experimentadesign
30.10.19
Leong Leong
© Leong Leong
Leong Leong
Leong Leong, um inovador atelier de arquitectura com sede em Nova Iorque e Los Angeles, participa no programa City Cortex by Amorim.
Considerado um dos estúdios mais promissores da nova geração da arquitectura norte-americana, o estúdio Leong Leong procura sintetizar visão, design e a componente de execução dos projectos de modo a criar obras com verdadeiro impacto cultural junto dos seus diversos clientes. A abordagem deste atelier equilibra as lógicas do pensamento estratégico e da experimentação material, como que introduzindo uma nova definição daquilo que é fazer arquitectura.
Um dos projectos mais emblemáticos do jovem estúdio foi o Pavilhão dos Estados Unidos da América na 14ª Bienal de Arquitectura de Veneza, posteriormente apresentado no Guggenheim de Bilbao e no MoMA, em Nova Iorque. O pavilhão teve como premissa de base formular uma revisitação do modernismo, salientando a importância da História e, simultaneamente, promover a adopção de novas práticas, mais transversais, em arquitectura.
Coube também a Leong Leong o desenho do edifício do Centro para a Comunidade e o Empreendedorismo de Queens e do Anita May Rosenstein Campus do Centro LGBT de Los Angeles. Para além de edificações de cariz institucional, o estúdio projectou também City View Garage, um parque de estacionamento vanguardista num centro comercial de Miami, inúmeras casas privadas, e ainda exposições como Living in America: Frank Lloyd Wright, Harlem & Modern Housing.
Convidados para integrarem o programa City Cortex, promovido pela Corticeira Amorim e comissariado pela experimentadesign, Leong Leong estiveram em Portugal em Março de 2019. Dois dos elementos da equipa visitaram os campos de sobreiros, fábricas e showrooms da Corticeira Amorim, onde descobriram características surpreendentes acerca da cortiça portuguesa – entre as quais a vantagem da sua aplicação em pranchas de surf, desporto que um dos arquitectos pratica com regularidade.
Leong Leong é um atelier de arquitectura e agência criativa com projectos por todo o mundo, fundado em 2009 pelos irmãos Dominic e Christopher Leong. O seu trabalho engloba desde mobiliário a grandes edifícios, atravessando diferentes escalas e contextos. Leong Leong venceu, entre outros, o prémio Vozes Emergentes da Architectural League New York (2017). As suas propostas, no âmbito do programa City Cortex, para o espaço urbano de Nova Iorque serão apresentadas em 2020, em Manhattan.
Visite o Website
Sobre           Participantes           Outputs           Amorim           Cortiça           Sustentabilidade