BRIEFING

(  )
Em 2015 a Câmara Municipal de Mafra (CMM) decidiu repensar e requalificar o Posto de Turismo da Vila da Ericeira, situado em pleno centro histórico da vila, na Praça da República, mais conhecida como o “Jogo da Bola”. Tendo em consideração a classificação da Ericeira como Reserva Mundial de Surf em 2011 e o crescente protagonismo desta modalidade desportiva e do turismo na vida económica local, tornava-se essencial criar uma abordagem que explorasse este potencial.

Seguindo o briefing entregue pela CMM, a experimentadesign criou um projecto que sublinha a relação entre o design e a economia do mar, centrado num dos mais importantes produtos turísticos que temos – a nossa costa e o património cultural oceânico – de forma sustentada e dirigida para o mercado turístico do século XXI, exigente, informado e cosmopolita.

No âmbito de um projecto amplo de design estratégico foi desenvolvida uma proposta que partiu de três objectivos principais, partilhados com a CMM:



  • 1 Manter a função de ponto de informação turística sobre a Ericeira, Mafra e Lisboa, requalificando o espaço para que este se tornasse mais eficaz e apelativo.
  • 2 Destacar a cultura própria da Ericeira e a sua relação com o mar, como produto turístico multifacetado e de grande valor competitivo no mercado global.
  • 3 Criar um Centro de Interpretação sobre a Reserva Mundial de Surf e sobre o surf na Ericeira em particular, proporcionando ao público uma experiência informativa e sensorial inovadora.