Primeira Pedra First Stone
Primeira Pedra | Expanded
EXPANDED, a mais recente exposição do Programa Primeira Pedra, pode ser visitada na Fondazione Giorgio Cini, em Veneza, até dia 24 de Novembro de 2019.

Criada para ser apresentada durante a 58ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, é composta por criações originais de Carsten Höller, Julião Sarmento e Marina Abramović, conceptualizadas para o espaço público e produzidas em pedra portuguesa.

As obras dos três artistas alteram a nossa percepção de espaço, tempo, lugar e escala, num apelo à expansão dos limites culturais ou auto-impostos a que estamos muitas vezes constrangidos. Imersas nos jardins da Fondazione Giorgio Cini, convidam à interacção e à experimentação, modificando a relação do visitante com a envolvente, num desafio dinâmico e constante.


CARSTEN HÖLLER
Dice (Limestone)

2019

Carsten Höller | © Slideshow Carsten Höller | © Slideshow Carsten Höller | © Slideshow Carsten Höller | © Slideshow

Dice (Limestone) é composto por cerca de 20 toneladas de calcário Lioz, uma das pedras mais utilizadas em Portugal, conhecida pela sua textura única, devido aos fósseis que contém. A obra questiona a busca incessante do ser humano pelo controlo, um tema recorrente no trabalho do artista alemão. Com a forma de um dado, elemento por excelência do conceito de sorte, convida os visitantes a um confronto directo com a definição de acaso, permitindo uma exploração física através dos seus diversos pontos de entrada e saída. Desta forma, a escultura modifica-se quando utilizada pelo público, criando momentos de imprevisibilidade que remetem também para o sentido de aventura característico da infância.


JULIÃO SARMENTO
Azul Cadoiço

2019

Julião Sarmento | © Slideshow Julião Sarmento | © Slideshow Julião Sarmento | © Slideshow Julião Sarmento | © Slideshow

A obra de Julião Sarmento assume o nome da pedra que lhe dá forma, Azul Cadoiço, um dos calcários portugueses mais compactos e consistentes. A peça revisita o famoso Cinzeiro Cubo do designer italiano Bruno Munari (criado em 1957), adaptando no entanto a sua escala à das obras cúbicas de Donald Judd, iniciadas em finais da década de 60. A esta inovadora ponte entre peças icónicas do design e da arte contemporânea soma-se ainda um elemento incomum: paletes de madeira, aqui elevadas ao estatuto de obra de arte.


MARINA ABRAMOVIĆ
Chair for Human Use (II)

da série Transitory Objects for Human Use
2015/2019

Marina Abramović | © Slideshow Marina Abramović | © Slideshow Marina Abramović | © Slideshow Marina Abramović | © Slideshow

Marina Abramović, artista pioneira da performance art, tem vindo a conceptualizar uma série de objectos para utilização do público a que chama Transitory Objects for Human Use. Como que a desafiar os visitantes a realizarem, eles próprios, uma performance, as duas cadeiras desenhadas pela artista para EXPANDED convidam à evasão do lugar tradicional do espectador: passivo. Compostas por um dos granitos portugueses mais raros, Gabro de Odivelas, integram ainda cristais de quartzo norte-americanos, criando, segundo a artista, sincronicidade energética entre os intervenientes.



As três obras de EXPANDED foram conceptualizadas para o exterior e possuem uma importante componente de interacção e imersão, proporcionando aos visitantes momentos de experimentação e questionamento que sublinham o valor da arte e cultura em espaços públicos. Produzidas em pedra portuguesa, uma matéria-prima milenar, partilham um elemento unificador que lhes proporciona uma dimensão de profunda intemporalidade e resiliência, contrariando o caos e superficialidade que por vezes caracterizam a vida contemporânea.

Integrando a zona protegida das Capelas do Vaticano, a exposição estará aberta ao público até 24 de Novembro de 2019, sendo necessária a marcação prévia de visita guiada — www.cini.it | +39 0412710237

Fondazione Giorgio Cini
Isola di San Giorgio Maggiore,
30124 Venezia VE, Itália

EXPANDED foi desenvolvida no âmbito da Primeira Pedra, um programa internacional de pesquisa experimental que explora o vasto potencial da pedra portuguesa. Com foco nas características estéticas e físico-mecânicas dos diversos tipos de pedra, o programa alia a indústria de extracção e transformação ao design, arquitectura e arte, no sentido de criar aplicações inovadoras para este material milenar.

www.primeirapedra.com
Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa
( experimentadesign )

Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal


+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt
www.experimentadesign.pt
FACEBOOK   |   INSTAGRAM   |   TWITTER   |   LINKEDIN
VER ONLINE SUBSCREVER / REMOVER