A obra cinematográfica de Robert Breer foi marcada, nas suas diferentes fases, por um interesse pelas colisões entre as imagens e pelas suas metamorfoses e pelas técnicas de composição e montagem e caracterizada por uma inventividade formal sem limites e por uma constante irrisão que torna os seus filmes tão singulares. Nos seus filmes, as figuras articulam-se de forma inesperada, somos surpreendidos pelas constantes associações e articulações entre elas (os objectos e todas as coisas metamorfoseiam-se em comentários espontâneos e divertidos), pelo impacto das colisões e velocidade das imagens, pelos constantes jogos de linguagem e de sentido, pela intensidade cromática e rítmica dos seus filmes abstractos, e pelo modo como as imagens reais se envolvem com a animação, com o desenho, pela forma como o quotidiano se insinua nos seus filmes, marcados pela sua história pessoal, pelas estações, os locais por onde passou e habitou, pelas imagens familiares.

O programa chama-se Colisões, fazendo referência a uma das formas preferidas do realizador de trabalhar com as imagens (e a sua relação com o espectador) e é uma celebração da obra cinematográfica de Breer, concentrando em quatro sessões momentos distintos da sua filmografia, do seu início até ao último filme que realizou, a que se acrescentaram dois apontamentos documentais sobre a sua obra em que também é questão das esculturas de Breer e das suas ideias sobre o movimento e a imobilidade na sua obra.

19:30


FANTASMAGORIE de Émile Cohl
FRANÇA, 1908, 35MM (EM VÍDEO), SEM SOM, 1 MIN

A MAN AND HIS DOG OUT FOR AIR de Robert Breer
EUA, 1957, 16MM, SOM, 2 MIN

UN MIRACLE de Robert Breer
EUA, 1954, 16MM, SOM, 28 SEG

RECREATION de Robert Breer
EUA, 1956, 16MM, SOM, 2 MIN

JAMESTOWN BALLOONS de Robert Breer
EUA, 1957, 16MM, SOM, 6 MIN

EYE WASH de Robert Breer
EUA, 1959, 16MM, SOM, 4 MIN

BLAZES de Robert Breer
EUA, 1961, 16MM, SOM, 3 MIN

HORSE OVER TEA KETTLE de Robert Breer
EUA, 1962, 16MM, SOM, 6 MIN

BREATHING de Robert Breer
EUA, 1963, 16MM, SOM, 5 MIN

ROBERT BREER (RUSHES DE HIROSHIMA VIVE LE CINÉMA) de André S. Labarthe
FRANÇA, 1996, 16MM (EM VÍDEO), SOM, 56 MIN

+ info





19:30


HOMAGE TO JEAN TINGUELY’S “HOMAGE TO NEW YORK” de Robert Breer
EUA, 1960, 16MM, SOM, 9 MIN

PAT’S BIRTHDAY de Robert Breer
EUA, 1962, 16MM, SOM, 13 MIN

FIST FIGHT de Robert Breer
EUA, 1964, 16MM, SOM, 9 MIN

STOCKHAUSEN’S ORIGINALE: DOUBLETAKES de Peter Moore
EUA, 1964-94, 16MM (EM VÍDEO), SOM, 30 MIN

+ info





22:00


FORM PHASES I de Robert Breer
EUA, 1952, 16MM, SEM SOM, 2 MIN

FORM PHASES II de Robert Breer
EUA, 1953, 16MM, SEM SOM, 2 MIN

FORM PHASES IV de Robert Breer
EUA, 1954, 16MM, SEM SOM, 4 MIN

69 de Robert Breer
EUA, 1968, 16MM, SOM, 5 MIN

70 de Robert Breer
EUA, 1970, 16MM, SEM SOM, 5 MIN

77 de Robert Breer
EUA, 1977, 16MM, SOM, 5 MIN

GULLS AND BUOYS de Robert Breer
EUA, 1972, 16MM, SOM, 7 MIN

RUBBER CEMENT de Robert Breer
EUA, 1975, 16MM, SOM, 10 MIN

FUJI de Robert Breer
EUA, 1974, 16MM, SOM, 9 MIN

+ info





22:00


LMNO de Robert Breer
EUA, 1978, 16MM, SOM, 10 MIN

TZ de Robert Breer
EUA, 1979, 16MM, SOM, 9 MIN

SWISS ARMY KNIFE WITH RATS AND PIGEONS de Robert Breer
EUA, 1981, 16MM, SOM, 7 MIN

TRIAL BALLONS de Robert Breer
EUA, 1982, 16MM, SOM, 6 MIN

BANG de Robert Breer
EUA, 1986, 16MM, SOM, 10 MIN

A FROG ON THE SWING de Robert Breer
EUA, 1989, 16MM, SOM, 5 MIN

ROBERT BREER AT HOME de Jennifer L. Buford
EUA, 1992, 16MM, SOM, 7 MIN

SPARKILL AVE! de Robert Breer
EUA, 1993, 16MM, SOM, 5 MIN

TIME FLIES de Robert Breer
EUA, 1997, 16MM, SOM, 5 MIN

ATOZ de Robert Breer
ESTADOS UNIDOS, 2000, 16MM, SOM, 5 MIN

WHAT GOES UP de Robert Breer
ESTADOS UNIDOS, 2003, 16MM, SOM, 5 MIN

+ info
Programa Ricardo Matos Cabo/ Co-Produção EXD'11, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema/
Fotografia (detalhe): © Robert Breer. Cortesia Anthology Film Archives

Programa sujeito a alterações
10-30 Nov

Cinemateca Portuguesa
R. Barata Salgueiro, 39
1269-059 Lisboa

Sala Luís de Pina

Metro: Linha Azul – Avenida/ Linha Amarela – Rato
Autocarros: Largo do Rato – 74/ 706/ 709/ 713/ 720/ 727/ 738/ 758/

Bilhetes
Por sessão — 3,00 €

Bilhetes à venda no local
Alguns pontos sobre Robert Breer e consequências da sua obra no cinema moderno
CINEMATECA PORTUGUESA
SALA LUÍS DE PINA
28 Nov — 18:00


Apresentação
Klaus Wyborny

Klaus Wyborny vem a Lisboa apresentar o seu último filme e fazer uma apresentação sobre o cinema de Robert Breer, nomeadamente sobre o tratamento radical do tempo no seu cinema, incluindo uma pequena história desse género cinematográfico e uma passagem por "Anémic Cinéma" de Marcel Duchamp e por alguns filmes do próprio Wyborny.


ENTRADA LIVRE
sujeita à lotação da sala