar, centrado num dos mais importantes produtos turísticos que temos – a nossa costa e o património cultural oceânico – de forma sustentada e dirigida para o mercado turístico do século XXI, exigente, informado e cosmopolita. O projecto foi efectuado em parceria com a ALTA International Creative Alliance.



Metamorphosis - Amanda Levete


EXD'13
Metamorphosis
2013

Cliente: Corticeira Amorim

Em parceria com a Amorim, foi criado o projecto Metamorphosis, que resulta de um processo de investigação e desenvolvimento sobre as potencialidades e a expansão dos limites de um material profundamente português, a cortiça. Foi feita uma análise das utilizações inovadoras, criativas e de vanguarda deste material, visando uma exploração das suas limitações, das suas últimas fronteiras e da sua capacidade de transformação.

Através da reflexão e pesquisa de um grupo internacional de designers e arquitectos de renome, Metamorphosis trouxe-nos a descoberta de novos produtos e utilidades baseadas nas propriedades únicas deste material. Concretizou-se como um projeto experimental onde foi atribuída uma liberdade criativa total aos autores convidados, para a concepção de novos territórios, funções e formas a partir da cortiça, que se constitui como um recurso relevante na cultura material e produção no século XXI.



Materia


website
Materia
2011

Cliente: Corticeira Amorim

A colecção Materia surgiu como resposta a um desafio lançado pela Corticeira Amorim à experimentadesign, no sentido de criar um novo posicionamento da cortiça e da sua utilização em contextos não tradicionais. Assumindo o design como mais-valia potenciadora das características singulares da cortiça, foi esboçada uma estratégia envolvendo criatividade e inovação, ancorada numa operação de branding e comunicação diferenciadora.

Para esta nova marca de objectos a experimentadesign convidou dez designers e estúdios portugueses e estrangeiros. Autora do nome, branding e packaging, a experimentadesign foi igualmente responsável pelo plano de comunicação de MATERIA, cujo lançamento mundial decorreu no Salone del Mobile di Milano 2011, sendo de seguida apresentada em Portugal.



Ponte Ciclável


Concurso Internacional de Ideias para uma nova Ponte Ciclável em Lisboa
2009

Cliente: Fundação GALP

A experimentadesign organizou para a Fundação Galp um concurso internacional de ideias para o projecto de uma ponte pedonável e ciclável sobre a 2ª circular em Lisboa. Desafiando arquitectos e engenheiros a desenhar um novo equipamento para a cidade, o brief reflectia preocupações ambientais ligadas à eficiência energética, focando a sustentabilidade dos projectos ao nível da execução e manutenção, sendo valorizada a utilização de materiais inovadores, bem como a inserção urbana e enquadramento paisagístico.

Das 62 candidaturas recebidas, de 14 países, o júri presidido pela Arquitecta Amanda Levete escolheu o projecto de MXT studio como vencedor e em 2010 realizou-se a exposição de 54 dos projectos candidatos. O projecto vencedor seguiu o seu curso de execução e a ponte foi inaugurada em Fevereiro de 2015.



Designwise


website
Designwise
2002

Cliente: experimentadesign

A DESIGNWISE é uma marca da experimentadesign que edita objectos e produtos originais criados por designers portugueses. A colecção da DESIGNWISE, onde foi também lançado o selo "Thought and Made in Portugal" não é especializada nem dedicada a categorias específicas de objectos. Os seus produtos percorrem várias escalas e universos: de materiais, de usos, de preço.

A produção da DESIGNWISE, coordenada pela experimentadesign, é realizada em Portugal, junto de pequenas e médias unidades industriais, artesãos locais e inclui uma parceria com o Estabelecimento Prisional de Tires – Unidade Livre de Drogas.

DESIGNWISE BY EXPERIMENTA foi comercializada a partir de Novembro de 2002 em diversas lojas em Portugal, Espanha, França e Noruega estando neste momento em standby.





 
(experimentadesign)
+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt
Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal