CURADORIA EXPERIMENTADESIGN



Por ocasião da EXD’11/Lisboa e no âmbito da direcção curatorial do Palácio Quintela, a experimentadesign inaugura a série programática Don’t Look Back. Celebrar e dar a conhecer em profundidade o trabalho de alguns dos mais importantes designers contemporâneos é o seu principal objectivo.



Fernando Brízio: Desenho Habitado constitui a primeira retrospectiva do mais conhecido designer português da actualidade. A sua produção consistente e conscientemente trabalhada, exposta e publicada nacional e internacionalmente, assenta na relação desafiante entre objecto e utilizador, e na criação de projectos multidimensionais que não se esgotam numa única função ou leitura. Esta exposição vai proporcionar uma visão intimista e pouco convencional deste designer. Compreendendo o período integral da sua actividade desde 1993, apresenta vários projectos em diferentes estádios de desenvolvimento e os seus processos de criação, mas também pormenores biográficos, entrevistas documentais (realizadas pela filha, a realizadora Salomé Lamas), filmes que o inspiram e livros.

A exposição integra assim múltiplos formatos como animações, desenhos originais, catálogos, fotografias, maquetas e, claro, objectos, a par de conteúdos vídeo e textos de especialistas de diferentes áreas. Constituindo um marco na sua carreira, retrata no âmbito expositivo um espaço e tempo tão vastos quanto complexos. O espaço é o atelier, laboratório, armazém, arquivo e sala de ensaios, e o habitat de trabalho será trazido para o Antigo Convento da Trindade, com os objectos coleccionados, os moldes e desenhos, os subprodutos e acidentes da actividade projectual. Esta perspectiva reforça a importância do processo e da exploração material, do qual o objecto é um resultado, mas não a validação última.
De igual modo, a exposição atravessa um largo espectro temporal, juntando objectos de que nunca antes coexistiram, como projectos de faculdade, peças para colectivas de artes plásticas, peças únicas nunca antes mostradas, exemplos de cenografia e design de exposição e ainda projectos inéditos em finalização e outros desenvolvidos propositadamente para esta exposição.

A polissemia da obra de Fernando Brízio traduz uma riqueza conceptual que acompanha a sua prática desde o desenho—instrumento projectual incontornável e, na sua óptica, prática transformadora da realidade e do sujeito que o realiza. Consciente do papel do designer enquanto construtor de um mundo artificial que o ser humano vai habitar, Brízio trabalha os objectos enquanto “suportes de relações” com o corpo, através da quais experienciamos a realidade. Esta intuição sensível informa projectos onde o humor, a subjectividade e a emoção se aliam a uma consciência aguda do funcionamento dos objectos e seus utilizadores num contexto que é não apenas físico mas também sóciocultural, político e económico.

A concretização dos projectos constitui-se num processo de acumulação de valor e significado. Nele, o designer conduz um diálogo com os materiais e as oportunidades que estes ocasionam, os artesãos a que recorre, as particulares dos lugares onde trabalha. É nesta articulação de sensibilidades que a obra de Fernando Brízio revela o seu potencial configurador do mundo desenhado que habitamos e que, por seu turno, nos molda os gestos, o olhar, a experiência e conhecimento que dele temos.


Integrada na programação do Palácio Quintela.
Curador experimentadesign/ Contribuições Booklet Delfim Sardo, Filomena Silvano, Luís Miguel Oliveira, Susana Gaudêncio, Vera Sacchetti/ Contribuições Vídeo João Pombeiro, Ruy Otero, Salomé Lamas, Miguel Duarte, Gustavo Maia/

Fotografia: © 2011, EXD'11/ Rodrigo Peixoto
29 Set – 27 Nov

Antigo Convento da Trindade
Rua Nova da Trindade, 20
1200-018 Lisboa

Ter–Dom 10:00–20:00
Encerra Segunda

Metro: Linha Azul, Linha Verde – Baixa-Chiado
Autocarros: Largo Trindade Coelho – 1/ 202/ 758/ 790/
Eléctrico: Largo Camões – 28E/

Entrada Gratuita

Partilhe
as suas fotos
no grupo EXD'11
do Flickr