( experimentadesign )



ABOUT US
BIENAL EXD
CULTURA
BUSINESS & CONSULTING
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO


ENGLISH


NEWSLETTER
CENTRO DE IMPRENSA
GALERIAS FOTOGRÁFICAS

facebook/ twitter/ flickr/ vimeo/ linkedin/
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO
DESIGN RESPONSE


Consciente da importância do design e da criatividade para um dos temas mais importantes e complexos da actualidade, a inovação social, a experimentadesign criou a Design Response.

A Design Response é uma unidade de inovação e desenvolvimento que tem por objectivo desenvolver soluções através do design para os desafios comuns com que se deparam as sociedades contemporâneas, promovendo valores de inclusão, sustentabilidade, valorização e cidadania. A metodologia de trabalho adoptada é o processo projectual, que analisa e articula os factores humanos, materiais e sociais numa perspectiva orientada para a eficácia da resposta, bem como para a sua qualidade enquanto produto cultural.

A Design Response nasce assim do empenho da experimentadesign em intervir incisiva e proactivamente sobre o contexto actual, envolvendo e mediando o diálogo entre instituições e agentes da sociedade civil, empresas, comunidade criativa e stakeholders. É uma unidade de aplicação e operacionalização de conhecimento, de pesquisa e, sobretudo, de produção de realidade.

Sendo uma unidade que aplica o design a diferentes realidades e contextos, actua de forma transversal dentro da temática da sustentabilidade, com particular enfoque na inovação social e ambiente. Na óptica da optimização de resultados, procura captar e fazer convergir esforços de diferentes quadrantes, convocando os contributos de disciplinas como a sociologia, economia, antropologia e psicologia, entre outras.

A Design Response desenvolve projectos de design de serviços, design social, design estratégico, design research, design de sistemas e design de produto.



Campos de intervenção:

  • Envelhecimento e intergeracionalidade
  • Multiculturalismo
  • Refugiados e migrações
  • Participação democrática
  • Desemprego
  • Deficiência e necessidades especiais
  • Qualidade de vida
  • Mobilidade
  • Energias renováveis
  • Pegada de carbono
  • Economia local
  • Gestão de recursos naturais
  • Biodiversidade
  • Reciclagem



  • PORTFOLIO

    Action for Age 2011
    Intergeracionalidade
    Outubro 2010 – Novembro 2011


    A segunda edição deste laboratório criativo desafiou estudantes universitários finalistas e recém-licenciados a desenhar soluções que contribuíssem para melhorar a qualidade de vida dos idosos com base no estabelecimento de relações intergeracionais.

    Action for Age arrancou com um concurso nacional de ideias em Outubro de 2010, onde participaram 22 escolas superiores e universidades portuguesas de norte a sul do país. Em Fevereiro de 2011 das 71 candidaturas , elaboradas por 227 alunos, individualmente e em grupo, foram seleccionados 12 projectos para, sob regime de mentoring de uma dupla de designers sociais, serem desenvolvidos até à fase de implementação piloto.

    Os outputs dos projectos foram apresentados numa exposição integrada no programa da Bienal EXD'11 e realizada na Fundação Calouste Gulbenkian. A inauguração foi marcada pela projecção do documentário realizado por Rui Simões, que acompanhou de perto a dinâmica do processo, e por uma conferência de contextualização.

    Action for Age envolveu um total de 45 alunos de 5 unidades de ensino (IPVC, UA, ESAD CR, FBAUL) que desenvolveram os trabalhos em 5 diferentes localidades (Viana do Castelo, Vale do Cávado, Aveiro, Caldas da Rainha, Lisboa).

    Iniciado em 2009 com um brief original da Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and commerce, a 2ª edição de Action for Age foi uma co-produção EXD11, RSA, Fundação Calouste Gulbenkian, Santa Casa da Misericórdia.



    Efeito D


    website
    Efeito D
    Setembro 2009


    Efeito D surgiu do desejo de contribuir para Diferenças, um Centro de Desenvolvimento Infantil especializado em crianças com deficiências, nomeadamente com Síndrome de Down (Trissomia 21). Sediado em Portugal, é um dos centros mais avançados da Europa, ajudando milhares de crianças.

    Com o intuito de gerar receitas para o Centro Diferenças, a BBDO Portugal iniciou Efeito D, desafiando designers portugueses a criar novos produtos marcados por elemento ou coeficiente de diferença, de distinção, no seu design e conceito. A EXD juntou-se à iniciativa, organizando e comissariando a secção internacional do projecto, convidando um grupo de designers de renome e desenhando a exposição.

    Em Setembro, no âmbito da EXD'09, apresentou um showcase inédito que incluiu esboços, desenhos, projectos 3-D e protótipos. O objectivo de Efeito D foi dar origem a uma linha de produtos de design únicos para comercialização em Portugal e no estrangeiro. Efeito D foi concebido e desenvolvido em regime pro-bono por todos os seus intervenientes.



    Action for Age 2009


    website
    Action for Age 2009
    Abril- Setembro de 2009


    Action for Age explorou o papel do design face aos complexos desafios e possibilidades que nos coloca o fenómeno do envelhecimento generalizado da população.

    Numa parceria entre a Royal Society for the Encouragement of Arts no Reino Unido, a Fundação Calouste Gulbenkian e a experimentadesign em Portugal este laboratório criativo envolveu os estudantes universitários de design a trabalhar sobre a coordenação de designers seniores. O desafio comum foi criar serviços, networks ou outras soluções intuitivas e centradas no utilizador que representem uma melhoria efectiva na vida dos idosos.

    Os resultados dos workshops foram apresentados num showcase e conferência no âmbito da EXD'09. Numa sociedade em transformação, em Action for Age o design assume em pleno a sua missão de disciplina reconfiguradora do nosso contexto vivencial – material, espacial, de comunicação, de interacção – harmonizando-o com as novas necessidades e exigências da contemporaneidade.





     
    (experimentadesign)
    +351 210 137 405
    info@experimentadesign.pt
    Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
    1200-301 Lisboa
    Portugal