( experimentadesign )



ABOUT US
BIENAL EXD
CULTURA
BUSINESS & CONSULTING
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO


ENGLISH


NEWSLETTER
CENTRO DE IMPRENSA
GALERIAS FOTOGRÁFICAS

facebook/ twitter/ flickr/ vimeo/ linkedin/



EXD'17
EXD'15
EXD'13/LISBOA
EXD'11/LISBOA
EXD'09/LISBOA
EXD'09/LISBOA WARM-UP
EXD'08/AMSTERDAM
EXD'05/LISBOA
EXD'03/LISBOA
EXD'01/LISBOA
EXD'99/LISBOA
O QUE FOI A EXD?


Projecto emblemático da experimentadesign, a Bienal EXD, cuja primeira edição foi em Lisboa em 1999, dedicou-se ao design, arquitectura e criatividade contemporânea.

A EXD colocou Lisboa e Portugal no roteiro dos grandes eventos culturais mundiais, posicionando-se como uma plataforma internacional dinâmica e arrojada que promoveu a cultura contemporânea através da discussão, da reflexão e da partilha de conhecimento. Gerou e apresentou projectos, conceitos e ideias originais em diferentes formatos: conferências, projecções, exposições, intervenções urbanas, workshops e debates.

O principal vector da Bienal foi o design no sentido mais amplo, não apenas nas múltiplas vertentes de criação e produção, mas enquanto disciplina operativa e metodologia de trabalho. O segundo vector foi a arquitectura, nas suas diferentes escalas e âmbitos. Assumindo a cultura de projecto como eixo central numa perspectiva integradora, a Bienal apresentou conteúdos em áreas como design industrial, arquitectura, design de comunicação, cinema, design de ambiente, fotografia, multimédia, sound design, light design, vídeo e artes visuais.

Propiciou intercâmbios, intersecções e estímulos no seio da comunidade criativa e académica, operando numa rede de colaborações e co-produções com instituições e agentes culturais, estabelecimentos de ensino, empresas e teóricos nacionais e internacionais.

A Bienal agiu como um pólo difusor de talentos emergentes e práticas criativas de vanguarda, em permanente transformação e crescimento, flexível e receptiva a novos contributos e desafios. A cada dois anos, activou na cidade onde aconteceu uma dinâmica multifacetada que se propagou por todo o espaço urbano, programando espaços edificados menos conhecidos do grande público, envolvendo interlocutores de diferentes áreas e estimulando a redescoberta da cidade através de percursos de visita ligados aos eventos apresentados.

Privilegiando ideias e indivíduos, o programa da Bienal teve por objectivo transmitir conteúdo e incentivo tanto a uma audiência especializada como ao público em geral, disseminando informação e estimulando o debate crítico. Comprometida com a democratização do conhecimento, a disseminação da informação e a actualização de competências, a EXD defendeu o papel da cultura enquanto vector transversal de desenvolvimento.

Depois de 18 anos e de efectuadas 9 edições, uma delas em Amesterdão, em 2008, e a última incluindo Lisboa, Porto e Matosinhos, 2017 é o ano do fecho deste evento.

Durante as 9 edições a Bienal EXD recebeu um total de 1.135.107 visitantes, numa média de 116.123 por edição. Convidou 1.833 participantes, portugueses e estrangeiros, e envolveu 48 países em projectos totalmente originais.

Para celebrar o fim do ciclo das Bienais — celebrando assim também todos aqueles que nela participaram, todos os que a tornaram possível e o seu público — a experimenta produz a EXD’17, a sua última edição, num formato especial, no dia 30 de Setembro de 2017.



EDIÇÕES


EXD'17
BEFORE & BEYOND

Bienal

30.09.2017
Lisboa

Sob o tema BEFORE & BEYOND, a EXD'17 foi a última edição da Bienal. Abordou os temas das edições anteriores, tomando-os não só como memória, mas também dirigindo-os para novas reflexões, no presente e no futuro. Neste ano apresentou um formato especial, centrado nas Conferências de Lisboa. Houve ainda o lançamento do livro “experimentadesign 1999-2017”, a projecção audio-visual Inside e a exposição Drawing in Stone, integrando o trabalho de 24 participantes internacionais.



EXD'15/Lisboa/Porto/Matosinhos
AS FAR AS THE MIND CAN SEE

Bienal

12.11.2015 — 20.12.2015
Lisboa, Porto, Matosinhos

Em 2015, o tema da oitava edição da Bienal de design, arquitectura e criatividade contemporânea foi As Far As The Mind Can See, num convite à reflexão sobre a relação entre a mente, o indivíduo e a criatividade. A programação dividiu-se entre Lisboa, Porto e Matosinhos, trazendo autores internacionais protagonistas nas suas áreas, e reunindo um conjunto de trabalhos que abordam as várias dimensões do tema, na perspectiva da cultura contemporânea. Foram 45 eventos que reuniram os trabalhos de 268 participantes de 21 países.



EXD'13/Lisboa
NO BORDERS

Bienal

07.11.2013 — 22.12.2013
Lisboa

Sétima edição da Bienal de design, arquitectura e criatividade contemporânea. Em 2013 o tema da Bienal foi No Borders, reflectindo sobre a expansão de fronteiras e o ultrapassar de obstáculos. A cidade de Lisboa acolheu 70 eventos e foram apresentados os trabalhos de 92 participantes de 25 países, em 40 espaços programados.



EXD'11/Lisboa
USELESS

Bienal

28.09.2011 — 27.11.2011
Lisboa

Sexta edição da Bienal de design, arquitectura e criatividade contemporânea.
Realizando-se em Lisboa desde 1999, a Bienal envolve uma rede mundial de agentes dos mais diversos sectores, promovendo o design, a inovação e a cultura de projecto enquanto vectores de desenvolvimento sustentável a todos os níveis. Sob o tema Useless, a EXD'11/Lisboa contou com 164 participantes de 18 países, num programa de 132 eventos, entre 25 nucleares, 60 tangenciais e 47 educativos.



EXD'09/Lisboa
IT'S ABOUT TIME

Bienal

09.09.2009 — 08.11.2009
Lisboa

Quinta edição da Bienal de design, arquitectura e criatividade contemporânea. A edição de 2009 da EXD lançou um olhar sobre os múltiplos impactos do tempo no design, arquitectura e práticas criativas contemporâneas, e como estas podem, por seu turno, contribuir para a formulação de novas definições de urgência, velocidade e desaceleração. A EXD'09/LISBOA apresentou 127 eventos que contaram com a participação de 287 criativos de 28 países.



EXD'08/Amsterdam
Space and place

Bienal

18.09.2008 — 02.11.2008
Amsterdam

Em 2008 a internacionalização da Bienal conheceu uma nova etapa. Pela primeira vez, realizou-se noutra capital europeia, Amesterdão, fruto do convite directo da Câmara Municipal da cidade e uma parceria com a DroogDesign.

Sob o tema Space and Place, integrou 33 eventos, num total de 65 participantes, dialogando de uma forma única com a capital holandesa, tal como acontece em Lisboa.

Numa reflexão sobre espaço público, identidade, pertença e partilha na vivência urbana colectiva do quotidiano, EXD'08/AMSTERDAM teve no Droog Event 2: Urban Play a âncora do seu programa. Dezoito intervenções urbanas de criadores de renome formaram um percurso ao longo da margem do rio, propondo interacções lúdicas entre os cidadãos e a cidade.



EXD'09/Lisboa Warm-Up
Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007

Exposição, Conferência

06.09.2008 — 02.11.2008
LX Factory + Aula Magna
Lisboa

O Warm-Up marcou o lançamento oficial da Bienal de 2009. Com um programa de elevadíssima qualidade e impacto mediático, foi desenhado para lançar o tema da EXD'09 com um ano de antecedência, procurando envolver o maior número possível de pessoas na sua discussão.

Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007
Apresentação da primeira grande exposição deste arquitecto suíço. Para além de explorar a obra notável de Zumthor, a exposição lançou o tema "It's About Time" de uma forma incisiva, pluridimensional e em sintonia com as grandes linhas de discussão e questionamento da cultura actual. A exposição foi desenvolvida numa profunda colaboração com o próprio arquitecto e o Kunsthaus Bregenz, durante cerca de dois anos, tendo sido apenas apresentada em Bregenz e em Lisboa.

Conferência
Para assinalar a inauguração da exposição, o arquitecto Peter Zumthor protagonizou uma rara conferência que esgotou a lotação da Aula Magna de Lisboa para uma audiência de 1.652 pessoas.



EXD'05/Lisboa


website
EXD'05/Lisboa
O Meio é Matéria

Bienal

15.09.2005 — 30.10.2005
Lisboa

A 4ª edição da Bienal focou os objectos comunicativos, o meio e as matérias de transmissão perceptíveis no intervalo que se encontra entre quem cria e quem recebe, na importância da mensagem bem como do próprio processo de interacção enquanto gerador de conteúdo e significado. Esta edição integrou 18 eventos e 226 participantes, recebendo 101.234 visitantes. Entre os eventos mais emblemáticos da EXD'05 contou-se a intervenção urbana do designer Stefan Sagmeister, parte do seu projecto em desenvolvimento "Things I have learned in my life so far…", que tem vindo a ser apresentado um pouco por todo o mundo.



EXD'03/Lisboa


website
EXD'03/Lisboa
Para Além do Consumo

Bienal

17.09.2003 — 02.11.2003
Lisboa

Dedicada ao tema "Para Além do Consumo", o programa da EXD'03 Lisboa reflectiu sobre questões prementes da actualidade da produção material e cultural: Que ideias e criações reflectem hoje as aspirações e necessidades dos consumidores? Entendemos de facto as experiências que perfazem o consumo e o uso do design, do cinema, da música, da comida ou da arquitectura? Reflectimos sobre as possibilidades e problemas que estas experiências nos colocam? Como ir mais longe com a ideia de consumo? Até que ponto é que designers e criativos integram estas questões na sua prática? E os utilizadores? Que consciência têm destes tópicos?

A terceira edição Bienal listou 376 participantes em 27 eventos (17 nucleares e 10 tangenciais).



EXD'01/Lisboa


website
EXD'01/Lisboa
Modus Operandi

Bienal

16.09.2001 — 31.10.2001
Lisboa

A segunda edição da Bienal reflectiu sobre os modos e processos específicos de produção projectual, sobre a influência das novas tecnologias e emergência de novos territórios de intersecção entre disciplinas, a par de um olhar crítico sobre modos de fazer históricos ou instituídos.

Cento e oitenta criadores, teóricos e opinion makers participaram em 26 eventos (20 nucleares e 6 tangenciais). Especial destaque ao EXD Magazine, programa televisivo concebido pela EXD01, que passou semanalmente na RTP2 durante a Bienal, tendo sido visto por 790.000 telespectadores.



EXD'99/Lisboa


website
EXD'99/Lisboa
Intersecções do e no Design

Bienal

12.09.1999 — 16.10.1999
Lisboa

A primeira edição da EXD reuniu 150 participantes nacionais e estrangeiros num total de 14 eventos. Lançando as bases daquele que seria o seu desenho e modelo de funcionamento, o programa da EXD'99 apresentou exposições, conferências, workshops, um ciclo de cinema e um evento mixmédia em diferentes locais espalhados por Lisboa. A Bienal EXD instituiu assim em Lisboa uma nova plataforma de reflexão crítica em torno do design e das disciplinas de projecto, galvanizando estudantes e profissionais portugueses bem como teóricos e criadores estrangeiros.
 





 
(experimentadesign)
+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt
Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal