experimentadesign
04.10.19
City Cortex
“Temos de fazer face a uma inescapável realidade: os desafios da sustentabilidade simplesmente ultrapassaram a adequação das nossas respostas. Para além de algumas honrosas excepções, as nossas soluções são muito poucas, muito pequenas e muito tardias.”
Kofi A. Annan, 2000
Os desafios ligados à sustentabilidade e à coesão social fazem parte do quotidiano contemporâneo. São preocupações colectivas e o design e a arquitectura têm um papel fundamental no desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam inverter os impactos das alterações climáticas e das assimetrias sociais. É nas cidades que maior parte da população humana se concentrará neste século, pelo que é urgente que sejam actualizadas e redesenhadas.
City Cortex é um programa de pesquisa e acção criado pela experimentadesign na sequência de um convite endereçado em 2018 pela Corticeira Amorim. Com início em 2019, explora a multiplicidade de características de um dos materiais mais naturais, versáteis e sustentáveis que existem: a cortiça, assim como a sua potencial aplicação em espaços urbanos.
Os estúdios de design e arquitectura Diller Scofidio + Renfro, Gabriel Calatrava, Leong Leong, Sagmeister & Walsh e o criador Philippe Starck foram convidados a trazer a sua capacidade criativa para o programa. A metrópole escolhida para palco desta pesquisa e intervenção é Nova Iorque.

Philippe Starck

Diller Scofidio + Renfro

Leong Leong

Gabriel Calatrava

Sagmeister & Walsh
O programa percepciona as cidades como um sistema vivo e dinâmico, semelhante ao dos organismos biológicos, e olha para os grandes desafios do século XXI, em que temas como a mobilidade, a segurança, a felicidade, o conforto, a protecção, a sustentabilidade e a gestão de matérias-primas são absolutamente essenciais. Pensa a cidade em várias das suas dimensões, vendo-a também como um grande playground colectivo, procurando intervir activamente na melhoria do dia-a-dia de quem a habita.
City Cortex
© Ricardo Gonçalves
"Não há tempo a perder: esta é a batalha das nossas vidas."
António Guterres, 5 Junho 2019 (Dia Mundial do Ambiente)
Visite o Website
Sobre           Participantes           Outputs           Amorim           Cortiça           Sustentabilidade
Ver online       Remover subscrição newsletter