Lisbon Gallery by experimentadesign
Common Sense Common Sense
A convite da direcção curatorial da 14ª edição da feira Design Miami/Basel, a experimentadesign/Lisbon Gallery apresentará Common Sense em Basileia entre os dias 11 e 16 de Junho próximo. Com esta exposição, Portugal estará pela primeira vez representado no pavilhão central da Design Miami/Basel, que ocorre durante a Art Basel, a feira de arte mais importante do mundo.

Desenhada pela experimentadesign e produzida pela ArtWorks, a exposição, que integra a secção dos Projectos Especiais da feira, apresentará um total de 13 peças dos 7 designers que formam Common Sense.

Aric Chen, responsável pela direcção curatorial da edição deste ano, definiu como tema um dos quatro elementos: a Terra. O programa de 2019 convida assim a uma exploração do papel do design, dos materiais utilizados pela disciplina, e do próprio acto de criação no contexto de um futuro Antropoceno, pós-Natureza. Chen afirma que o papel do design enquanto disciplina que explora materiais, formas de concretizar, viver, consumir e produzir tem assumido uma nova urgência à medida que o nosso impacto no planeta se torna cada vez mais evidente.


Alpinina, Jasper Morrison | © Nuno Sousa Dias Alpinina, Jasper Morrison | © Nuno Sousa Dias

Common Sense é uma colecção de design de produto que reúne objectos e equipamento para uso quotidiano, produzidos em pedra portuguesa, um material milenar e sustentável. Os designers que fazem parte da colecção são nomes consagrados neste campo: Claudia Moreira Salles, Estúdio Campana, Fernando Brízio, Jasper Morrison, Michael Anastassiades, Miguel Vieira Baptista e Ronan & Erwan Bouroullec. Todos foram desafiados a explorar as características físico-mecânicas de diversos tipos de pedra portuguesa.

O design contemporâneo, a pedra portuguesa, e a indústria nacional dedicada à sua extracção e transformação estarão, assim, representados por Common Sense na edição deste ano da consagrada feira.


Hipódromo, Miguel Vieira Baptista | © Nuno Sousa Dia Hipódromo, Miguel Vieira Baptista | © Nuno Sousa Dia

Common Sense traz a destreza e o talento de alguns dos maiores designers do mundo para o universo da pedra. Ver a geologia transformada com tal honestidade, simplicidade e elegância fornece uma resposta reconfortante e visceral a Elements: Earth, o tema da Design Miami/Basel deste ano, que se debruça sobre o modo como os designers estão a reinventar materiais, recursos e processos criativos num momento em que a actividade humana está a alterar a natureza do nosso planeta.
Aric Chen, Director Curatorial da Design Miami/Basel


Mestiço, Estudio Campana | © Nuno Sousa Dias Mestiço, Estudio Campana | © Nuno Sousa Dias

Common Sense permitiu inovar e rever o uso de um dos materiais mais antigos e sustentáveis que temos à nossa disposição – a pedra portuguesa – e trazer o seu poder, beleza e características únicas para a contemporaneidade através do design.
Guta Moura Guedes, Curadora e Presidente da experimentadesign

Forbidden Fruit - Large Vessel, Michael Anastassiades | © Nuno Sousa Dias Forbidden Fruit - Large Vessel, Michael Anastassiades | © Nuno Sousa Dias


A participação na Design Miami/Basel 2019 é possível devido a uma parceria estabelecida entre a experimentadesign/Lisbon Gallery e a ArtWorks/Galerie Vertbois 5.
O projecto Common Sense foi originalmente desenvolvido no âmbito do Programa Primeira Pedra.

Design Miami/ Basel
Terça-feira 11 — Domingo 16 Junho 2019

Hall 1 Süd, Messe Basileia, Suiça

basel2019.designmiami.com
lisbongallery.pt

( experimentadesign )

Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal


+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt
www.experimentadesign.pt
FACEBOOK   |   INSTAGRAM   |   TWITTER   |   LINKEDIN
VER ONLINE SUBSCREVER / REMOVER