Maria Ana Botelho Neves
Maria Ana Botelho Neves
PT



Vive em Londres desde 2002, onde geriu empresas, fez um Mestrado em Design and Branding Strategy na Universidade Brunel em 2006-07, e é actualmente Professora Associada do Mestrado de Gestão de Inovação da Central St Martins University of the Arts, membro do Human Centred Design Institute, Fellow da RSA (Royal Society of the Arts), membro do Institute of Directors e da Packaging Society. Nos últimos 3 anos fundou a London YNOT, uma plataforma de projectos de business design, branding e inovação social; fundou o The Thinking Hotel ®, projecto de inovação social; co-criou e gere o Plan Zheroes, uma iniciativa de cidadania participativa, respondendo aos desafios do desperdício de alimentos, seleccionado como um dos 15 London Leaders de 2011 e eleito para financiamento pelo programa Catalyst da RSA.

Entre outros projectos de investigação contam-se Happiness Bus, projecto de inovação social Transport for London, procurando soluções para a criação de experiências inclusivas em autocarros para utilizadores de mobilidade reduzida. A sua paixão por embalagens e eliminação de lixo (zero waste) levou-a a investigar respostas para a não produção de lixo e uma nova geração de embalagens sem lixo, assim como um sistema de criação de valor económico e retornos na “não-criação” de lixo: Negowaste. Em consequência, foi convidada para júri dos prémios Green-Award do Grocer, foi oradora principal em várias conferências sobre sustentabilidade e inovação, escreveu ensaios e textos científicos, e tornou-se membro da Metadesigners Open Network.

Anteriormente, Maria Ana geriu o DesignPlus, uma plataforma de transferência de conhecimentos que visa ligar PME’s, Design e Conhecimento Académico; foi uma das 25 consultoras independentes que colaborou com o Design Council e Skills Alliance, na definição das competências e skills da profissão do Design no Reino Unido; criou e geriu a operação da Sorema SA no Reino Unido, empresa têxtil Portuguesa, na qual contribuiu para a mudança estratégica da empresa, nomeadamente na conquista de uma posição de liderança no sector de mercado na cadeias de retalho; trabalhou 3 anos na área da formação em Portugal; fundou e geriu uma empresa de materiais educativos em Portugal de 1999 a 2009, GC&C Lda; trabalhou 10 anos em publicidade, onde criou o conceito e personagem “Vitinho”, entre outras iniciativas, como campanhas nacionais de mudança de atitude e promoção de pessoas “especiais”, movimento de Ludotecas em Portugal, e outros projectos de inovação social.

As suas grandes paixões são pessoas, mudança, inovação e design, e o seu sonho é participar na criação de organizações e sociedades de qualidade para todos, em que os 3 capitais essenciais (social, criativo e financeiro) estão equilibrados na construção colectiva de respostas de criação de valor. Para além do mestrado em Design, é também acreditada em Auditorias de Excelência (ExAudit) da Tom Peters, e em HBDI.


exd'11
1º Simpósio de Economia Criativa

links
www.londonynot.com