( e )   INFO 27.JUN.2018
LIZBON IN ZURICH
& FONTAINE NO VITRA CAMPUS




LIZBON IN ZURICH

A Lisbon Gallery inaugurou a exposição Lizbon in Zurich, no passado dia 10 de Junho, em parceria com a galeria Brand New World Salon, de Zurique. A inauguração aconteceu durante o Zurich Art Weekend, antecedendo a abertura da Art Basel 2018.

Lizbon in Zurich apresenta 33 peças que foram criadas, principalmente, através de projectos comissariados pela experimentadesign: peças que integraram o projecto Primeira Pedra (2016-2017), o projecto Metamorphosis, apresentado na bienal EXD’13 e o projecto Efeito D para a bienal EXD’09. A exposição integra ainda peças de projectos independentes, escolhidos pela direcção artística da Lisbon Gallery Design & Architecture.

Estão representados trabalhos de alguns dos mais importantes nomes do design e arquitectura contemporâneos português e internacional, como Amanda Levete, Bruno MM, Claudia Moreira Salles, Eneida Tavares, Fernando Brízio, Geckeler Michels, Jasper Morrison, Jorge Carreira, Joschua Brunn, Manuel Amaral Netto, Michael Anastassiades, Miguel Vieira Baptista, Naoto Fukasawa e Vítor Agostinho.

A quase totalidade das obras seleccionadas foram produzidas em Portugal e utilizam matérias primas nacionais, como a pedra ou a cortiça. A preferência por materiais naturais e orgânicos ou com um peso e história, como a cerâmica, projecta em si uma característica identitária da Lisbon Gallery: o seu investimento na área da sustentabilidade e da inovação.

www.lisbongallery.pt




FONTAINE NO VITRA CAMPUS

O Vitra Campus, em Weil Am Rhein, na Alemanha, tem desde o dia 13 de Junho, mais uma peça permanente, produzida em Portugal e instalada agora nos seus jardins.

Uma das duplas de designers mais importantes do mundo, Ronan & Erwan Bouroullec, escolheram o projecto “Fontaine”, que tinham desenhado para a Primeira Pedra, programa comissariado pela experimentadesign e em parceria com a Assimagra, feito com pedra nacional – o invulgar mármore Verde Serpa – para integrar o prestigiado campus industrial.

No contexto da Primeira Pedra (2016-2017), Ronan e Erwan Bouroullec projectaram uma fonte de 8 metros em mármore rosa sem veios português, a qual foi apresentada ao público pela primeira vez, no âmbito da exposição produzida pela experimentadesign, na Casa de Vidro Lina Bo Bardi, em São Paulo, em Agosto de 2017.

Fontaine ganha agora uma nova versão no Vitra Campus, de 16 metros, mantendo a sua construção modular e dando continuidade ao interesse dos designers pela intersecção entre o natural e a criação humana, explorando, neste caso, a combinação da pedra com a água. O resultado é uma ligeira corrente, um riacho quase, que joga com o som e movimento, como se fosse um espaço de recreio, onde galhos e papéis dobrados se podem transformar em barcos.

Esta peça insere-se num contexto industrial onde, para além dos edifícios desenhados por Álvaro Siza Vieira, Zaha Hadid, Frank Gehry, Herzog & de Meuron, Tadao Ando, Nicholas Grimshaw, Renzo Piano e SANAA, existem ainda outras obras permanentes de Carsten Höller, Jasper Morrison, Thomas Schütte e Tobias Rehberger entre outros.

www.primeirapedra.com
( experimentadesign )
Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal
+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt

www.experimentadesign.pt
FACEBOOK  |  TWITTER  |  LINKEDIN  |  FLICKR  |  INSTAGRAM
VER ONLINE SUBSCREVER / REMOVER