2011.11.29
CARTOGRAFIAS DO PROCESSO FECHA COM SUCESSO A
1ª EDIÇÃO DO CICLO WELCOME



Fotografia © Bárbara Hora

Integrada na 1ª edição do ciclo Welcome, Cartografias do Processo comissariada por R2 e André Tavares acabou por ser prolongada até 27 de Novembro de 2011 tendo registado uma grande afluência de visitantes no Palácio Quintela.

Impulsionada pela dinâmica criada pela 6ª edição da Bienal que foi marcada pela concentração geográfica, esta exposição ultrapassou um total de 7.450 entradas com uma média diária de 83visitantes. A presença de turistas que nesta altura circulam com mais intensidade nesta zona emblemática da cidade foi também notória ao longo dos 87 dias.

A expressiva adesão do público estudantil em que se destacam instituições de ensino secundário levou ainda à organização de várias visitas orientadas.

Com entrada gratuita, apresentou criações inéditas de 55 designers internacionais, membros da AGI - Alliance Graphique Internationale. Um conjunto ímpar de representações gráficas que constituem mapas visuais sobre o processo criativo de alguns dos mais prestigiados designers.

Esteve igualmente à venda o catálogo lançado por ocasião do AGI Open 2010 no Porto, o primeiro congresso realizado em Portugal. Elogiado pela crítica internacional, esta publicação engloba a íntegra dos 80 cartazes criados constituindo um recurso valioso para a contextualização da importância das 4 gerações de designers aqui representados no panorama projectual contemporâneo.

Anteriormente apresentada no Porto e em Coimbra, a exposição prevê prosseguir a sua itinerância nacional.



2011.10.14
EUROPEAN MUSEUM NETWORK CONFERENCE "MUSCON" EM LISBOA

Entre 19 e 22 de Outubro, Lisboa acolhe a European Museum Network Conference MUSCON, promovida pelo Vitra Design Museum. A instituição anfitriã do evento de 2011 é o MUDE - Museu do Design e da Moda.

MUSCON é uma plataforma de intercâmbio de intituições relacionadas com o design, arquitectura e arte, onde diferentes instituições expõem as suas iniciativas potenciadoras nestas áreas culturais, trocando ideias, práticas e registos. A experimentadesign foi convidada a apresentar a sua dinâmica e estratégia programática, pelo seu papel impulsionador da criatividade e da cultura de projecto.

A experimentadesign tem-se dedicado, desde 1999, à criação de projectos culturais pontuais e continuados, onde se geram conteúdos inéditos que abrem a reflexão em torno de temáticas contemporâneas, numa dimensão internacional. Um dos melhores exemplos dessas realizações é a Bienal EXD/LISBOA, que este ano celebra a sua 6ª edição.

A MUSCON Europeia teve início em 1996, numa lógica de partilha e promoção das organizações associadas. Mais recentemente, abriu esta rede a instituições culturais Americanas e Asiáticas com vista à cooperação transcontinental. Hoje, mais de 100 agentes culturais a integram, entre os quais o Centre Georges Pompidou, Victoria and Albert Museum, MoMA New York, National Museum of Modern Art de Tóquio ou o MOCA de Xangai.

Depois de Taipei e Lisboa, a 5ª US MUSCON vai ser recebida em Miami de 28 a 30 de Novembro, durante a Art Basel Miami Beach e Design Miami.



2011.07.25
OBJECTOS PARA UM QUOTIDIANO INVULGAR INAUGURAM
1ª EDIÇÃO DE WELCOME




O Palácio Quintela recebeu centenas de visitantes na abertura do ciclo Welcome, no fim da tarde de 5ª feira, 21 de Julho. Nesta edição deu-se as boas-vindas a duas exposições de design de produto comissariadas pela Show Me - design & art gallery de Braga: "Meros Objectos?" de Gonçalo Campos e "Mobiletos" do estúdio Pedrita.

A inauguração juntou Guta Moura Guedes, Presidente da experimentadesign e os responsáveis da Galeria Show Me, Diana Sequeira e Guilherme Braga da Cruz. Entre os visitantes estavam Carlos Duarte, Presidente do IADE, Catarina Portas, fundadora de A Vida Portuguesa e profissionais das áreas do design e arquitectura. Os autores, Gonçalo Campos, Rita João e Pedro Ferreira, conduziram os mais curiosos pelo processo criativo e de produção das suas peças, no hall do piso 0 e no piso 1 do Palácio do século XVII.

A Sala das Sabinas, com as suas impressionantes pinturas murais e janelas sobre a cidade deu lugar ao cocktail inaugural. A selecção musical do DJ bracarense Rui Pereira envolveu as conversas informais que se prolongaram.

Com entrada gratuita, estas exposições de Welcome estão abertas ao público só até 14 de Agosto.

Dia 19 de Agosto abre a próxima exposição de Welcome: "Cartografias do Processo", na área do design de comunicação, comissariada por R2 e André Tavares.



2011.07.11
EXPERIMENTADESIGN MARCOU PRESENÇA NO CO-LAB SOCIAL

Nos passados dias 27 e 28 de Junho, o Co-Laboratério de Inovação Social juntou organizações dos sectores privado, público e terciário para gerarem ideias de soluções sociais que respondam a necessidades emergentes identificadas em recentes estudos da sociedade portuguesa.

O Co-Lab é promovido pela TESE e CGD, em parceria com a MasterCard, Lisbon MBA, Agência Lusa e VER e contou com a participação de mais de 60 pessoas. A unidade Design Response da experimentadesign esteve presente no evento, contribuindo com a sua perspectiva crítica e experiência de análise aos desafios expostos.

A procura de soluções inovadoras centrou-se em 3 problemáticas sociais concretas:

1. Novas aprendizagens e formas de ocupação para pessoas em transição para a reforma;
2. Serviços de apoio às crianças desadequados aos horários dos trabalhadores sobreocupados, nomeadamente com baixos rendimentos;
3. Endividamento e dificuldades de poupança das famílias sanduíche (agregados que estão acima do limiar de pobreza e abaixo do acesso a apoios sociais)

A ideia vencedora do Co-Lab foi "Café, Chá ou Limonada" criada pelo grupo que integrava um representante da experimentadesign, juntamente com elementos da Fundação Porto Social, Instituto Segurança Social, Fundação Eugénio de Almeida, Instituto de Empreendedorismo Social, Call to Action e Câmara Municipal de Oeiras. A proposta focava a concepção de "uma plataforma de promoção da 'pensão activa', através de uma rede de lojas de prestação de serviços orientado para a resolução de problemas da comunidade."

O Júri foi constituído por: Sérgio Figueiredo, Administrador da Fundação EDP; Cristina Amaro, apresentadora do programa Imagens de Marca; Belén de Vicente, Lisbon MBA; Dra. Suzana Ferreira, Caixa Geral de Depósitos e Paulo Raposo, Country Manager da MasterCard.

Dando continuidade à ideia delineada no Co-Lab, a equipa de trabalho irá explorar e desenvolver o seu conteúdo, com vista à implementação de respostas efectivas aos problemas focados.

Mais informações em: http://colabsocial.com/



2011.07.11
EXEMPLOS DE SUCESSO DA INDÚSTRIA NACIONAL
FORAM VISTOS POR 5990 VISITANTES




O Palácio Quintela acolheu Ordem de Compra, de 26 de Março a 3 de Julho de 2011, centrada na importância do design e indústria portugueses na economia actual, tendo sido inaugurada por Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva.

Ordem de Compra reuniu cerca de duas centenas de objectos e equipamentos de 75 empresas que conquistaram o seu lugar no mercado, sendo sucessos de exportação e/ou líderes no mercado interno, fruto de uma aposta consistente na inovação técnica e no design enquanto ferramenta diferenciadora. Bancos de jardim de elevada resistência, uma inesperada bomba de gasolina, apelativos jogos didácticos, motas desportivas e têxteis executados com tecnologia de ponta, foram alguns dos exemplos.

As empresas representadas, com o seu testemunho de vitalidade, partilha de conhecimentos e experiências, firmaram a pertinência de Ordem de Compra, que apresentou um retrato da produção industrial portuguesa, numa exposição de cariz cultural. As peças foram acompanhadas de detalhadas tabelas e infografias com dados sócio-económicos como, localização geográfica, volume de exportação e emprego, entre outros, proporcionando uma visão mais ampla e acessível dos conteúdos.

A construção desta exposição contou com a parceria da empresa Outros Mercadus, que permitiu alargar a área de exibição, de 290 m2 para 470m2, através da construção de mezzanines, para receber o leque alargado das peças.

O Serviço Educativo teve um papel relevante na mediação dos conteúdos, disseminação de conhecimento e geração de debate através de um programa de visitas orientadas, workshops, oficinas a par de um ciclo de debates temáticos, numa aproximação entre indústria, ensino e comunidade criativa que contou como convidados professores, gestores, designers e jornalistas.

Ao longo dos 86 dias, Ordem de Compra registou 5990 visitantes, que expressaram agrado e surpresa ao reconhecer produtos do seu quotidiano pensados e feitos em Portugal. Os testemunhos registados elogiam o espírito empreendedor e pensamento arrojado dos empresários e industriais portugueses.
O público internacional teve também expressão, contando com estudantes universitários da Suíça e da Irlanda, turistas, jornalistas, embaixadores, industriais e empresários, entre os quais o antigo Vice-Presidente da Apple, Don Norman.

Ordem de Compra foi a quarta exposição com curadoria da experimentadesign no Palácio Quintela e abriu o mote à reflexão sobre a crescente sinergia entre o design e a indústria, no desafio comum de enriquecer e fortalecer o sector secundário nacional. Uma realidade vital e dinâmica na nossa economia e um motor de motivação para outros empreendedores e público em geral.



2011.05.19
APLICAÇÃO PARA I-PAD DESTACA MATERIA



O barco de brincar, BOTE desenhado por BIG-GAME foi integrado no Instant Design_01, o primeiro e-book instantâneo dedicado à semana do Design de Milão 2011. Esta aplicação para i-pad apresenta uma selecção dos cem melhores produtos de design da semana de Milão, entre os quais se encontra a peça Bote, da colecção MATERIA.

Susanna Legrenzi, curadora de design e jornalista, colaboradora regular da Vogue Italia, Klat magazine, Nòva/Il Sole 24 ore e Il Giornale dell’architettura, foi responsável pela selecção dos objectos.

Bote foi desenhado pelo estúdio de design BIG – GAME, fundado por Grégoire Jeanmonod (CH), Elric Petit (BE) e Augustin Scott de Martinville (FR). O seu trabalho está representado em instituições como Museum fur Gestaltung (CH), Musée du Grand-Hornu (BE) e Centre Georges Pompidou (FR), entre outros.

A colecção Materia, com curadoria da experimentadesign, foi lançada internacionalmente em Milão, onde esteve em exposição entre 13 e 17 de Abril na galeria Spazio San Marco, durante o Fuori Salone.



2011.04.21
THE LISBONAIRE APARTMENTS: UM PROJECTO COMISSARIADO PELA EXPERIMENTADESIGN QUE INTERPRETA A "PORTUGALIDADE".



Perto do elevator da Glória, [...], um hotel com alma lisboeta e o melhor design nacional. Um projecto que interpreta a "portugalidade" num tom contemporâneo, com direcção artística da experimentadesign.
Expresso – Madalena Galamba – 19.03.11


A experimentadesign assumiu a direcção criativa de The Lisbonaire Apartments, desafiando 19 designers e ateliers a criar uma intervenção nos apartamentos desta unidade hoteleira, em plena Baixa lisboeta.

A cidade invade cada um dos T0 e T1 onde podemos (re)descobrir a herança gráfica e tipográfica desta zona típica. Letreiros de pensões, lojas de souvenirs, bandeiras dos eléctricos, cartazes do Ritz Clube e a espingardaria do Rossio, entre outros, serviram de inspiração para dotar cada apartamento de uma identidade própria.

Os designers e ateliers convidados foram Alva, Ana Cunha, Bárbara says..., Gwendolyn van der Velden e Quim Albergaria, Joana e Mariana, João Maio Pinto, João Vinagre, Maga & Mood, Musa WorkLab, Nuno Luz, Paulo Arraiano, Nada, Pedro Falcão, Mackintóxico, Marco Balesteros, Silva!Designers, Vanessa Teodoro, Vivóeusébio e Ricardo Mealha que também foi responsável pela imagem corporativa de The Lisbonaire Apartments inspirando-se na linguagem dos jornais portugueses.

O desenvolvimento global do projecto ficou a cargo do atelier de design de produto Pedrita que desenhou camas, sofás, mesas, estantes, módulos de arrumação e candeeiros. Simplicidade e multifuncionalidade, foram as principais tónicas das peças seleccionadas para este espaço exclusivamente de produção nacional.

Destinado a estadias de curta/média duração na capital portuguesa The Lisbonaire Apartments assume-se como uma alternativa original, 100% Made in Portugal, numa das zonas mais emblemáticas da capital, marcada por um legado gráfico e tipográfico de excepção.



2011.04.21
WORKSHOP DA 2ª EDIÇÃO ACTION FOR AGE



A Fundação Calouste Gulbenkian acolheu nos dias 15 e 16 de Março, o primeiro workshop dos 12 projectos vencedores do laboratério criativo Action for Age.
Nesta acção estiveram presentes os 8 professores coordenadores e 41 alunos ligados às candidaturas seleccionadas, cujo objectivo foi proporcionar mais ferramentas e espírito crítico sobre cada uma.

O enfoque do primeiro dia recaiu na apresentação e diagnóstico detalhado dos 12 projectos, com o acompanhamento da Eng. Luisa Valle, Directora do Departamento de Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian. Para potenciar a qualidade e ajustar a sua exequibilidade questionou-se e recentrou-se cada uma das propostas com vista a alcançar todo o seu potencial de implementação e elevado grau de sustentabilidade.

O segundo dia, foi dedicado ao planeamento, identificação, calendarização e implementação das próximas fases de desenvolvimento. Esta iniciativa contribuiu para criar uma interacção motivacional e espírito de grupo entre todos os participantes.

Centrados nas relações intergeracionais, as abordagens abrangem diferentes áreas que vão desde o design de produto, desenvolvimento comunitário, intervenções em locais e sistemas ou serviços de design que são consubstanciados pela Design Response, a unidade de inovação e desenvolvimento da experimentadesign.

Action for Age será integrado no programa da Bienal EXD'11, na qualidade de projecto especial, numa ideia original da RSA - Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce em parceria com a experimentadesign, Fundação Calouste Gulbenkian e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.



2011.04.08
EXPERIMENTADESIGN E CORTICEIRA AMORIM APRESENTAM COLECÇÃO INÉDITA DE OBJECTOS DE CORTIÇA EM MILÃO



A colecção MATERIA, com curadoria da experimentadesign para a Corticeira Amorim é apresentada no próximo dia 13 de Abril em Milão.

Integrada naquele que é considerado o mais prestigiado evento internacional comercial de design, o Fuori Salone, o lançamento de MATERIA assinala uma etapa chave na estratégia de diversificação e entrada em novos mercados por parte da Corticeira Amorim.

A apresentação de MATERIA é na galeria Spazio San Marco, situada em Brera, centro nevrálgico do design e da moda nesta cidade. O showcase permanece aberto ao público até 17 de Abril de 2011 com design de exposição de Miguel Vieira Baptista.

MATERIA é composta por 22 objectos inéditos para o quotidiano feitos em cortiça. A colecção foi desenhada por seis designers e estúdios portugueses e quatro estrangeiros.

BIG-GAME (CH), Daniel Caramelo (PT), Fernando Brízio (PT), Filipe Alarcão (PT), Inga Sempé (FR), Marco Sousa Santos (PT), Miguel Vieira Baptista (PT), Nendo (JP), Pedrita (PT), Raw Edges (IL/UK) foram os designers convidados.

MATERIA CORK BY AMORIM assume em pleno a cortiça enquanto uma das matérias-primas de eleição para o século XXI.



2011.03.29
PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA ORDEM DE COMPRA



"Congratulo-me com o reconhecimento da indústria portuguesa da importância do design para o reforço da competitividade dos seus produtos."
Professor Aníbal Cavaco Silva, 25 de Março 2011

Celebrando a dinâmica do design pensado e produzido pela industria portuguesa, Ordem de Compra, foi inaugurada no dia 25 de Março, pelo Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva, acompanhado pela Primeira Dama. Guta Moura Guedes, Presidente da experimentadesign, apresentou os exemplos de sucesso numa visita guiada, acompanhada por Carlos Duarte, Presidente do IADE e Carlos Sá, Administrador do Grupo Ensivest.

Esta inauguração, que recebeu 959 visitantes, contou ainda com a presença de Catarina Vaz Pinto, Vereadora da Cultura da C.M.L.; Basílio Horta, Presidente da AICEP; Bengt Lundborg, Embaixador da Suécia; Bernhard Wrabetz, Embaixador da Áustria; Fernando Faria de Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, patrocinadora principal da programação da experimentadesign no Palácio. Os directores, CEO’s e designers das 75 empresas participantes também estiveram presentes, bem como um público muito diversificado, entre parceiros da experimentadesign, comunidade criativa, estudantes e profissionais de vários sectores.

De entrada gratuita, Ordem de Compra apresenta 200 produtos e equipamentos pensados e produzidos pelo sector secundário nacional tendo a área expositiva sido aumentada para 470m2. No programa do serviço educativo estão previstas diversas actividades: visitas guiadas, workshops, debates temáticos, oficinas entre outras. Ordem de compra estará aberta ao público, de terça a domingo, até 3 de Julho.)

Veja aqui as imagens da inauguração.
+ info: http://www.experimentadesign.pt/ordemdecompra/



2011.02.24
CONCURSO ACTION FOR AGE ANUNCIA VENCEDORES



Os 12 projectos vencedores do concurso Action for Age foram anunciados no dia 21 de Fevereiro, numa sessão presidida por Isabel Mota, Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian e Guta Moura Guedes, presidente da experimentadesign.
Lançado em Novembro e envolvendo 22 estabelecimentos de ensino superior de todo o país e cerca de 400 alunos e 38 professores, a 2ª edição de Action for Age desafiou os participantes a desenvolver projectos sobre a temática da Intergeracionalidade e envelhecimento.

Este concurso registou uma adesão expressiva, num total de 71 candidaturas, elaboradas por 227 alunos, individualmente e em grupo, no âmbito do seu plano curricular de estudos.
As 12 vencedoras destacam-se pelo seu potencial de viabilização e de inovação, dividindo-se nas seguintes tipologias: produto/tecnologia; acção comunitária; intervenções ou site-specifics; sistemas ou serviços.
Segue-se uma nova fase de desenvolvimento e implementação piloto, em que os alunos terão disponível uma verba bem como um acompanhamento regular por parte de designers, entre outros especialistas.

A 2ª edição deste laboratério criativo será integrada no programa da Bienal EXD'11 na qualidade de projecto especial (14 Setembro a 13 Novembro), numa parceria entre a experimentadesign, RSA - Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce, Fundação Calouste Gulbenkian e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Lista de Projectos Vencedores:
1. Chat Analógico (IPVC - Escola Superior de Tecnologia e Gestão)
2. Simple Phone (ESAD - Caldas da Rainha)
3. Experimenta Cultivar (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa)
4. Viana Cubo (IPVC - Escola Superior de Tecnologia e Gestão)
5. GeraCity (IPVC - Escola Superior de Tecnologia e Gestão)
6. Com Amor se Paga (Universidade de Aveiro)
7. T(h)REE GENERATION (ESAD - Caldas da Rainha)
8. COR (Universidade de Aveiro)
9. "Saber à la Carte" (IPVC - Escola Superior de Tecnologia e Gestão)
10. Raízes (Universidade de Aveiro)
11. Oficina dos Mestres (IPVC - Escola Superior de Tecnologia e Gestão)
12. ElderlySupport (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave)



2011.01.25
DISPLAY EM CONTAGEM DECRESCENTE
ARTE CONTEMPORÂNEA NO CHIADO ATÉ 30 JANEIRO




Na sua última semana de abertura, Display: Objects, Buildings and Projects continua a realizar visitas orientadas, com destaque para o público estudantil do ensino secundário e universitário.
Em apenas 15 dias, o Serviço Educativo da experimentadesign recebeu na exposição 282 estudantes de escolas de todo o país, num programa de que se mantém até ao próximo Domingo. Destaca-se a visita especial do artista e professor universitário Tiago Baptista, que vai partilhar com o público a sua perspectiva pessoal e subjectiva sobre as obras, o percurso dos respectivos artistas e o diálogo entre arte e espaço construído.
A não perder, esta quinta feira, 27 de Janeiro, pelas 18:30.

marcações: edu@experimentadesign.pt

+ info: http://www.experimentadesign.pt/display/



2011.01.14
ARTE CONTEMPORÂNEA COM VISITAS REGULARES E ESPECIAIS EM JANEIRO



Até ao final de Janeiro, a exposição Display: Objects, Buildings and Space coloca em diálogo diferentes cruzamentos entre arte e espaço construído. Para um contacto mais enriquecedor com as 24 obras expostas, que vão da fotografia à instalação passando pela escultura e desenho, o Serviço Educativo da experimentadesign organizou visitas regulares e visitas especiais.

A par da abordagem mais pedagógica das visitas regulares, destinadas ao público em geral bem como jovens estudantes, as visitas especiais convidam a um olhar mais crítico e subjectivo sobre a narrativa expositiva. Realizadas nas últimas quinta-feiras do mês, às 18:30, as visitas serão conduzidas por dois artistas plásticos e docentes universitários, Pedro Cabral Santo ( 20 Janeiro) e Tiago Baptista (27 Janeiro), que vão partilhar com os visitantes as suas perspectivas desafiantes e incisivas.

marcações: edu@experimentadesign.pt
+ info: http://www.experimentadesign.pt/display/





2010.12.20
ARTE CONTEMPORÂNEA ATRAI MAIS DE 700 CONVIDADOS
AO CHIADO NA INAUGURAÇÃO DE DISPLAY: OBJECTS, BUILDINGS
AND SPACE




Esta quinta-feira 16 de Dezembro abriu ao público a exposição Display: Objects, Buildings and Space, no Palácio Quintela. Através de um conjunto de obras que vão da fotografia ao desenho passando pela instalação e escultura, explora relação entre a arte e o espaço construído.

Entre os mais de 700 visitantes, a exposição, inaugurada pela Drª Maria Cavaco Silva, contou com a presença dos galeristas convidados Cristina Guerra, Manuel Santos, Andrea Baginski Champalimaud, José Mário Brandão e Carlos Marzia, dos coleccionadores António Gomes de Pinho e Vítor Pinto da Fonseca, do pintor Julião Sarmento, do curador João Silvério, Isabel Rodrigues, assessora da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, da Directora do Museu do Chiado, Carlos Sá administrador da Ensivest, entre outros, bem como da parte substantiva da comunidade criativa lisboeta. Dos 22 artistas representados estiveram presentes João Galrão, João Seguro, Nuno Ramalho e Renato Ferrão, Rui Calçada Bastos, Rui Toscano e Rui Valério.

Display: Objects, Buildings and Space está integrada na programação da experimentadesign no Palácio Quintela, resultante de uma parceria com o IADE, e tem o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos. A inauguração teve o apoio da Heineken.

Esta exposição inicia um ciclo programático com o título genérico "Display:" que tem como ponto de partida o convite da experimentadesign a uma série de interlocutores nacionais e internacionais das mais variadas áreas, para responderem a um desafio temático.

Display: Objects, Buildings and Space _ até 30 de Janeiro 2011
+ info: http://www.experimentadesign.pt/display/



2010.12.03
EM DEZEMBRO, EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO PALÁCIO



A programação da experimentadesign no Palácio Quintela prossegue com a exposição Display: objects, buildings and space.

Seis galerias foram convidadas a apresentar obras que reflectem a relação entre a arte, o espaço, a arquitectura e os objectos. Baginski, Galeria/Projectos; Cristina Guerra Contemporary Art; Galeria Graça Brandão; Galeria Filomena Soares, MARZ Galeria e Vera Cortês Art Agency seleccionaram 23 obras de artistas de diferentes gerações, percursos e práticas:
André Romão; Ângela Ferreira; Daniel Blaufuks; Diogo Pimentão; Gonçalo Sena; Helena Almeida; João Galrão; João Penalva; João Seguro; John Wood and Paul Harrison; José Pedro Croft; Lawrence Weiner; Mauro Cerqueira; Nicolás Robbio; Nuno Ramalho e Renato Ferrão; Nuno Sousa Vieira; Rui Calçada Bastos; Rui Chafes; Rui Valério; Rui Toscano.

Display propõe perspectivas e diálogos entre arte e espaço construído, no cenário não menos marcante do Palácio até 30 de Janeiro de 2011.

+ info: http://www.experimentadesign.pt/display/



2010.11.08
EXPERIMENTADESIGN APRESENTA SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJECTO ACTION FOR AGE



No dia 5 de Novembro, no Grande Auditório da Faculdade de Bela Artes de Lisboa e perante uma audiência de 38 professores e cerca de 400 alunos de 22 escolas de design de todo o país, foi anunciada à imprensa a segunda edição do projecto Action for Age, que consiste na realização de um laboratério criativo centrado na reflexão e na procura de soluções inclusivas face ao fenómeno de envelhecimento generalizado da população.

Este projecto, que nasceu de uma iniciativa da RSA - Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce, do Reino Unido, foi realizado, na sua primeira edição, em parceria com a experimentadesign e com a Fundação Calouste Gulbenkian. A estes parceiros, junta-se agora a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, aprofundando a sua vocação natural, considera a inovação social um fundamento central para o acompanhamento das novas realidades sociais e para o combate dos efeitos que daí advenham.

Neste anúncio, efectuado no âmbito de um workshop de lançamento da segunda edição do projecto Action for Age, foram apresentados os resultados obtidos na primeira edição e estabelecidas as novas metas para dois anos, cujo objectivo principal se centra agora na temática da intergeracionalidade.

Durante a sessão os diversos responsáveis efectuaram o enquadramento institucional do projecto e as suas linhas fundamentais.

Guta Moura Guedes, Presidente da experimentadesign, realçou o privilégio de colaborar com instituições de mérito com a RSA, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Santa Casa da Misericórdia e sumarizou os resultados atingidos na primeira edição, os quais se traduziram na efectivação de diversas acções de sensibilização e potenciação de "networking" entre alunos, estabelecimentos de ensino e instituições. Em seguida, apresentou os objectivos estratégicos da segunda edição, realçando os seguintes factores:
  • Consolidar uma rede para o design social e a intergeracionalidade em Portugal.
  • Mobilizar e envolver alunos e escolas superiores de design para as problemáticas de cariz social.
  • Desenhar um processo de desenvolvimento do projecto mais longo – dois anos – e captar mais recursos e parcerias.
Luísa Valle, Directora do Departamento de Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian deu particular ênfase à importância do projecto Action for Age no contexto das preocupações institucionais com as questões de cariz social e reafirmou o compromisso na adopção de uma cultura de inovação no apoio a projectos transversais que fomentem a procura de soluções para os problemas da sociedade contemporânea e para os desafios do séc. XXI. Considerou ainda que a aposta na inovação social se torna inadiável enquanto novo paradigma para encontrar novas soluções que respondam de forma mais efectiva às necessidades sociais não satisfeitas.

Leonor Araújo da Santa Casa da Misericórdia referiu os eixos estratégicos da instituição – a expansão, a diversificação e o desenvolvimento da qualificação e inovação das respostas que presta –, objectivos fundamentais para a realização do seu papel de vanguarda na intervenção social e para a prossecução dos seus fins estatutários. Salientou ainda a forma como o projecto Action for Age, se enquadra na sua estratégia de inovação social, não só pela abordagem inovadora da disciplina do design face à transformação da realidade envolvente, mas também pela promoção de uma maior ligação intergeracional e uma integração mais plena da população sénior na comunidade.

Dado que Emily Campbell, Directora do Departamento de Design da RSA, não pode estar presente, foi projectado um vídeo sobre a instituição e o seu papel no apoio ao design enquanto disciplina profissional.

Foi ainda anunciado que Action for Age 2 pretende fomentar ideias que criem ou valorizem o capital social existente, contribuindo para uma maior coesão social. Assim, até Fevereiro do próximo ano, os alunos ou recém-licenciados das Escolas Superiores de Design do país podem candidatar-se à sua segunda edição, apresentando propostas – um produto, um serviço ou uma campanha – cujo principal objectivo seja estabelecer relações intergeracionais genuínas e espontâneas, que combatam o isolamento social e a solidão das pessoas idosas. Os trabalhos desenvolvidos serão apresentados durante a bienal EXD'11.

Na experimentadesign, a coordenação do projecto Action for Age é efectuada por Pedro Rocha Vieira, responsável pela área de Design Response.

+ info: www.experimentadesign.pt/actionforage



2010.09.29
EXPERIMENTADESIGN E MINISTÉRIO DA CULTURA
NO PORTUGAL TECNOLÓGICO




A experimentadesign foi responsável pelo desenho do stand do Ministério da Cultura no evento Portugal Tecnológico, que decorreu na FIL de 22 a 26 de Setembro de 2010.

Esta intervenção foi concebida e coordenada em regime pro bono pela experimentadesign, que convidou o atelier de arquitectura Ubiquidade para a execução do projecto, tendo o design gráfico ficado a cargo de Nuno Luz, membro da equipa da experimentadeisgn.

Integrando as representações de 12 organismos tutelados pelo Ministério da Cultura, o stand define-se como uma plataforma expositiva singularmente neutra onde se posicionam vários módulos e cápsulas, proporcionando uma experiência envolvente e focada no visionamento dos conteúdos áudio e vídeo. Os conteúdos apresentados são da responsabilidade dos respectivos 12 organismos do Ministério da Cultura.

O grafismo foi desenhado utilizando exclusivamente lettering, tendo Nuno Luz criado um alfabeto modular em tons de preto, dourado e branco.

A Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, visitou o stand no dia 24 de Setembro, na companhia de Mário Carneiro, director executivo da experimentadesign; Ricardo Miranda, autor do projecto, do atelier Ubiquidade, e representantes dos vários organismos participantes.



2010.09.16
EXPOSIÇÃO DE ARQUITECTURA INAUGURA NO PALÁCIO QUINTELA A 16 DE SETEMBRO
Pontes para um Futuro mais Positivo



O Palácio Quintela acolhe a partir do dia 16 de Setembro Pontes Para Um Futuro Mais Positivo, uma exposição de 54 propostas para uma ponte ciclável sobre a 2ª circular em Lisboa. Estes projectos são fruto do Concurso Internacional de Ideias lançado em Julho de 2009 pela Fundação Galp Energia em parceria com a EXD'09, que desafiou arquitectos e engenheiros a projectar um novo equipamento para a cidade.

Uma iniciativa da Fundação Galp Energia, esta exposição apresenta parte significativa dos projectos submetidos a concurso, oriundos de 14 países, dos quais se encontram representados Bangladesh, Bélgica, Brasil, Espanha, Índia, Israel, Itália, Jordânia, Macau, Portugal, Reino Unido e Tunísia.

De entrada gratuita, Pontes Para Um Futuro Positivo estará aberta ao público até dia 17 de Outubro no piso térreo do Palácio Quintela.

Morada: Rua do Alecrim, 70
Horário: terça a domingo, das 10h às 22h
Info: info@experimentadesign.pt



2010.06.17
REVOLUTION 99-09 INAUGURA PROGRAMAÇÃO DA EXPERIMENTADESIGN NO CHIADO



No dia 16 de Junho teve lugar a inauguração da exposição REVOLUTION 99-09, dando início à programação da experimentadesign para o Palácio Barão de Quintela e Conde de Farrobo, sede cultural do IADE no Chiado.
Ocupando dois pisos do notável edifício Pombalino, incluindo as antigas cozinhas, o salão e átrio superior, com as suas impressionantes pinturas murais, a abertura desta exposição de design de produtor e design gráfico português recebeu um total de 1.200 visitantes.

Reunindo mais de 190 trabalhos de cerca de 74 designers e estúdios, num acervo que ultrapassa as 400 peças, REVOLUTION 99-09 apresenta o olhar da experimentadesign sobre a produção nacional de design dos últimos dez anos, abrindo caminho à reflexão e ao debate em torno de linguagens e metodologias específicas do contexto geográfico e cultural português.

No âmbito do design gráfico, procurou-se reflectir a diversidade e riqueza de linguagens, formatos e contextos, privilegiando trabalhos experimentalistas e fortemente autorais. Na vertente de design de produto, a selecção ilustra algumas das problemáticas e explorações conceptuais que têm inspirado designers portugueses de diferentes gerações. São mostradas peças únicas, edições limitadas ou peças destinadas à produção em série para o grande público.

Estiveram presentes nesta ocasião a Elísio Summavielle, Secretário de Estado da Cultura; O presidente da Câmara de Lisboa António Costa e Catarina Vaz Pinto, Vereadora da Cultura e Turismo; Guta Moura Guedes, Presidente da experimentadesign; Carlos Duarte, Presidente do IADE; Carlos Sá, Administrador do Grupo Ensivest; Susana Ferreira, Directora de Comunicação e Marca da Caixa Geral de Despósitos, patrocinadora principal da programação da experimentadesign no Palácio.

De entrada gratuita, Revolution 99-09 estará aberta ao público no Palácio Barão de Quintela, no Chiado, até 5 de Setembro, de Terça a Domingo, das 10 da manhã às 10 da noite. Está previsto um calendário de debates e apresentações com inúmeros designers e criadores portugueses de vulto, em torno das principais temáticas propostas pela exposição. A decorrer entre Julho e Agosto, o programa detalhado bem como o catélogo da exposição estarão disponíveis em www.experimentadesign.pt/revolution



2010.03.03
EXPERIMENTA DESENVOLVE CENÁRIOS PARA CANAL Q

A convite das Produções Fictícias, a Experimenta colabora com o novo canal de televisão Q. Na posição 15 da grelha de programação MEO do Grupo PT, este canal TV on demand arranca no dia 15 de Março com um período de emissão de cerca de duas horas entre as 21h45 e as 23h45. A Experimenta coordenou a equipa de designers responsável pela criação dos cenários: Henrique Ralheta e Nuno Luz.

Seguindo a linha de conteúdos e posicionamento deste canal temático de cobertura nacional, os cenários desenhados para os talk shows e magazine reflectem versatilidade, flexibilidade, sentido irónico e a importância da linguagem, quer numa perspectiva iconográfica quer de comunicação. Singular e minimal, o resultado aposta numa construção modular adaptàvel aos ambientes dos diferentes talk shows, a partir das peças desenhadas por Henrique Ralheta bem como na utilização de elementos visuais analógicos e na tipografia original da autoria de Nuno Luz.

Esta não é a primeira experiência da Experimenta em televisão. Já em 2003, foi responsável pelo set up design do programa cultural "Magazine" de Anabela Mota Ribeiro (RTP2).



2010.02.23
EXPERIMENTA E IADE DINAMIZAM O CHIADO COM NOVA PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A Experimenta e o IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing acabam de formalizar uma parceria com vista à dinamização cultural do Palácio do Barão de Quintela e Conde de Farrobo, sede cultural do IADE, no Chiado.

A partir de 24 de Abril e durante um ano, a Experimenta assumirá a curadoria deste espaço privilegiado de Lisboa, com uma programação diversificada e estimulante. Combinando exposições, masterclasses, workshops, conferências, think tanks, apresentação de projectos, o programa será fortemente centrado na criatividade e produção portuguesas e converterá o Palácio num hub de experimentação e inovação.

Sede cultural do IADE desde a sua criação em 1969, o Palácio do Barão de Quintela e Conde de Farrobo é um palacete de traça Pombalina construído entre 1777 e 1788. Alvo de remodelações e obras de beneficiação por várias gerações de proprietários, o Palácio foi enriquecido com estuques decorativos e pinturas a óleo e a fresco da autoria de António Manuel da Fonseca e Wolkmar Machado. Residência oficial do General Junot durante as invasões francesas, cenário de grandes festividades mundanas e da criação do Partido Republicano Português, tendo já acolhido um riquíssimo museu, um salão de antiguidades e a maior biblioteca camoniana do mundo, a vida do Palácio acompanhou a própria história da cidade de Lisboa.

A programação do Palácio do Barão de Quintela e Conde de Farrobo tem início Sábado, 24 de Abril, com a exposição "Revolution 99/09", um olhar sobre o design industrial e design de comunicação em Portugal nos últimos 10 anos.

Inauguração: 24 de Abril
Morada: Rua do Alecrim, 70
Horário: Diariamente, das 10h às 22h
Info: info@experimenta.pt





2009.07.14
MUNICÍPIO DE PAREDES E EXPERIMENTA PARCEIROS NA CRIAÇÃO DE NOVO PÓLO DE DESIGN A NORTE

A Câmara Municipal de Paredes e a Experimenta formalizaram no dia 25 de Junho um protocolo de cooperação no âmbito da aprovação da candidatura da cidade nortenha: "Paredes - Cidade Criativa para o Design de Mobiliário" aos fundos europeus do QREN, no programa "Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana".

A candidatura aprovada – "Paredes - Cidade Criativa para o Design de Mobiliário" – propõe afirmar Paredes como núcleo de vanguarda do design de mobiliário, bem como promover a sua regeneração urbana, em parceria estratégica com a Experimenta e com outros parceiros.

Estão previstas diferentes acções de requalificação e dinamização no espaço físico e edificado de Paredes, juntamente com sete parceiros estratégicos, visando valorizar o seu património e gerar novos fluxos de interesse em torno da região. A Experimenta será uma das entidades responsáveis pelo desenho do programa de regeneração urbana, estabelecendo novos pólos de criatividade e experimentação no contexto nacional e internacional.





2006.09.29
ATYPI 2006: LISBOA
Mais de 750 pessoas na Conferência Inaugural da Atypi em Lisboa

O evento que reúne a Tipografia mundial na sua 50ª edição contou com a presença de alguns dos maiores nomes da área na Sessão de abertura, que teve lugar ontem, dia 28 de Setembro, no Cinema São Jorge. A Conferência de Imprensa que antecedeu a palestra inaugural foi marcada pela intervenção do presidente da ATypI, Jean François Porchez, entre outros membros da Associação, incluindo Mário Feliciano, delegado local e organizador do evento em co-produção com a Experimenta, representada por Guta Moura Guedes. Destacaram-se ainda as presenças de Victor Almeida, professor da FBAUL, e do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, José Amaral Lopes, que sublinhou a importância acrescida deste evento para a cidade, num momento em que se prepara um concurso para a criação de uma fonte tipográfica com o nome do poeta português Fernando Pessoa.

O desafio da Experimenta e de Mário Feliciano de sensibilizar Lisboa e o público em geral para a Tipografia revelou-se um sucesso na Sessão de abertura. Com o cancelamento da intervenção de Ellen Lupton por motivos de força maior ( a designer chega hoje a Lisboa), Erik Spiekermann foi o protagonista desta ocasião que contou com um público de mais de 750 pessoas. O emblemático arquitecto de informação e designer, cuja palestra foi acolhida com entusiasmo por uma sala praticamente lotada com um público vindo de várias zonas do pais, encerrou a sua animada intervenção com uma saudação à cidade de Lisboa, que ao acolher a 50ª Conferencia da ATypI colocou Lisboa no mapa internacional do design tipográfico.

Mais informações:
web: www.atypi.org [programa e condições de participação]



2006.09.14
CONFERÊNCIA DE ABERTURA DA ATYPI, PELA PRIMEIRA VEZ
ABERTA AO PÚBLICO

28 de Setembro, às 18h, Cinema São Jorge



No ano em que comemora a sua 50ª edição, a ATypI recebe a designer Ellen Lupton para a sua Conferência de abertura. Por desafio da Experimenta, esta é a primeira vez na história desta organização internacional tipográfica que uma Conferência será aberta ao público e de acesso gratuito.

A intervenção de Ellen Lupton incidirá sobre o futuro da tipografia em termos das nossas raízes modernistas e do nosso presente global. Uma das grandes esperanças do modernismo assentava na criação de uma sociedade internacional unificada sob uma visão tipográfica comum, a qual foi questionada pelas revoluções pós-modernas dos anos 70 e 80. Hoje, a sociedade global conduz os seus próprios desafios. Ellen Lupton ligará tipografia a estilos de vida nómadas, mercados globais e cultura tipográfica, e irá finalizar a sua palestra com a surpreendente proposta de como a indústria tipográfica poderá ajudar a construir um mundo melhor.

Ellen Lupton é autora, designer gráfica, curadora e uma das mais reconhecidas personalidades do design de comunicação a nível mundial. É coordenadora do programa de Mestrado em design gráfico do Maryland Institute College of Art (MICA), em Baltimore. É autora da obra Thinking with Type (2004) e editora de D.I.Y.: Design It Yourself (2006). Ellen Lupton desenvolve igualmente a actividade de curadora de design contemporâneo no Cooper-Hewitt National Design Museum em Nova Iorque, onde já organizou inúmeras exposições, acompanhadas por publicações cuidadas, incluindo o ciclo National Design Triennial (2000 e 2003), Feeding Desire: Design the Tools of the Table, 1500–2005 (2006), Solos: New Design from Israel (2006), Skin: Surface, Substance + Design (2002), Graphic Design in the Mechanical Age (1999), Mixing Messages (1996), e Mechanical Brides: Women and Machines from Home to Office. Neste momento encontra-se a desenvolver um novo guia básico de design gráfico dirigido a estudantes de todo o mundo, intitulado Graphic Design: Structure and Experiment.

Em co-produção com a Experimenta, e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, esta Conferência Anual conta com um programa de palestras, workshops e exposições que reúne cerca de 350 figuras de destaque no campo da tipografia e do design de comunicação. Lisboa é o palco mundial do design tipográfico de 28 de Setembro a 1 de Outubro.

Mais informações:
web: www.atypi.org [programa e condições de participação]
A entrada para a Conferência de abertura está sujeita ao limite de lugares disponíveis



2006.08.07
CONCURSO DE DESIGN UNIÃO EUROPEIA – JAPÃO 2006
Experimenta recebe vencedor do Concurso de Design União Europeia – Japão 2006

A convite da organização, a Experimenta associa-se ao Concurso de Design União Europeia – Japão 2006, uma iniciativa da Delegação da Comissão Europeia para o Japão, em colaboração com as embaixadas dos Estados Membros neste país. Destinado a jovens designers ou estudantes de design a residir no Japão, o concurso tem por tema “Improving Life at Home”, estendendo-se a propostas para o todo o tipo de produtos e objectos para a casa, à excepção de trabalhos nas áreas de design de sistemas, design gráfico, design têxtil e arquitectura.
Este concurso nasce do interesse do Japão em fomentar uma aproximação pelo design europeu, às suas práticas, tendências e profissionais.

Os vencedores desta competição serão premiados com bolsas de estudo e de estágio em instituições europeias de renome, entre as quais a Experimenta, que oferecerá um estágio de 6 meses durante o ano de 2007.
Dada a excelente recepção que esta iniciativa teve junto dos seus participantes e intervenientes, os organizadores planeiam realizar novas edições do Concurso.



2006.08.07
SAMSUNG VISITA A EXPERIMENTA
Experimenta integra projecto de investigação da Samsung no Sul da Europa

No passado dia 16 de Julho, a Experimenta recebeu na sua sede em Lisboa o Director do Departamento de Design e um grupo de designers e investigadores da Samsung, que está a conduzir uma visita de estudo e prospecção criativa pelo Sul da Europa, nomeadamente Lisboa, Barcelona e Valência.

Esta equipa de designers e membros da direcção criativa da Samsung, vindos da Coreia e do Departamento de Pesquisa da Samsung em Londres, pretende com esta visita exploratória ao Sul da Europa conhecer as características específicas do design e da cultura contemporânea portuguesa e espanhola, bem como os seus protagonistas, numa tentativa de avaliar o impacto da tradição e da cultura do sul da Europa no panorama actual do design.
O interesse da multinacional coreana resulta pois da constatação da crescente influência do design do Sul da Europa no panorama global do design e da importância que as suas características podem apresentar na área da inovação e da criação de novas propostas.

Em Lisboa, o programa de visitas centrou-se na Experimenta, tendo os representantes da Samsung visitado também algumas lojas de design, o Museu do Design e a nova zona oriental da cidade.

Esta investigação está a ser coordenada pelo atelier de design espanhol Emiliana, das designers Ana Mir e Emili Padros, tendo ficado em aberto aprofundar a relação entre a Samsung e a Experimenta no âmbito da próxima edição da ExperimentaDesign – Bienal de Lisboa, que terá lugar em 2007.



2006.05.25
LISBOA RECEBE 50ª CONFERÊNCIA ANUAL DA ATYPI
27 Setembro a 1 de Outubro, Lisboa, Co-Produção Experimenta

Pela primeira vez, Lisboa receberá a Conferência Anual da AtypI, a principal organização internacional dedicada ao design tipográfico. O tema da AtypI2006 será “Viagens Tipográficas” (Typographical Journeys).
Depois de Nova Iorque, Barcelona, Paris, Helsínquia, Berlim, Copenhaga e Londres, entre outras, é a vez de Lisboa se juntar à lista de cidades-anfitriãs que desde 1957 recebem este evento. Reunindo mais de 300 figuras de destaque no campo da tipografia, esta conferência internacional de grande prestígio promete transformar Lisboa no palco mundial do design tipográfico.

A convite do delegado local da ATypI para Portugal, o designer Mário Feliciano, e da própria ATypI, a Experimenta é co-produtora local da Conferência Anual, que terá lugar na capital portuguesa, de 27 de Setembro a 1 de Outubro.

Mais informações: http://www.atypi.org/06_Lisbon





2005.04.01
TRANSIT
Contributos para um novo universo TAP



Inaugurou no passado dia 31 de Março a exposição "Transit – Contributos para um novo universo TAP", na Estufa do Museu da Cidade.
Organizada pela Experimenta a partir de um desafio proposto pela TAP, esta exposição apresenta um conjunto de propostas inovadoras para novos produtos, serviços e suportes pensados especificamente para a TAP.
A exposição decorre até 30 de Abril [10H-13H / 14H-18H], integrada nas comemorações dos 60 anos da TAP, e conta com a parceria do Centro Português de Design.





2004.10.12
EXD NO SYMPOSIUM NEW DESIGN CITIES (II)
Lisboa, a ExperimentaDesign e o projecto SAL - Silos Automóveis de Lisboa foram apresentados como um case study no âmbito do primeiro simpósio internacional sobre o tema "As novas cidades do design", que decorreu em Montréal, Canadá, de 6 a 7 de Outubro do corrente ano.

O simpósio, uma ideia original de Marie-Josée Lacroix, Directora do Departamento de Design da Câmara Municipal de Montréal, foi desenvolvido de forma a apresentar, através dos seus interlocutores convidados, sete cidades distintas, cada uma com a sua experiência na área do design. O simpósio integrou ainda comunicações de especialistas sobre a cidade contemporânea, abordando questões urbanas e sociológicas além do papel do design no desenvolvimento sustentável das cidades, tendo o seu programa sido cumprido na íntegra.

Com uma sessão formal de abertura na Câmara Municipal de Montréal, e contando com a participação do Presidente da Câmara desta cidade canadiana e do Presidente da Câmara de Saint-Étienne, cidade francesa co-organizadora do simpósio, as sessões de trabalho decorreram no Centre Canadien de Architecture, com mais de 300 participantes inscritos, entre designers, arquitectos, representantes de organizações oficiais, vindos de todo o mundo.

A par de Lisboa, representada por Guta Moura Guedes, directora da Experimentadesign - Bienal de Lisboa, foram apresentadas comunicações sobre Glasgow, Estocolmo, Antuérpia, Nova Iorque, Saint-Étienne e Montréal. Na área das intervenções teóricas destacaram-se as importantes comunicações de François Barré (especialista em assuntos urbanos e culturais), Saskia Sassen (socióloga) e John Thackara (Director Doors of perception), bem como o panorama geral sobre França e Canadá apresentado pelas jornalistas Florence Michel (Intramuros) e Nelda Rodger (Azure), respectivamente, que contribuíram fortemente para os diversos debates que tiveram lugar durante as apresentações. (...)

Mais informações:
notícia integral: Download Press Release
web: www.ville.montreal.qc.ca/designsymposium



2004.06
EXD NO SYMPOSIUM NEW DESIGN CITIES (I)
A ExperimentaDesign - Bienal de Lisboa foi convidada para efectuar uma conferência no Symposium "New Design Cities", em Montreal, Canadá, no próximo mês de Outubro, num reconhecimento internacional da capital portuguesa como umas da novas cidades do design.

Guta Moura Guedes, directora da ExperimentaDesign – Bienal de Lisboa, vai apresentar uma comunicação sobre a bienal no simpósio "New Design Cities" com duração de 3 dias na cidade canadiana, onde se debaterá o papel do design e dos eventos de design nas estratégias de desenvolvimento das cidades contemporâneas.

De acordo com as comissárias Marie-Josée Lacroix e Josyane Franc, pretende-se com este colóquio obter um olhar crítico sobre as políticas e programas levados a cabo nos novos destinos do design comparativamente com as já estabelecidas capitais internacionais e tentar estabelecer um intercâmbio sobre as diferentes estratégias de posicionamento e de desenvolvimento das cidades pelo design e avaliando os seus impactos. Partindo do princípio de que o design é uma actividade de criação, de planificação e de gestão que orienta a qualidade do nosso quadro de vida, podemos considerar que desta forma contribui para a competitividade da nossa economia e para a expressão cultural do nosso país, da nossa região, da nossa cidade e das nossas empresas.

Ao lado de Lisboa outras cidades como New York, Saint-Étienne, Amsterdam, Antuérpia ou Glasgow estarão representadas neste colóquio onde se destaca também o nome de alguns dos intervenientes como John Thackara, Saskia Sassen e Claes Britton.

Mais informações e inscrições em:
web: www.ville.montreal.qc.ca/designsymposium
pdf: Download