2005.10.24
VOYAGER NO FUNCHAL
25 a 30 de Outubro

Vinda directamente de Praga a Voyager faz mais uma incursão insular, desta vez até à Madeira. Na cidade do Funchal recebeu cerca de 500 visitantes no dia da inauguração que decorreu segunda-feira 24 de Outubro, no Largo do Municipio, pelas 17:00.

Após a abertura oficial, que contou com a presença do Vereador Costa Neves e de Guta Moura Guedes, seguiu-se um debate no Salão Nobre da CM Funchal em torno da actual criação contemporânea nacional e a sua dinamização local, com a participação do Reitor da Universidade da Madeira, Prof. Dr. Pedro Telhado Pereira e da Prof.ª Isabel Santa Clara. Representantes, docentes, criadores locais e jovens estudantes pronunciaram-se sobre o assunto destacando a importância e a projecção pública deste tipo de iniciativa.

A Voyager poderá ser visitada no Funchal até ao dia 30 de Outubro, das 10h às 20h, proporcionando uma experiência cultural impar na Região da Madeira, contribuindo desta forma para a formação de novos públicos, e descentralização cultural.

Esta apresentação decorre de uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal, em parceria com a Associação  Experimenta, co-financiada pelo Interreg III B MAC através do Projecto RECLA, Rede de Entidade e de Lazer das Cidades Património do Atlântico.



2005.10.03
VOYAGER NA DESIGNBLOK – PRAGA
4 a 9 de Outubro, Praga, República Checa



No ano em que decorre a quarta edição da Experimentadesign2005-Bienal de Lisboa, a Voyager lança-se à estrada rumo à Europa Central. De 4 a 9 de Outubro, a Voyager será apresentada em Praga, integrada na Designblok, um evento de seis dias dedicado ao design.

Esta nova deslocação internacional da Voyager decorre de uma iniciativa conjunta da Associação Experimenta, da Designblok, e do Instituto Camões, com o apoio da Embaixada de Portugal em Praga. A inauguração da Voyager decorreu a 3 de Outubro, pelas 20h, no Designblok Superstudio, Real Estate Karlín Group, Thamova 14, Prague 8.

Esta é a segunda apresentação internacional da Voyager em 2005, após ter viajado até Estrasburgo em Julho, no âmbito da Presidência portuguesa do Comité de Ministros do Conselho da Europa. A Voyager é um módulo expositivo e um projecto de comunicação itinerante que apresenta o trabalho de criadores portugueses nas áreas da arquitectura, sound design, design de comunicação, música, vídeo, design de produto e artes plásticas. A Voyager age ainda como um vector dinamizador da comunicação internacional da Experimentadesign-Bienal da Lisboa e da cidade de Lisboa, levando a produção cultural portuguesa contemporânea além-fronteiras.

Mais Informações:
Press Release: Download



2005.06.03
VOYAGER EM ESTRASBURGO – 4 a 11 de Julho
Por ocasião da Presidência Portuguesa do Comité de Ministros do Conselho da Europa

Após a apresentação da Voyager no circuito internacional no âmbito da edição da Experimentadesign2003-Bienal de Lisboa, e seguida da sua digressão nacional pelos principais pontos do país em 2004, a Voyager segue agora rumo a Estrasburgo.
Esta apresentação decorre de um convite efectuado à Experimenta pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Républica Portuguesa no âmbito da agenda de actividades que assinalam a Presidência Portuguesa do Comité de Ministros do Conselho da Europa.

A inauguração da Voyager decorre a 4 de Julho, às 18H, frente ao Conselho da Europa em Estrasburgo, seguida de uma conferência de apresentação na Sede do Conselho da Europa.
Por esta ocasião estarão presentes o Representante Português Permanente junto do Conselho da Europa, o Embaixador Dr. Joaquim Caimoto Duarte, e Guta Moura Guedes, Comissária da Voyager.