experimentadesign
06.11.19
Gabriel Calatrava
© CAL
Gabriel Calatrava
Gabriel Calatrava participa no programa City Cortex by Amorim.
Gabriel Calatrava é o fundador do CAL Studio, com sede em Nova Iorque, e é formado em arquitectura e engenharia de estruturas pela prestigiada Universidade de Columbia. Esta dupla especialização, aliada ao seu carácter inovador, experimental e destemido, faz de Gabriel Calatrava um dos arquitectos mais distintivos da sua geração.
Coube ao CAL Studio o desenho da exposição de Alexander Calder na galeria Dominique Lévy, em Nova Iorque, em 2015. As esculturas cinéticas do famoso artista nascido na Pensilvânia foram enquadradas num espaço concebido especialmente para destacar a sua cor, forma e movimento.
Gabriel Calatrava foi também responsável pela construção de um apartamento nas torres do MoMA cujas paredes foram pensadas para serem móveis, elemento que dota o espaço de uma grande flexibilidade.
Em 2016, revelando a sua capacidade multidisciplinar e o seu interesse por várias áreas criativas, Gabriel Calatrava concebeu uma estrutura cenográfica para acompanhar um concerto no centro 92Y, em Nova Iorque. A instalação, inspirada na peça Arte da Fuga de J. S. Bach, consiste num conjunto de cordas de tecido presas a duas rodas laterais. Mediante a rotação das rodas e a intervenção de bailarinos, a peça move-se, acompanhando a música.
Gabriel Calatrava pertence ainda à direcção da Municipal Arts Society of New York, uma instituição sem fins lucrativos que organiza debates e projectos no sentido de melhorar o planeamento urbano da cidade – um tema partilhado com o programa City Cortex. Descubra mais sobre Gabriel Calatrava no website.
Visite o Website
Sobre           Participantes           Outputs           Amorim           Cortiça           Sustentabilidade
Ver online       Remover subscrição newsletter