CURADORIA DE JONATHAN OLIVARES


CURADORIA DE MAX BRUINSMA E HANS MAIER-AICHEN



Fruto de décadas de uma produção altamente especializada para responder às necessidades de um quotidiano cada vez mais complexo, vivemos cercados de milhares de objectos cuja utilidade está hoje mais que nunca em causa.

A crise dos mercados, a problemática energética, a nova ética da sustentabilidade económica, social e ambiental, estão a empurrar a sociedade contemporânea para um questionamento aprofundado daquilo que é, finalmente, útil. E por útil entenda-se necessário, pertinente, passível de cumprir uma função. Quase automaticamente, esta condição ou estado de útil é convertida em apreciações éticas ou de um “moralismo projectual” – o útil é bom, é positivo, é uma mais-valia, é pertinente e desejável.

Por outro lado, o raciocínio contrário condena o “sem uso” com a mesma facilidade com que louva o “útil”; a própria palavra inútil é carregada de uma conotação tão negativa quanto irredimível. Mas se em abstracto esta lógica parece linear e facilmente aceite, tal não é o caso quando a transportamos para o campo dos objectos, para os processos de escolha e decisão que lhes são subjacentes e que, em última análise, moldam os gestos, instrumentos e hábitos do nosso quotidiano. Existirá um sistema universal, uma métrica da utilidade? Se sim, quem a elaborou e como aplicá-la? A exposição Useless? apresenta em paralelo duas narrativas curatoriais que exploram estas questões numa tentativa de esboçar uma anatomia do uso. Autónomas mas potencialmente complementares, ambas partem de uma análise penetrante dos objectos enquanto principais sujeitos do juízo de utilidade, reflectindo perspectivas polarizadas.

Useless? Uma Perspectiva Explodida, de Jonathan Olivares (US), centra-se nos efeitos e impactos dos objectos, na sua génese e operacionalização junto de indivíduos e contextos, enquanto Useless? A Dor Errante da dupla Hans Maier-Aichen (DE) e Max Bruinsma (NL) expõe e critica as lógicas tirânicas da economia de mercado e como estas na realidade ditam, em vez de seguir, a funcionalidade intrínseca dos objectos e utilidade daí decorrente. Situando-se na génese do objecto, A Dor Errante denuncia a forma como o processo projectual está constrangido por previsões e cálculos de natureza financeira dos quais a utilidade se torna uma função. Por seu turno, Uma Perspectiva Explodida centra-se na fase posterior da sua existência, analisando o desempenho e repercussão alargada do objecto enquanto unidade funcional e material num contexto espacial e temporal. Useless? coloca várias questões, pondo em causa a utilidade e a sua relação com a funcionalidade e a relevância – real ou fabricada – dos objectos que nos rodeiam.
Uma Perspectiva Explodida —
Curador Jonathan Olivares/ Design Gráfico e de Exposição Jonathan Olivares Design Research/ Curador assistente Jerôme Nelet/ Representados Kleenex, Volvo, Swann-Morton, Mark Gonzales, American Apparel, Achille Castiglioni, Steelcase, Konstantin Grcic, Franz Anton Bustelli, Philippe Starck, Siemens/

A Dor Errante —
Curador Max Bruinsma e Hans Maier-Aichen/ Curador assistente Matthias Leipholz/ Design de Exposição Hans Maier-Aichen e Max Bruisma com António Pedro Louro, Gonçalo Prudêncio, Pedro Ferreira e Rita João/ Design Gráfico Vivóeusébio/ Criadores representados Alessandro Mendini, Atelier Van Lieshout, Barbara Visser, Daniel Eatock, Hans Maier-Aichen, Hella Jongerius, Jaime Hayon, Julia Lohmann, Jurgen Bey, Karen Ryan, Katharina Wahl, Marc Newson, Marcel Wanders, Marijn Van Der Poll, Marti Guixé, Michele de Lucci, Philippe Starck, Ron Arad, Stephane Barbier Bouvet, Stefano Giovannoni, Tejo Remy, Tord Boontje/

Fotografia: © 2011, EXD'11/ Rodrigo Peixoto
2 Out – 27 Nov

MUDE - Museu do Design e da Moda
Rua Augusta, 24
1100-053 Lisboa

Ter–Dom 10:00–18:00
Última entrada 45 minutos antes
Encerra Segunda

Metro: Linha Azul, Linha Verde – Baixa-Chiado
Autocarros: Terreiro do Paço – 36/ 44/ 709/ 711/ 714/ 732/ 740/ 745/ 759/ 760/ 781/ 782/ 790/ 794/
Eléctrico: 15E/ 18E/ 25E/ 28E/

Entrada Gratuita

Partilhe
as suas fotos
no grupo EXD'11
do Flickr