experimentadesign
27.11.19
Philippe Starck
© James Bort
Philippe Starck
O aclamado criador francês Philippe Starck participa no programa City Cortex by Amorim.
Conhecido pelo design de peças tão incontornáveis quanto o Juicy Salif Lemon Squeezer, a famosa cadeira Louis Ghost ou mega-iates revolucionários, Philippe Starck é indubitavelmente um dos criadores mais relevantes do nosso tempo.
Starck é uma figura central no conceito de “design para todos”, para além de um irreverente explorador dos limites deste universo. O seu trabalho multidisciplinar, que abrange projectos em territórios tão diversos quanto o design de produto, a arquitectura e a engenharia naval e espacial, está sempre marcado por uma premissa de democratização e por uma forte componente de sustentabilidade.
Em cada projecto, Philippe Starck tem como prioridades a defesa da igualdade, a compreensão e análise das grandes mutações da nossa era, o entusiasmo por novas ideias e a luta por um planeta mais justo. São disso exemplos a cadeira Broom, inteiramente natural, ou as casas pré-fabricadas, ecológicas, tecnológicas e acessíveis PATH.
No decorrer da sua carreira, Starck tem desenhado projectos em escalas e áreas muito distintas, incluindo o iate Venus para Steve Jobs, o smartphone Mi MIX (2s) da Xiaomi, STARCK PARIS, a sua própria colecção de perfumes, Maison Heler, um projecto de arquitectura fantasmagórico e “fora de escala” para a cidade de Metz, e um módulo de habitação para turismo espacial privado em colaboração com a Axiom, entre muitos outros. A versatilidade criativa e sentido de inovação continuam a marcar o já longo percurso do criador nascido em Paris em 1949 e que vive em Portugal desde 2013.
No âmbito do programa City Cortex by Amorim, Philippe Starck desenhará peças de intervenção no espaço urbano da cidade de Nova Iorque recorrendo a cortiça portuguesa. Os resultados desse processo criativo serão apresentados em Manhattan em 2020. Descubra mais sobre este autor no website do programa!
Visite o Website
Sobre           Participantes           Outputs           Amorim           Cortiça           Sustentabilidade
Ver online       Remover subscrição newsletter