Primeira Pedra First Stone
Primeira Pedra
O programa Primeira Pedra regressa à cidade de Nova Iorque, desta vez para a apresentação de um banco de Álvaro Siza, desenhado especificamente para a entrada do primeiro edifício do Arquitecto em solo americano.

© Slideshow © Slideshow

Apropriadamente denominado Hell’s Kitchen Bench, nome da icónica zona da cidade que acolhe a torre, este banco original estabelece um diálogo incontornável com as linhas polidas e apuradas do edifício, revelando no seu desenho o modernismo poético que tanto caracteriza a obra de Álvaro Siza.

© Slideshow © Slideshow

Pela primeira vez no programa Primeira Pedra, é concretizado um projecto de pedra portuguesa em conjugação com um novo material igualmente sustentável — a madeira, sendo que para Hell’s Kitchen Bench foi escolhida a exótica variedade Sapele, de origem africana. A singularidade desta conjugação é evidenciada não só na mestria do traçado do banco em si, como também no contraste entre o branco do mármore de Estremoz com o tom escuro da madeira, criando assim uma relação simbiótica entre duas matérias-primas naturais.

© Slideshow © Slideshow

Uma outra característica desta imponente peça de mobiliário, que tem cerca de 5 metros de comprimento e pesa 530 kg, encontra-se no facto desta possuir uma estrutura de encaixe totalmente modular, prescindindo assim da utilização de outros materiais. É através do próprio uso das matérias-primas escolhidas para a sua composição que este banco se ergue e solidifica, minimizando assim o esforço de montagem e o consumo de outros recursos.

© Slideshow © Slideshow


Escolhi o nome para o banco em mármore e mogno que será colocado no átrio dos elevadores no Edifício que desenhei em Manhattan: Hell’s Kitchen Bench, esperando que a experiência de quem nele se sente não seja infernal.
Álvaro Siza

©  Álvaro Siza Esquisso de Hell’s Kitchen Bench © Álvaro Siza



© Slideshow © Slideshow

Álvaro Siza tem esta capacidade rara de se relacionar com diferentes escalas arquitectónicas, chegando ao design de equipamento ou industrial, sem nunca se desviar do modo único como relaciona proporção, detalhe e beleza. O banco em mármore de Estremoz que desenhou para a sua torre em Manhattan é exemplo disso mesmo e da sua mestria ímpar. A iniciativa de o oferecermos a Nova Iorque no âmbito da Primeira Pedra e o facto de Siza ter aceite o convite deixa-nos imensamente felizes.
Guta Moura Guedes — experimentadesign

© Slideshow

Da esquerda para a direita: Amit Khurana (Sócio-Fundador da Sumaida+Khurana), Célia Marques (Directora de Qualidade, Ambiente e Território na Assimagra), Dr. João Pedro Matos Fernandes (Ministro do Ambiente e Transição Energética), Álvaro Siza (Arquitecto), Guta Moura Guedes (Presidente da experimentadesign) e Miguel Goulão (Vice-Presidente Executivo na Assimagra) © Slideshow


É com um enorme sentimento de honra que a Associação Cluster Portugal Mineral Resources oferece este banco extraordinário à torre de Álvaro Siza na cidade de Nova Iorque. O seu desenho, criado por um dos melhores arquitectos dos nossos tempos, é um exemplo notável da qualidade, versatilidade e beleza da pedra portuguesa, assim como do trabalho exemplar e excelência da indústria da pedra em Portugal.
Miguel Goulão — Assimagra

© Slideshow © Slideshow

Hell’s Kitchen Bench foi apresentado a 24 de Setembro de 2019 com a presença de Álvaro Siza. É uma oferta do programa Primeira Pedra à cidade de Nova Iorque, e ficará instalado permanentemente no átrio do novo arranha-céus do Arquitecto.

Para esta apresentação na ilha de Manhattan, o programa Primeira Pedra teve como parceiros as empresas Sumaida + Khurana & LENY.

www.primeirapedra.com
Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa
( experimentadesign )

Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal


+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt
www.experimentadesign.pt
FACEBOOK   |   INSTAGRAM   |   TWITTER   |   LINKEDIN
VER ONLINE SUBSCREVER / REMOVER