experimentadesign
24.10.19
Diller Scofidio + Renfro
© Geordie Wood
Diller Scofidio + Renfro
Diller Scofidio + Renfro, o consagrado atelier de arquitectura e design baseado em Nova Iorque, é um dos participantes do programa City Cortex by Amorim.
Adoptando frequentemente uma dimensão de intervenção cultural e urbana, os DS+R são responsáveis por projectos tão incontornáveis da arquitectura contemporânea como o High Line de Nova Iorque, um parque público construído sob uma antiga linha de comboios com 2,4 km de comprimento. Este projecto deu nova vida a um equipamento anteriormente obsoleto na ilha de Manhattan, oferecendo um novo espaço público com uma forte presença de elementos da Natureza, aos cidadãos e visitantes de Nova Iorque. Contribuiu ainda para a valorização económica e social de todos os espaços adjacentes, trazendo dinamismo a uma área disfuncional da cidade.
Coube também aos DS+R a recente renovação e expansão do MoMA, inaugurada na semana passada, assim como o desenho do The Shed, uma organização cultural que promove, desenvolve e apresenta trabalhos das mais variadas disciplinas artísticas. A sua estrutura de 18 500 metros quadrados e 8 pisos está pensada para ser fisicamente adaptável, podendo expandir-se e alterar de forma adaptada ao perfil das apresentações que recebe.
Neste momento ocupam-se de projectos em vários pontos do mundo, como a Tianjin Juilliard School, um pólo cultural e social que vai redefinir as sinergias entre a educação musical, performance e espaço público, com um edifício projectado para convidar os visitantes a participarem no processo criativo e musical, ou o projecto para a nova sede do Museu de Imagem e Som no Rio de Janeiro, inspirado na praia de Copacabana e desenhado para funcionar como uma extensão do famoso paredão de Roberto Burle Marx, que se estende verticalmente para dentro do museu.
No âmbito do programa City Cortex, promovido pela Corticeira Amorim e comissariado pela experimentadesign, o atelier foi convidado a desenvolver peças de intervenção urbana para Manhattan, um território que domina, recorrendo sobretudo a cortiça portuguesa. De modo a descobrir e explorar as características e potencialidades deste material natural, Elizabeth Diller e Benjamin Gilmartin, ambos sócios dos DS+R, visitaram fábricas e showrooms da Corticeira Amorim em Dezembro de 2018. Os resultados do processo criativo desenvolvido por DS+R para City Cortex serão apresentados no segundo semestre de 2020, em Nova Iorque.
Os Diller Scofidio + Renfro (DS+R) são um premiado estúdio de design e arquitectura cujo portfólio se estende pelos campos da arquitectura, design urbano, design de comunicação, instalações artísticas e performance multimédia, numa abordagem multidisciplinar e progressista. Saiba mais no website do City Cortex.
Visite o Website
Sobre           Participantes           Outputs           Amorim           Cortiça           Sustentabilidade
Ver online       Remover subscrição newsletter