Paulo Soeiro Carvalho
Paulo Soeiro Carvalho
PT



Director Municipal de Economia e Inovação na Câmara Municipal de Lisboa, tem mais de 12 anos de experiência em projectos de Prospectiva de âmbito nacional, sectorial e territorial/regional em organizações públicas e privadas. Tem trabalhado em diversos projectos de consultoria empresarial, desenvolvendo ainda actividades de docência, formação e investigação nessas áreas.

Nos últimos anos tem realizado um conjunto de actividades de docência e formação avançada nas áreas da Prospectiva (Planeamento por Cenários, Análise de Tendências e Horizon Scanning), Estratégia, Inovação e Competitividade, destacando-se a Concepção, Coordenação Científica e Docência na Pós Graduação em “Prospectiva, Estratégia e Inovação” no IDEFE/ISEG, a Formação Avançada em “Scenario Planning e Agilidade Estratégica” no IDEFE/ISEG, e a concepção e docência partilhada do Seminário de Formação Avançada “Tendências, Cenários e Estratégia (“Scanning, Simulating and Acting”) no INA – Instituto Nacional de Administração e ainda do Módulo “Prospectiva” nos Cursos de Formação para Dirigentes da Administração Pública no mesmo Instituto.

Doutorado em Ciências de Gestão na Université Jean Moulin Lyon 3, licenciado em Economia e Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia no ISEG/UTL, concluiu uma Pós-Graduação em Prospectiva e Estratégia das Organizações (IESF-Instituto Superior de Estudos Financeiros e Fiscais). Entre 2004 e 2008 foi Chefe de Divisão de Análise Prospectiva no DPP–Departamento de Prospectiva e Planeamento (MAOTDR) e entre 1999 e 2005 foi facilitador e consultor em Planeamento por Cenários em mais de duas dezenas de processos de construção de cenários sectoriais. Em 1997 e 1998 foi Coordenador Operacional da vertente Económica e de Prospectiva do projecto “Instituto para a Inovação na Formação” no INOFOR (Instituto para a Inovação na Formação).


exd'11
1º Simpósio de Economia Criativa